Android no mundo embarcado.

Forum sobre assuntos relacionados a celulares em geral.
E também discussão sobre VOIP

Moderador: 51

Re: Android no mundo embarcado.

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Jun 2014 09:56

CFreud, pesquise sobre wear leveling, geralmente discos SSD tem esse algoritimo implementado internamente e aí aumenta o tempo de vida útil do SSD e independe do S.O ou FS. entretanto não é aconselhável usar o SSD para operações de escrita continua, pois o desgastes ainda existe, ele é nivelado entre os setores, mas existe.

Teoricamente todos os cartões SD deveriam ter este algorítimo implementado internamente, mas eu testei várias marcas e alguns deles realmente demoram mais para "estragar" do que outros, mas o cartão vai ficando muito, mas muito lento para escrita. Para mim isso prova que o algorítimo de wear leveling não é implementado corretamente por todos os fabricantes ou que alguns deles nem usam isso.

A pior situação é realmente quando usa-se FAT, principalemnte FAT16 e se ficar apagando e criando arquivos sempre, o cartão simplesmente fica inutilizável, não consigo nem reformatá-lo com outro tipo de arquivos ou reparticioná-lo. Acredito que seja pq as informações do cartão como tamanho de setor, quantidade de setores, devem ser gravadas no mesmo setor que a fat fica escrevendo sempre e acabou danificando tudo.

Reforçando que: tudo isso que estou dizendo foram constatados com testes práticos.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 19 Jun 2014 10:29

Rodrigo,

É complicado apontar o culpado pela longevidade do meu disco. Essa técnica depende bastante da utilização.

Eu coloquei este HD como "primário" justamente para testar a confiabilidade desse dispositivo. E até o momento, o SMART DRIVE não aponta erro algum.

Mas, a questão não é essa. Como você levantou essa dúvida, vou procurar esclarecer, pois isso me interessa bastante. Apesar de ainda não ter passado por este problema, é bom precaver.

Uma curiosidade: Já fez undelete em HD? Percebeu que existem cópias do mesmo arquivo quando procura no modo RAW? Isso é característica do funcionamento que descrevi lá atrás.

------

FAT16 funciona diferente de FAT32.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Jun 2014 10:43

Novamente eu acho que é melhor você fazer os testes sugeridos para depois a gente continuar a discussão.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 19 Jun 2014 10:56

Como eu disse,

Preciso saber "o que" e "quando" está sendo gravado. Não adianta copiar e apagar arquivos. Isso não testa absolutamente nada.

Acho que tenho a ferramenta certa aqui na prateleira: MBED.

Assim que concluir os testes, criarei um novo tópico com os resultados.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor vtrx » 19 Jun 2014 11:28

O programa que usei na época para aprender FAT foi o WinHex.
Para não ficarmos em detalhes e estou com preguiça,formate um cartão Sd em FAT32,crie um nome para o dispositivo(volume ID),isso vai te ajudar a achar a entrada do Root diretório sem precisar calcular a posição.
No winHex,de um 'search' na string com o nome do volume e ele vai até o setor inicial do diretório Root,aí é só ficar gravando e apagando arquivos e verá que apenas é trocado o primeiro caractere da entrada(E5).
Para achar o setor onde o arquivo foi gravado,sem fazer nenhum calculo,sempre crie ou nomeie um arquivo com no máximo 8 caracteres para não entrar em 'long names',e de um 'search' no nome do arquivo.
Fazendo só isso ja dar para ter uma ideia.
vtrx
Dword

Mensagempor cfreund » 19 Jun 2014 11:39

Isso também não prova nada... Precisamos ter certeza de que o setor não sofreu erase.

0xE5 é quando o arquivo foi deletado.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor vtrx » 19 Jun 2014 12:38

Preciso saber "o que" e "quando" está sendo gravado. Não adianta copiar e apagar arquivos. Isso não testa absolutamente nada.

Como winHex você vai poder saber oque e quando algo foi gravado num setor,basta comparar.
Onde achar E5,saberá que o espaço reservado a esta entrada,que é o ponteiro do setor real de um arquivo,pode ser regravada e assim poderá verificar quantas vezes este setor vai ser regravado ou apresentar um problema.
Crie um único arquivo de X tamanho, num card formatado,apague e grave outro arquivo do mesmo tamanho mas com nome diferente,fazendo isso sucessivamente apenas trocando o nome do arquivo ,o sistema FAT alocará o arquivo no mesmo setor regravando.
Editado pela última vez por vtrx em 19 Jun 2014 12:41, em um total de 1 vez.
vtrx
Dword

Mensagempor cfreund » 19 Jun 2014 12:41

Não é tão simples assim. Você irá conferir.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor vtrx » 19 Jun 2014 12:42

Editei o post.
vtrx
Dword

Mensagempor nancy » 28 Jul 2014 00:35

nice share.................
nancy