Dúvida com J-Link e LPCExpresso 1114

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Dúvida com J-Link e LPCExpresso 1114

Mensagempor Simao » 06 Dez 2014 13:58

Ola amigos, primeiro post por aqui.

Resolvi recentemente ligar pela primeira vez meu J-link (V 8.00) em uma placa LPC Expresso 1114, ou seja não conheço praticamente nada do funcionamento dele, para fazer isto cortei as ligações do conector que interliga o LPClink ao LPC1114 e conectei os pinos de SWD no LPC1114, mantive portanto apenas +3V3 e terra vinda do LPClink para poder usar a alimentação pela USB.
Meu problema é que aparentemente não consigo fazer o J-link conversar com o LPC1114, percebo que o resset é gerado para o LPC mas terminado isso o programa previamente instalado (ainda com a antiga LPClink) volta a funcionar e recebo na tela do KEIL a seguinte mensagem

No Cortex - M SW Device Found

Em algum blog li que seria necessário deixar o pino P0.1 em nível alto mas não fiz isto pois percebi que na placa este pino não vai ligado a lugar nenhum e funciona desta forma com o LPClink.

Agradeço qualquer ajuda pois como disse sou novato em ARM e mais ainda com o J-link

Abaixo uma imagem do Target Options -> Debug -> Settings (da opção do debugger para o J-Link)
keil.jpg
Imagem do Keil

Simão Berkof
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Simao
Bit

Re: Dúvida com J-Link e LPCExpresso 1114

Mensagempor RobL » 06 Dez 2014 21:29

Não uso Keil. Já configurou o Keil para o Jlink ?
Se os pinos estiverem corretos deveria funcionar mas veja a seguir:

Eu começaria com o LPClink para a IDE da code red, atualmente é da NXP.
Depois iria para o Keil com o JLink V8.0.
No caso da Atmel o Atmel Studio bloqueia o JLink V.china. Não sei se o Keil faz isso.

Tentou rodar jlink.exe e ver o que sai ?
Veja no Windows Device Manager em Universal Serial Bus Controllers se tem lá o JLink(n) driver.
RobL
Dword

Mensagempor Simao » 07 Dez 2014 07:52

RobL escreveu:Não uso Keil. Já configurou o Keil para o Jlink ?
Se os pinos estiverem corretos deveria funcionar mas veja a seguir:

Eu começaria com o LPClink para a IDE da code red, atualmente é da NXP.
Depois iria para o Keil com o JLink V8.0.
No caso da Atmel o Atmel Studio bloqueia o JLink V.china. Não sei se o Keil faz isso.

Tentou rodar jlink.exe e ver o que sai ?
Veja no Windows Device Manager em Universal Serial Bus Controllers se tem lá o JLink(n) driver.

O Keil está devidamente configurado, existe a comunicação entre KEIL e J-LINK como pode ser vista na imagem lá do 1° post. As ligações foram revisadas varias vezes, o que não ocorre é a comunicação entre J-Link <-> LPC1114.

Eu até tentei mas não me adaptei a IDE da code red, além disso tento escolhido e já usando o Keil, minha escolha natural seria por continuar com ele, infelizmente ele não dá suporte ao LPCLink (1) (pelo menos a versão que estou usando), até onde sei também o LPCLink é exclusivo da NXP e eu tenho interesse nos TIVA também, desta forma o J-Link é bem mais versátil, atende a vários outros fabricantes que eu possa me interessar.

Abraços
Simão
Simao
Bit

Mensagempor andre_luis » 07 Dez 2014 12:25

Simao escreveu:...mantive portanto apenas +3V3 e terra vinda do LPClink para poder usar a alimentação pela USB...

Não usei o J-link, mas apenas o Ulink2, que é da própria KEIL, e portanto o risco de incompatibilidade deveria ser menor na teoria, mas no caso do seu gravador, ele não é pra 5v ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Simao » 07 Dez 2014 15:53

Pelo que entendi ao ligar a tensão de alimentação do LPC no J-Link (pino 1 do conector = VTref) este passa a trabalhar com sinais compatíveis com o LPC (3.3V), deve ser da mesma forma no ULink.
Estou achando que preciso de um resistor de PULL-UP entre os pinos 1 e 7 (VTref e SWDIO), se resolver posto o resultado aqui, por enquanto sem comunicação J-Link <> LPC.

Simão
Simao
Bit

Mensagempor andre_luis » 07 Dez 2014 16:44

Simao escreveu:Pelo que entendi ao ligar a tensão de alimentação do LPC no J-Link (pino 1 do conector = VTref) este passa a trabalhar com sinais compatíveis com o LPC (3.3V), deve ser da mesma forma no ULink

O Ulink2 tem como configurar internamente por jumper a tensão interna ou externa, caso sejam diferentes gravador/dispositivo.

Certamente não deve ser o seu caso, mas diminuir um pouco a velocidade do Clock atual de 2MHz pode ajudar um pouco, dependendo da qualidade da interface física da conexão do Jtag.

De qualquer modo, posta aqui o esquema do que tá montado.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RobL » 07 Dez 2014 17:07

Verifique se ao cortar a placa não foi retirado pullup e pull down dos pinos. Deve ter sido isso, ou nunca teve os pullup e pull down, devido ao LPClink usar isso de outra forma, mas deve colocar (10K).
RobL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 07 Dez 2014 22:16

Já verificou as conexões, eu já testei e desta forma funciona:

ARM CORTEX - Usando interface SWD com o ULINK2, ULINK-ME, JLINK Segger etc..
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Simao » 08 Dez 2014 16:25

RobL escreveu:Verifique se ao cortar a placa não foi retirado pullup e pull down dos pinos. Deve ter sido isso, ou nunca teve os pullup e pull down, devido ao LPClink usar isso de outra forma, mas deve colocar (10K).

Com relação aos sinais já testei um por um e somente as trilhas foram cortadas como deveria ser, deixei apenas 3V3 e GND que vem da parte do LPClink, conferi cada um dos sinais e estão chegando no processador.
Outra coisa não existe resistor de pull-up ou pull-down no LPCExpresso, ainda assim testei com resistor e nada,
Não tenho conhecimento deste chip então só consigo pensar em duas coisas

1- Meu J-Link novinho está com defeito

2- O software que estava previamente gravado pelo LPClink de alguma forma impossibilita que eu entre com uma nova programação via SWD

Gostaria de ter um outro LPC1114 no formato DIP para fazer um teste com um chip "virgem" e ver se o problema é então no J-Link.

Rodrigo_P_A escreveu:Já verificou as conexões, eu já testei e desta forma funciona:

ARM CORTEX - Usando interface SWD com o ULINK2, ULINK-ME, JLINK Segger etc..

Voce testou estes equipamentos com um LPC1114? na placa do LPCExpresso?

Grato

Simão

P.S. Alguem tem um LPC1114 em DIP para vender??
Simao
Bit

Mensagempor RobL » 08 Dez 2014 17:19

Viu no gerenciador de dispositivos, como no post anterior, se o JLink drive está lá ?
Se tiver já mostra que o USB dele está ok.

Abra o Command do windows (janela preta modo texto).
Se dirija ao diretório SEGGER versão nnnn (ou procure onde está instalado).
Rode o Jlink.exe (Jlink).

Veja o que sai escrito.

Se estiver desconectado do LPC1114 vai informar somente a versão do hardware e versão do .dll. Isso já mostra que muito mal não está.
Se estiver ligado ao LPC1114, deveria reconhecer o Cortex M0 e informar a frequência, etc. Isto mostra que deve estar bom até demais.

Se o seu LPC1114 estiver ok, deve funcionar com o LPCLink.
Mais fácil seria ligar em uma placa de alguém.

Normalmente tudo deve estar ok. Teste por partes.
RobL
Dword

Mensagempor Simao » 08 Dez 2014 19:41

RobL escreveu:Viu no gerenciador de dispositivos, como no post anterior, se o JLink drive está lá ?
Se tiver já mostra que o USB dele está ok.

Abra o Command do windows (janela preta modo texto).
Se dirija ao diretório SEGGER versão nnnn (ou procure onde está instalado).
Rode o Jlink.exe (Jlink).

Veja o que sai escrito.

Se estiver desconectado do LPC1114 vai informar somente a versão do hardware e versão do .dll. Isso já mostra que muito mal não está.
Se estiver ligado ao LPC1114, deveria reconhecer o Cortex M0 e informar a frequência, etc. Isto mostra que deve estar bom até demais.

Se o seu LPC1114 estiver ok, deve funcionar com o LPCLink.
Mais fácil seria ligar em uma placa de alguém.

Normalmente tudo deve estar ok. Teste por partes.

Vamos lá então aparentemente o driver está instalado e funcionando bem

Imagem

Usando o J-Link Commander (deve ser equivalente ao JLINK.exe) obtenho esta tela

Imagem

Dá para perceber que o problema é realmente entre a comunicação J_link <> LPC1114 o que não implica necessariamente que seja o LPC, pode ser um problema na parte de I/O do J-Link suponho, por isso o ideal seria um outro LPC par testar.
Para tirar a dúvida acho que vou religar o LPCLink e tentar programar o chip com o software da Red Hat.

Frustração total por aqui.

Simão
Simao
Bit

Mensagempor andre_luis » 08 Dez 2014 20:58

Sem querer atravessar o assunto, mas no ULINK2, o legal é que o driver é nativo do próprio Windows. Quando plugo o gravador no PC, aparece no gerenciador de dispositivos algo como "HID" ( human interface device ). Não sei como fazem isso, mas pelo menos não requer nenhum CD pra instalá-lo.
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 09 Dez 2014 05:59

Uso Keil com Jlink a muitos anos, o meu é versão 7 e se atualizar para o Jlink pra 4.4 ou acima a Segger não o reconhece e para de funcionar, mas não é esse seu problema, preferi o Jlink pois estou usando o SDK da Freescale agora e o Ulink não funciona.

Parabéns a Freeescale SDK gratuita,com RTOS gratuito e sem limite de tamanho com o uso do processador expert ou do Mbed fica extremamente simples programar, teoria dos legos, copy e paste.

O Jlink testa os sinais antes da comunicação, portanto estão nos níveis corretos.

Tive uma vez um problema semelhante quanto coloquei em lowpower o LPC, infelizmente mesmo o Jlink dando reset se entrar em Lowpower antes da comunicação ser estabelecida ele da essa mensagem, demais a unica coisa que posso sugerir e testar os sinais pino a pino da inferface no cabo do Jlink e direto no processador, pois esse erro acontece se algum sinal esta em curto ou aberto.

Abraços
EDSONCAN
Word

Mensagempor RobL » 09 Dez 2014 16:30

Uma dúvida.
Será que este Jlink V8.0 trabalha (identifica) Cortex M0 com este .dll ?
Se não, qual a versão do dll para o LPC1114 M0 ?
Seria bom testar em um Cortex M3, pois com estes sei que funciona. Uso normalmente em um M3 da Atmel com .dll antigo.

Dei uma olhada nisso e parece que somente acima da versão 4.56
Version 4.56

Support for some new MCUs added:
NXP LPC1101LVUK
NXP LPC1102LVUK
NXP LPC1112LV/003
NXP LPC1112LV/103
NXP LPC1114LV/103
NXP LPC1114LV/303

Cuidado ao atualizar pois pode deixar de ser reconhecido. Evite uma versão muito nova.
RobL
Dword

Mensagempor Simao » 09 Dez 2014 19:36

RobL escreveu:Uma dúvida.
Será que este Jlink V8.0 trabalha (identifica) Cortex M0 com este .dll ?
Se não, qual a versão do dll para o LPC1114 M0 ?
Seria bom testar em um Cortex M3, pois com estes sei que funciona. Uso normalmente em um M3 da Atmel com .dll antigo.

Dei uma olhada nisso e parece que somente acima da versão 4.56
Version 4.56

Support for some new MCUs added:
NXP LPC1101LVUK
NXP LPC1102LVUK
NXP LPC1112LV/003
NXP LPC1112LV/103
NXP LPC1114LV/103
NXP LPC1114LV/303

Cuidado ao atualizar pois pode deixar de ser reconhecido. Evite uma versão muito nova.

Bom como eu disse este é meu primeiro J-Link e não tenho ideia do que possa estar acontecendo, será que o V 8.00 também sofre deste mal de atualizar e deixar de funcionar? se sim a partir de qual versão isto acontece? é reversível este efeito??? Alguém já atualizou um J-link V 8 com para uma versão acima ou igual a esta (4.56)????
To começando a achar que vou ter que gastar uns cascalhos num Ulink2. O duro é a demora para receber ainda mais nesta época.

Grato

Simão Berkof
Simao
Bit

Próximo

Voltar para ARM