Sensor Ultrassônico em baixo d'agua

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Sensor Ultrassônico em baixo d'agua

Mensagempor andre_luis » 08 Set 2014 08:08

Também havia pensado em algo do genero baseado na ótica, mas não sabemos muito da natureza do "objeto", se está exposto á luz solar, se há turbulencia na água, se pode prender um RFID, etc...Se fosse para detectar uma pessoa nadando, creio que até um sensor de presença desses usados em garagem serviria.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 08 Set 2014 09:15

A aproximação seria por baixo d'agua mesmo, tipo um nadador que não está olhando para a borda, quero detectar que ele já está próximo demais da borda.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor andre_luis » 08 Set 2014 13:32

Então é pior do que pensei, pois há turbulencia avacalhando um pouco o meio de campo.
Mas de qualquer modo, acho que por sensor ótico tem potencial, mas só testando mesmo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 10 Set 2014 14:19

que tal um ou + laser destes 1,99? Imagino uma linha (ou +) atravessando a piscina. Certa feita idealizei um trem deste pra um alarme no meu quintal que é relativamente grande. Emissor e sensor no mesmo "equipamento". Nos cantos, espelhos trariam a luz em pulso muito pequenos de volta. A luz formaria uma "cerca". Ainda está em banho maria.
Mas no seu caso, provavelmente a turbulência iria zoar o trajeto da luz. Só testando mesmo. Mas mesmo assim eu quis exercer meu direito de registrar esta 'ideota'. Obviamente não mediria distância, mas aproximação.
abç
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2014 20:17

Um feixe laser apontado na direção da vista de uma pessoa...sei não, mas deve haver alguma restrição com relação á questão de ser provavelmente prejudicial a saude, sei lá.
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Set 2014 20:21

ze escreveu:que tal um ou + laser destes 1,99? Imagino uma linha (ou +) atravessando a piscina. Certa feita idealizei um trem deste pra um alarme no meu quintal que é relativamente grande. Emissor e sensor no mesmo "equipamento". Nos cantos, espelhos trariam a luz em pulso muito pequenos de volta. A luz formaria uma "cerca". Ainda está em banho maria.
Mas no seu caso, provavelmente a turbulência iria zoar o trajeto da luz. Só testando mesmo. Mas mesmo assim eu quis exercer meu direito de registrar esta 'ideota'. Obviamente não mediria distância, mas aproximação.
abç

Fiz algo parecido há cerca de 20 anos. Só que não foi com laser e sim com lâmpada pingo de leite, e muitas lentes. O maior problema foi o de alinhamento do feixe.
Os espelhos estavam montados em uma base com 2 eixos ajustáveis, mas a mecânica não ficou boa. Um pequeno vento desalinhava o feixe.
Um feixe com cerca de 30m (dia e vinda) com um espelho com 7cm x 7cm, precisava de uma precisão de:
Arco cuja tangente é (3,5cm / 3000cm) = 0,07º.
Ou seja; pegue um esquadro e observe o ângulo de 30º. Divida este ângulo por 429 partes iguais. Esta seria a precisão necessária. Um pequeno desvio de mais que isso e o feixe não atinge o alvo.
Aliás, já que o sensor não possui a área do espelho, precisaria ter uma precisão maior ainda.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 11 Set 2014 08:35

considerei o lance da vista. por isso que mencionei pulsos pequenos, quase quânticos. xuto alguns uS a cada décimo não devem causar danos (como uma pequena cegueira total eterna irreverssível). sei lá... só testando mesmo. e aí? quer testar? que tal expor seu 'ponto de vista??' (puts...). eu mesmo já tomei uma rajada desta no zóio. Duma criança fdp.

moris, nossa sincronia psico-técnica está defasada 10 anos. Há eles atrás, considerei também o lance do ângulo. pra esta questão na época teorizei: espelho (disco de hd) muito bem fixo, ajuste mecânico tipo parafuso e um receptor parabólico (sensor no lugar da lampada de lanterna)

Enfim com a redução do preço das câmeras de segurança, abandonei a ideia... Uai!!? quem sabe um trem deste pode ser usado pra monitorar-alarmar seu limite de piscina. Acho que tem sw pra isso. Pode rodar até no android. De quebra, do 'conforto' da sua bancada de trabalho, pode dar uma olhada na muiezada (ou nos cara, depende de você)
abç
ze
Dword

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos