ze escreveu:que tal um ou + laser destes 1,99? Imagino uma linha (ou +) atravessando a piscina. Certa feita idealizei um trem deste pra um alarme no meu quintal que é relativamente grande. Emissor e sensor no mesmo "equipamento". Nos cantos, espelhos trariam a luz em pulso muito pequenos de volta. A luz formaria uma "cerca". Ainda está em banho maria.
Mas no seu caso, provavelmente a turbulência iria zoar o trajeto da luz. Só testando mesmo. Mas mesmo assim eu quis exercer meu direito de registrar esta 'ideota'. Obviamente não mediria distância, mas aproximação.
abç
Fiz algo parecido há cerca de 20 anos. Só que não foi com laser e sim com lâmpada pingo de leite, e muitas lentes. O maior problema foi o de alinhamento do feixe.
Os espelhos estavam montados em uma base com 2 eixos ajustáveis, mas a mecânica não ficou boa. Um pequeno vento desalinhava o feixe.
Um feixe com cerca de 30m (dia e vinda) com um espelho com 7cm x 7cm, precisava de uma precisão de:
Arco cuja tangente é (3,5cm / 3000cm) = 0,07º. Ou seja; pegue um esquadro e observe o ângulo de 30º. Divida este ângulo por 429 partes iguais. Esta seria a precisão necessária. Um pequeno desvio de mais que isso e o feixe não atinge o alvo.
Aliás, já que o sensor não possui a área do espelho, precisaria ter uma precisão maior ainda.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain