por chipselect » 08 Out 2013 14:11
Eu comprei um para ver qual é o dele, é "legal", mas ainda não encontrei alguma finalidade realmente interessante pra ele, está jogado aqui na bancada.
Usar ele ligado na TV pra acessar a internet nem pensar, botei ele num monitor, abri duas abas de navegação no google e ele pediu água. Apesar de estar usando resolução full hd, com mouse e teclado usb, ele foi muito pior que um netbook qualquer que eu já usei. Jogar game nele deve ser decepcionante, se for rodar jogo pré histórico como o "Quake", fico com meu pc mesmo, que também roda Batltlefiled 2 de boa.
Pensei em usar ele para alguma automação, mas daí é complicado justificar ele no lugar dos kits de ARM que tem por ai, como a linha STM32. O preço do Raspberry PI dá pra comprar um stm32f4 discovery na Farnell e ainda sobra dinheiro pra fazer o resto do circuito, e o F4 tem muito mais GPIO, apesar da performance ser menor.
Instalei um servidor de versionamento nele, estou pensando em colocar um adaptador USB-SATA nele e colocar HD, só que o custo ficaria similar a um servidor NAS mais simples, onde alguns modelos eu posso atualizar o firmware para um linux embarcado com o CVS ou SVN, e ainda tenho a vantagem do produto ter melhor acabamento, não vai ficar hd pendurado numa caixinha de plástico transparente igual ao Rasp.
Um possível uso que eu tenho em mente é substituir computador embarcado, ele serviria mais mesmo para supervisão, eu colocaria uma interface modbus ou uma placa com várias interfaces dedicadas de comunicação, tudo ligado no barramento dele e ele ligado em rede ethernet, com um servidor web instalado, e rodando um programa para ficar atualizando o status do supervisor. Neste ponto eu vi algo que pode ser útil para ele, o desenvolvimento dessa forma é bem mais rápido, mas resta saber se essa plaquinha é bem resistente a ruído eletromagnético, o que duvido muito.
Resumidamente esse é o típico produto que eu comprei primeiro para depois pensar no que iria usar, eu queria apenas "estudar" ele. A compra foi por impulso mesmo, mas isso não quer dizer que ele não tenha nenhuma utilidade. A impressão que tenho é que ele vem a ser ideal pra hobbista, que não tem muito conhecimento de programação baixo nível ou de microcontrolador e eletrônica, e quer se aventurar com alguma automaçãozinha, mas isso é apenas minha opinião.