auxilio linux.

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

auxilio linux.

Mensagempor fabim » 22 Out 2013 22:25

pessoal, depois de 1 ano.
FINALMENTE EM NOME DE JESUS !!!
Estou livre da RWT-PLUS, saiu registro da anvisa, saiu lote piloto, foram dados treinamentos, acompanhei os fornecedores etc.
E agora, estou muito animado pra pegar firme novamente no uclinux para o lpc1788.
antes de mais nada preciso aprender a usar o u-boot.

baixei o u-boot com suporte para lpc1788 da lpcware, mais infelizmente não vai !! alguém ai já mexeu com ele ?
Se eu fizer o boot manualmente, igual ja possui hoje configurando perifericos etc, jogando a imagem do uclinux na ram dando um goto endereço de execução etc, vai funcionar ?
ou o u-boot tem algo a mais que fala com o linux ?

tks
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: auxilio linux.

Mensagempor xultz » 23 Out 2013 07:19

Eu não entendo nada de uboot, só sei que estou de cara de saber que você registrou o produto, ficou biliardário e nem convida pro churrasco.
F*** isso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 23 Out 2013 07:29

Ele simplesmente esqueceu de nós por 6 meses.

Muitas pessoas estavam necessitando de tua ajuda, principalmente sobre o código ROLLING CODE...e tambem seus comentários sobre PIC X ARM....esqueci...agora tem ARDUINO...

Poooo, Fabim...

TCPIPCHIP
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 23 Out 2013 08:32

ao descompactar voce tem estas pastas ?

[tcpipchip@uclinux]$ ls -l linux-cortexm-1.09.0
total 24
drwxr-xr-x 3 psl users 4096 2013-07-05 17:06 A2F
-rwxr-xr-x 1 psl users 315 2013-07-05 16:26 ACTIVATE.sh
drwxr-xr-x 24 psl users 4096 2013-07-05 21:32 linux
drwxr-xr-x 5 psl users 4096 2013-07-05 20:16 projects
drwxr-xr-x 3 psl users 4096 2013-07-05 19:14 tools
drwxr-xr-x 31 psl users 4096 2013-07-05 19:16 u-boot

Viu lá o código fonte do u-boot...ai voce tem que adequar a sua placa...é o começo...

Depois pegue GNU cross-build tools para o cortex-M

Ai digite . ACTIVATE.sh

TCPIPCHIP

PS: desculpe, faz um tempao que não mexo mais em uclinux...
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 23 Out 2013 10:47

xultz escreveu:Eu não entendo nada de uboot, só sei que estou de cara de saber que você registrou o produto, ficou biliardário e nem convida pro churrasco.
F*** isso.

XUXU, eu não !!!
A empresa ta faturando mais, eu só estou na mesma, com outros 3 projetos, mais bem simples.
Agora vou ter tempo de mexer com outras coisas que eu estou a tempos com vontade !!

Miguel, eu não entendi direito.

Pode ser mais sexualmente explicito ? lembra, sou o FABIM !!! PÔ !!

A sim, holling o cabrastico dos phock meo !!

Abçs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 24 Out 2013 14:42

Uboot é bem legal e intuitivo, queria poder colocar ele na minha do 68K que roda o pong.
mastk
Dword

Mensagempor fabim » 24 Out 2013 16:25

mastk escreveu:Uboot é bem legal e intuitivo, queria poder colocar ele na minha do 68K que roda o pong.

Meo, intuitivo aonde ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 25 Out 2013 08:18

Amigos, linuxistas.
Eu li sobre o u-boot em 3 lugares diferentes, e em dois estavam falando coisas diferentes sobre ele.

O Primeiro diz que, o u-boot não tem modo interface.
Ele é o pré boot, que carrega por exemplo o VIVI, ou o kernel propriamente dito.

O segundo disse que o u-boot, é um boot com interface.
E antes dele deve haver um pré boot feito na unha, que vai carregar o u-boot, que irá carregar o kernel.

eu abri alguns sources e vi que ele simplesmente é o pré e o boot de carga do kernel.
Ele configura clock, ports, memoria, periféricos.
Feito isto ele faz o memap, e caso esteja implementado dentro dele o script do SDcard, ele busca o kernel image por exemplo e descompacta na eram.

Ta certo isto ? Tipo, não vi em lugar algum ele escrevendo mensagens nem nada do tipo.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Out 2013 09:35

claro neh meo, o negocio funciona em um monte de processadores diferentes e suporta um monte de tecnicas diferentes. obviamente o que vc leu nao se aplica a todos e nem ao mesmo tempo. se o processador suporta rodar codigo direto da flash paralela (e isso eh um caso bem ideal), o uboot eh a unica coisa que vai rodar no startup e ele vai ser responsavel pela transferencia do linux da flash ou qq meio de armazenamento para a ram. porem nem sempre eh esse o caso e vc acaba pegando algum tipo de armazenamento que nao permite execucao direta (flash SPI, SD card, HD sata, etc), daih eh normal ter uma rom proprietaria com algum esquema maluco de boot, por exemplo, a rom transfere o primeiro setor do HD sata, daih ali vc vai ter um codigo em asm que transfere N setores para a ram, que consiste no uboot, daih rodando na ram o uboot faz o trampo dele. de certa forma, se vc tem um sistema de boot assim, poderia se perguntar pq nao usar um boot-loader desenvolvido para isso, como o glub ou lilo, porem como o seu embarcado nao tem BIOS, portanto nao tem funcoes prontas tipo "leia setor tal do HD", daih o motivo de ter o uboot, ele funciona como FW basico. bom, entao depende de como o seu processador vai funcionar, mas normalmente ele precisa configurar pelo menos as memorias, senao o linux nao funfa... ficou claro para vc ou continua tudo escuro? hahaha
Editado pela última vez por msamsoniuk em 25 Out 2013 09:39, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Out 2013 09:35

Pesquisa 3 esta corretissima
Mas tem que mostrar algo....

Fabim...acho que voce ja conseguiu e esta testando nos ???? ;)
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 25 Out 2013 10:39

tcpipchip escreveu:Pesquisa 3 esta corretissima
Mas tem que mostrar algo....

Fabim...acho que voce ja conseguiu e esta testando nos ???? ;)

Miguel, não eu não consegui !! Estou levando um coro pra entender !!
Mais estou caminhando, e passei da época de testar algo ou alguém rs.

Bom, Sam.
Tendi agora, cada caso é um caso !!
Eu li novamente os tutoriais e realmente, os caras explicam como usaram o u-boot naquele hW!! E não explicando como funciona o u-boot.

O uboot é nada mais que uma abstração então né ? Tipo eu poderia usar muito bem o codigo que eu ja tenho hoje que inicializa tudo bunitim, puxar na unha o kernel pra ram, fazer o memap, e dar um goto pro kernel se virar com todo o restante!?

ABÇs !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 29 Out 2013 12:33

Meo. to perdido.
Acho que não entendi a tradução, então vou priguntar aqui.

O KERNEL é um executavel, um software por assim dizer.
Dentro dele estão várias bibliotecas e device drivers do hardware ao qual ele foi proposto a controlar.
Outras bibliotecas que operam através do shell, ou que são chamadas através do terminal como exemplo, não estão na makro kernel.
Elas são binarios executaveis que são localizadas no ROOTFS criada pelo programador.
A rootfs, é na verdade uma arvore padrão, onde existem diretorios com nomes e volumes pré definidos.
Estes diretorios, possuem informações dinamicas e staticas.
As informações staticas são binarios executaveis, documentos que recebem e passam informações ao kernel, entre outros tipos.
As informações dinamicas, são arquivos temporarios criados pelo kernel, ja que em linux tudo é texto, entrada e saida de dados entre outros.
Lembrando que em maquinas desktop o kernel faz um espelho do rootfs para ram, isto dependo do tipo de padrão de dados utilizados.
Enquanto que em sistemas embarcados com pouca memoria ram, o espelho é apenas de alguns diretorios, enquanto a maioria que possuem bibliotecas entre outros ficam staticas no dispositivo não volatil, sendo alterados ou não, dependendo do sistema de dados escolhido.
Como podem ver, não necessáriamente um rootfs é criado para um kernel, e vice e versa.
pode-se utilizar um kernel apenas, para vários modelos de dispositivo, e para cada modelo de dispositivo será criado um rootfs contendo as bibliotecas, executaveis, e arquivos de configuração.

por exemplo.
Para o dispositivo C, você irá necessitar de um driver de dispositivo (ja préviamente explicado).
E este não existe no kernel matriz padrão.
não é necessário adiciona-lo no source do kernel, compilar novamente todo ele.

no rootfs do dispositivo C, existe o objeto do driver de dispositivo. Este pode estar por exemplo dentro de /bin, e através do shell, você pode instalar o driver de dispositivo, ficando então transparente para as aplicações, da mesma forma remove-lo.
Na verdade, quando você up um driver dispositivo, você esta passando para o kernel tomar conta disto. o kernel se incarrega de criar o arquivo dinamico dentro de /dev e dar permissões de acesso, leitura e escrita, e não necessáriamente você acrescentou no binario kernel este driver, existe forma de executar tal ação estaticamente, mas explanação futura requerida.

Pessoal, eu dei uma rabiscada no google, se tiverem erros perdão.
Só queria saber se ta certo o que o cara explicou.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 31 Out 2013 09:10

fabim escreveu:Meo. to perdido.
Acho que não entendi a tradução, então vou priguntar aqui.

O KERNEL é um executavel, um software por assim dizer.

SIM, ELE É CARREGADO DE UMA FLASH (IC OU CARD) POR UM BOOTLOADER, POR EXEMPLO, O U-BOOT.

Dentro dele estão várias bibliotecas e device drivers do hardware ao qual ele foi proposto a controlar.

SIM, VOCE PODE COMPILAR DENTRO DO KERNEL OU NÃO.

Outras bibliotecas que operam através do shell, ou que são chamadas através do terminal como exemplo, não estão na makro kernel.

MAKRO ?

Elas são binarios executaveis que são localizadas no ROOTFS criada pelo programador.

SIM. FS

A rootfs, é na verdade uma arvore padrão, onde existem diretorios com nomes e volumes pré definidos.

SIM. PODE SER REMOTA TAMBEM. NFS

Estes diretorios, possuem informações dinamicas e staticas.

SIM, DINÃMICAS FUNCIONAM APENAS COMO PONTEIROS, "ALIAS."

As informações staticas são binarios executaveis, documentos que recebem e passam informações ao kernel, entre outros tipos.

HUMMM....

As informações dinamicas, são arquivos temporarios criados pelo kernel, ja que em linux tudo é texto, entrada e saida de dados entre outros.

SIM.

Lembrando que em maquinas desktop o kernel faz um espelho do rootfs para ram, isto dependo do tipo de padrão de dados utilizados.

ACHO QUE SIM.

Enquanto que em sistemas embarcados com pouca memoria ram, o espelho é apenas de alguns diretorios, enquanto a maioria que possuem bibliotecas entre outros ficam staticas no dispositivo não volatil, sendo alterados ou não, dependendo do sistema de dados escolhido.

SIM, BEM CLASSICO NO UCLINUX.

Como podem ver, não necessáriamente um rootfs é criado para um kernel, e vice e versa.
pode-se utilizar um kernel apenas, para vários modelos de dispositivo, e para cada modelo de dispositivo será criado um rootfs contendo as bibliotecas, executaveis, e arquivos de configuração.

por exemplo.
Para o dispositivo C, você irá necessitar de um driver de dispositivo (ja préviamente explicado).
E este não existe no kernel matriz padrão.
não é necessário adiciona-lo no source do kernel, compilar novamente todo ele.

PODES COMPILAR E FICAR FORA. NAS LIBS.

no rootfs do dispositivo C, existe o objeto do driver de dispositivo. Este pode estar por exemplo dentro de /bin, e através do shell, você pode instalar o driver de dispositivo, ficando então transparente para as aplicações, da mesma forma remove-lo.
Na verdade, quando você up um driver dispositivo, você esta passando para o kernel tomar conta disto. o kernel se incarrega de criar o arquivo dinamico dentro de /dev e dar permissões de acesso, leitura e escrita, e não necessáriamente você acrescentou no binario kernel este driver, existe forma de executar tal ação estaticamente, mas explanação futura requerida.

OK

Pessoal, eu dei uma rabiscada no google, se tiverem erros perdão.
Só queria saber se ta certo o que o cara explicou.

DESCULPE, MAS PQ HOJE VOCE QUER RODAR UCLINUX ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor Maffeis » 31 Out 2013 09:21

os slides do curso de freertos eu li e achei bacana os de Linux devem estar bons tb

http://e-labworks.com/treinamentos/

no meio do texto tem o link para os slides dos treinamentos
Maffeis
Word

Mensagempor fabim » 31 Out 2013 09:46

Ai que esta miguel.
não da pra rodar linux num CM3/4.

Eu estou simplesmente alimentando minha alma com informações, e sinceramente eu acredito assim.

Se eu pegar uma raspiberry por exemplo e aprender linux lá encima, depois não vou sequer saber como funça o uClinux para o CM4 que eu estou fazendo a plaquinha.

Equipamentos de suporte a vida, não podem ter OS.
Pois a analize de risco, e a portaria 350, tem que atender 100% aberto o diagrama de blocos, o sistema SEMP, e fluxograma do software.
Se eu fizer a descrição do SEMP para o software que vai rodar no uClinux, e não tiver dentro do SEMP o uC linux com o fluxograma, ja era!! não atende, não tem registro.

MAS.
Se eu tiver um SEMP apenas como IHM, e um SSEP que literalmente vai tomar conta do suporte a VIDA, sem problemas, pois o OS apenas vai fazer a IHM, e nada mais. O restante é 100% regido por hawdware dedicado, com todos alarmes, redundancias etc.

Um cumpade me disse que, uClinux é bem mais facil de entender e implementar do que o linux, e uClinux roda em ARM7,V3,V4, sem crise, e com velocidade mais que o suficiente para tomar conta de botões, e desenhar graficos simples de tendencia etc.

Obrigado,
Mano, ve só.
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )