Pegar apps no linux.

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Pegar apps no linux.

Mensagempor mastk » 25 Dez 2013 22:14

Qual a opção ao APT-GET? Git? wget?
duvida basica, mas me permitam não ter a vergonha de faze-la.
mastk
Dword

Re: Pegar apps no linux.

Mensagempor xultz » 26 Dez 2013 08:44

Hein?
_____
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor chrdcv » 26 Dez 2013 10:13

Mastk, o apt-get (Advanced Packet Tool) é um comando de gerenciamento de pacotes, sendo um front-end do dpkg em distribuições derivadas do Debian. O apt é na verdade uma coleção de programas para gerenciamento de pacotes dessas distribuições, resolvendo também algumas questões de dependências entre pacotes. Para que funcione, no teu sistema há previamente instalado paths que indicam os repositórios de onde os pacotes estão "pré-compilados"...
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor mastk » 26 Dez 2013 11:11

Sim, como posso pegar esse pacotes pre compilados através de outro comando, nem o GCC tenho na distribuição que tenho.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 26 Dez 2013 18:35

sudo apt-get install libgmp3-dev libmpfr-dev libmpc-dev zlib1g-dev libbz2-dev lha autoconf automake libtool libexpat1-dev libncurses5-dev bison flex patch curl cvs texinfo build-essential subversion gawk python-dev gperf gcc g++

Com isso terá condições de usar o gcc e o g++, etc. Se curte linguagens de programação exotéricas, o gcc oferece múltiplas possibilidades...
chrdcv
Dword

Mensagempor mastk » 26 Dez 2013 21:02

Mas eu não tenho o apt-get se tivesse já colocaria tudo isso e mais um pouco, tenho o Git e não sei que alternativas existem ao apt-get em outras distribuição eu estou usando um tal de Arago da Texas.

O que eu não quero é ter que ter um PC x86 hospedeiro para para compilar programar ou ajudar o alvo, o bacana e ideal é fazer tudo no alvo.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 26 Dez 2013 21:12

Putz, finalmente entendi tua necessidade. Poderia dar mais detalhes sobre o teu alvo? Tenha em mente que terá que recompilar do fonte a maioria dos pacotes requer tempo e muita, mas muita paciẽncia, pois na maioria dos casos aparecerão conflitos entre os pacotes e versões dos pacotes. Eu recomendaria o uso de uma toolchain já pronta.
chrdcv
Dword

Mensagempor mastk » 26 Dez 2013 21:37

Eu não sabia como fazer a pergunta adequadamente.
Porque a toolchain? terei mesmo que recompilar tudo em outro sistema para jogar no alvo, que no caso é um EVMAM1707 da Texas.
mastk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 02 Jan 2014 15:24

Mastk, Desculpe a demora, ando meio sem tempo para visitar foruns, mas vamos a sua ajuda.

Se a distro que vc esta usando é baseada na familia Debian e possui restrição de espaço, realmente o apt-get não vai te ajudar.

Veja se os pacotes de sua distro tem extensão, se for .deb, vc pode instalar o pacote deb com o comando dpkg -i nomepacote.deb

Se for .rpm vc precisará usar o comando rpm -ivh nomepacote.rpm

Não achei a priori documentacao de sua placa texas.
o mais proximo que o google achou pra mim foi isso:
http://support.spectrumdigital.com/boar ... 1707/revg/

Na sua distro, dentro da pasta /etc tem um arquivo chamado issue.net ou issue que pode dar alguma dica com o nome da distro que esta usando.

Abaixo estou levando em consideração que você esta rodando linux na sua placa EVMAM1707 com algum tipo de linux embarcado, diga o nome deste linux que usas na EMMAM 1707 que vamos ver o que pode ser feito. Você não é obrigado a ter um linux no seu PC caso tenha que fazer crosscompiling para seu alvo.
Você pode instalar o programa virtualbox e instalar numa máquina virtual o linux que vc quiser e congelar a sessão e fechar o virtualbox quando não precisar. o bom é que é igual a um emulador, vc pode voltar a usar do ponto que estava quando descongelar a vm.

Geralmente linux embarcado não trabalha com pacotes prontos por questões de espaço. Um pacote linux geralmente é uma espécie de .zip com a estrutura de pastas e a aplicacao instalada nela junto com um arquivo de controle do pacote (que da descricao, lista de dependencias, etc) que é lido pelo programa gerenciador de pacotes e pode ter ou não juntos scripts de pré ou pós instalação (digo criar links, compilar algo, criar grupos ou usuários da applicação, alimentar banco de dados, etc) que são executados na instalação do pacote (descompactação do pacote na raiz do alvo)

Pacotes Source seguem quase o mesmo princípio, entretanto não contem binários. Fale mais sobre de onde ou para onde vai ser instalados esses pacotes que você deseja.

No linux embarcado alvo, raramente (por questoes de espaço) é incluído algum compilador ou algo parecido, logo você não teria o GCC no alvo, sendo obrigado na maioria das vezes fazer a cross-compilação.

Não sei se te ajudei com essa farofada de bytes, mas se precisar, vc sabe como me encontrar.

Wagner
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor mastk » 02 Jan 2014 20:29

Olá Wagner, obrigado antes de mais nada.

A distribuição é Arago.
E bem, achei o comando OPKG, porem ele sempre falha, os servidores estão fora do ar.
Quando tendo adicionar um programa ou pacote qualquer ele falha dizendo que não é valido para a placa.
Não gostaria mesmo de trabalhar com compilação cruzada, creio que terei muita complicação e ajustes que não seriam necessários.

E devo dizer estou perdido, com os servidores fora do ar, tudo complica muito.
mastk
Dword

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )