Ressuscitando o AVRDragon

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Ressuscitando o AVRDragon

Mensagempor RobL » 09 Out 2013 16:21

Não são poucos que falam:- Meu Dragon morreu.
Talvez não. O meu morre na taxa de uma vez por ano e nunca me lembro de como ressuscitá-lo. Algo que não faz sentido, recolocar o firmeware. Não me pergunte por que mas o danado danifica ou "perde" algo do programa!!!
Tentativas sugeridas:
1- Atualize o software. Mesmo quando ele não parte de jeito nenhum ele aceita atualizar o software (Isto corrige no meu caso).
Após atualizar, desligue a energia, espere 5 segundos e ligue.

2- Caso nem aceite o software, retire o drive jungo usb e coloque outra vez. (mais raro mas já ocorreu)

3- Sua porta USB pode ter acontecido uma desgraça. Mude de porta ou de PC. A voltagem do Dragon é crítica. Só trabalha com 5Vcc. Voltagem mais baixa pode dar problema.

4- Após usar modo debug voltar para programa. Este é o que mais apanho. Só consigo fazer retornar no AVR studio 4, para o modo programa, no Studio 6 não retorna. Não me perguntem o por que.
Voltar aqui significa mudar o fuse DW e setar de volta o fuse SPI.
Em alguns casos (placas) tente manter ligada o Vcc da placa, pois parece (só parece não sei) que ao tentar mudar os fuses falta energia.
Se não conseguirem o único jeito é recuperar o chip, no programador, no modo paralelo.

5- No modo ISP, nunca esquecer que a frequência do Dragon em ISP, deve estar 1/4 abaixo da F do RC interno do chip usado.

O mais importante é o ítem 1. Quem pensaria que o danado vai perder o firmeware, danificar, ou ficar definitivamente travado em um looping bugado.

Com isto fica provado que o Dragon não é profissa, mas trabalha muito bem enquanto trabalha.
Editado pela última vez por RobL em 06 Nov 2013 19:33, em um total de 1 vez.
RobL
Dword

Re: Ressuscitando o AVRDragon

Mensagempor mastk » 06 Nov 2013 12:53

Belo Post RobL, mas me diz uma coisa, não recomenda a compra de um Dragon mesmo? Se não qual seria uma melhor opção?
mastk
Dword

Mensagempor norad58 » 06 Nov 2013 13:22

Eu tenho e uso o AVRDragon a varios anos, é uma interface bem completa, possui jtag, modulo HV paralelo, SPI.
Não tenho o costume de ficar atualizando o firmware, utilizo o Studio AVR 4 como interface de programação.
Até agora não tive problemas com o AVR Dragon. Alguns bugs são originados dos drivers do windows, principalmente da interface USB que não é muito estável.
norad58
Word

Mensagempor RobL » 06 Nov 2013 13:49

Não vejo problema em usar o Dragon. Não acompanho como ficou a linha mais nova, o ATXmega para usar o AVRDragon. As informações são meio contraditórias quanto a alguns chips mais novos. Se for para usar nos chips mais antigos ATmega, não vejo problema algum. Tem essa coisa ai de recolocar o firmeware.
Se alguém pretende comprar um AVRDragon, para chips recentes, leia com muita atenção ou faça uma consulta à Atmel.
O segundo na linha, com preço aceitável, eu não conheço, é o Atmel JTAGICE3 (ATJTAGICE3) 99.00 USD contra 49.00 do Dragon. Esse já vem com PDI para os novos AVRs.
O Dragon é da era ISP/DW(debug wire) e o novo PDI trabalha com ISP/DW com pequena modificação. Muda mais os nomes dos sinais que os pinos.
Mas existe um free muito bom, pelo que dizem os usuários pela net:
http://siwawi.bauing.uni-kl.de/avr_projects/evertool/

Gravar no Dragon no modo paralelo é tudo de bom, dá até para uma pequena produção seriada, pois é muito rápido, mesmo para chips com muita flash, mas usa muito fio.
RobL
Dword

Voltar para AVR