Mastk, Desculpe a demora, ando meio sem tempo para visitar foruns, mas vamos a sua ajuda.
Se a distro que vc esta usando é baseada na familia Debian e possui restrição de espaço, realmente o apt-get não vai te ajudar.
Veja se os pacotes de sua distro tem extensão, se for .deb, vc pode instalar o pacote deb com o comando dpkg -i nomepacote.deb
Se for .rpm vc precisará usar o comando rpm -ivh nomepacote.rpm
Não achei a priori documentacao de sua placa texas.
o mais proximo que o google achou pra mim foi isso:
http://support.spectrumdigital.com/boar ... 1707/revg/Na sua distro, dentro da pasta /etc tem um arquivo chamado issue.net ou issue que pode dar alguma dica com o nome da distro que esta usando.
Abaixo estou levando em consideração que você esta rodando linux na sua placa EVMAM1707 com algum tipo de linux embarcado, diga o nome deste linux que usas na EMMAM 1707 que vamos ver o que pode ser feito. Você não é obrigado a ter um linux no seu PC caso tenha que fazer crosscompiling para seu alvo.
Você pode instalar o programa virtualbox e instalar numa máquina virtual o linux que vc quiser e congelar a sessão e fechar o virtualbox quando não precisar. o bom é que é igual a um emulador, vc pode voltar a usar do ponto que estava quando descongelar a vm.
Geralmente linux embarcado não trabalha com pacotes prontos por questões de espaço. Um pacote linux geralmente é uma espécie de .zip com a estrutura de pastas e a aplicacao instalada nela junto com um arquivo de controle do pacote (que da descricao, lista de dependencias, etc) que é lido pelo programa gerenciador de pacotes e pode ter ou não juntos scripts de pré ou pós instalação (digo criar links, compilar algo, criar grupos ou usuários da applicação, alimentar banco de dados, etc) que são executados na instalação do pacote (descompactação do pacote na raiz do alvo)
Pacotes Source seguem quase o mesmo princípio, entretanto não contem binários. Fale mais sobre de onde ou para onde vai ser instalados esses pacotes que você deseja.
No linux embarcado alvo, raramente (por questoes de espaço) é incluído algum compilador ou algo parecido, logo você não teria o GCC no alvo, sendo obrigado na maioria das vezes fazer a cross-compilação.
Não sei se te ajudei com essa farofada de bytes, mas se precisar, vc sabe como me encontrar.
Wagner