Como medir tensao e corrente ac com pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Como medir tensao e corrente ac com pic

Mensagempor carlucio » 13 Jan 2015 22:13

Como sempre uso exemplos:

Uma outra ideia de que se aproxima do que quero fazer nesse video, so que com o arduino neste caso

Nesse aqui o uso acredito ser do sensor da lem ou coisa parecida so que com arduino tambem, e dificil achar com o pic.

carlucio
Byte

Mensagempor carlucio » 16 Jan 2015 12:50

Galera, ninguem da o ar da graça?

Vejam os 2 posts anteriores a esses dos videos para me ajudarem a pelo menos como fazer uma leitura basica de corrente ac com o pic (medida pode ser igual a que um multimetro faz).
Não estou pedindo um programa pronto, so a forma de se fazer a leitura da corrente ac.
carlucio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 16 Jan 2015 13:51

Acho que tudo que você precisa já está aí.
Agora você precisa montar o projeto e colocar dúvidas eventuais...

carlucio escreveu:Galera, ninguem da o ar da graça?

Vejam os 2 posts anteriores a esses dos videos para me ajudarem a pelo menos como fazer uma leitura basica de corrente ac com o pic (medida pode ser igual a que um multimetro faz).
Não estou pedindo um programa pronto, so a forma de se fazer a leitura da corrente ac.
EvandrPic
Dword

Mensagempor ze » 16 Jan 2015 14:41

na 1ª página um tal de carlucio até postou um programinha em ccs (éca). Tenta contatar ele. Mas 1º: defina o hw
ze
Dword

Mensagempor aldss » 16 Jan 2015 16:41

Boa tarde!
Utilize um sensor de corrente por Efeito Hall. Acho que é a forma mais tranquila e menos evasiva que existe.
Tem vários circuitos integrados que fazem isso, inclusive alguns já vem pronto para a conexão de cabos.
Exemplo de circuito integrado: http://www.allegromicro.com/~/media/Fil ... sheet.ashx
Veja no gráfico "Output Voltage versus Sensed Current" da página 12 uma das informações mais importantes do funcionamento que deverá ser interpretada pelo microcontrolador.
Se tiver alguma duvida ou ajuda para escrever a rotina para a leitura do valor RMS é so falar!
Abraço
aldss
Bit

Mensagempor carlucio » 05 Fev 2015 21:28

Caro aldss,

Comprei agora o acs712 de 30a e o mesmo chegou agora so que estou totalmente perdido em como fazer a rotina para leitura de corrente com ele no pic. Sera que pode me dar uma ajuda para elaborar o mesmo?
carlucio
Byte

Mensagempor EvandrPic » 05 Fev 2015 23:10

Em C ou Assembly?
Tem muitos exemplo na net.
Você já usou o conversor A/D do PIC?
Você precisa detalhar mais a tua dúvida.

Um projeto bem detalhado com PIC em linguagem C:
Imagem

A brief overview of Allegro ACS712 current sensor (Part 1)
http://embedded-lab.com/blog/?p=4469
A brief overview of Allegro ACS712 current sensor (Part 2)
http://embedded-lab.com/blog/?p=4529

carlucio escreveu:Caro aldss,

Comprei agora o acs712 de 30a e o mesmo chegou agora so que estou totalmente perdido em como fazer a rotina para leitura de corrente com ele no pic. Sera que pode me dar uma ajuda para elaborar o mesmo?
EvandrPic
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Fev 2015 05:55

Eu tentei fazer um medidor de potência com PIC, esses ACS e optos lineares, para brincar em casa e tal... Como eu tenho uma caminhão de PIC já com uns 10 anos enferrujando aqui, fiz com PIC... Ficou um lixo... Muito decepcionante.

Aí comprei aqueles kits da Freescale com os novos Kinetis, que tem AD de 12 bits e filtro incorporado no ADC, aí ficou jóia. Mas para o que eu queria, precisava ser auto-range... Aí achei que seria empenho demais. :?

Como tudo que se faz por hobby em casa, depois que se vê que funciona, foi para a gaveta.

Acho que o prazer está em comprar as coisas na Farnell, Mouser e Digikey e ficar esperando chegar. Depois que chega, perde a graça.

Em tempo: Coloquei um par de ACS e Optos lineares na entrada de uma fonte e um par na saída e fiz o processador calcular as potências instantâneas e a resistência da carga. Acontece que se ajusto para ficar bom no topo da potência, aí fica ruim com pouca carga, perde a precisão. Saída seria meter um PGA e fazer o tal ajuste de escala... Comprei o PGA... Tá no saquinho aínda, abração com o sachê de sílica... Não vou atrapalhar essa relação. 8)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor carlucio » 06 Fev 2015 17:56

queria o codigo com os calculos do acs712 30A para o ccs c. Alguem me ajuda a calcular maneira correta de usar este sensor.

Na parte do tensão foi utilizado uma ponte de diodos para retificação da tensão e um divisor resistivo para abaixar o sinal de forma que microcontrolador pudesse ler.
O problema nesta parte e que uso dois resistores de 3w sendo um de 27k ligado um lado na saida da ponte ou outro no mc e um de 330R sendo um lado na saida resistor de 27k e a outra ponta para terra.

Imagem

O problema e que o resistor de 27k esta ficando quente de mais, acima de 73ºC e eu não deixo ligado muito tempo por não saber se isso esta certo. Se alguem trabalhou com estes divisores resistivos esta certo esta temperatura?
carlucio
Byte

Mensagempor MOR_AL » 07 Fev 2015 05:33

carlucio escreveu:queria o codigo com os calculos do acs712 30A para o ccs c. Alguem me ajuda a calcular maneira correta de usar este sensor.

Na parte do tensão foi utilizado uma ponte de diodos para retificação da tensão e um divisor resistivo para abaixar o sinal de forma que microcontrolador pudesse ler.
O problema nesta parte e que uso dois resistores de 3w sendo um de 27k ligado um lado na saida da ponte ou outro no mc e um de 330R sendo um lado na saida resistor de 27k e a outra ponta para terra.

Imagem

O problema e que o resistor de 27k esta ficando quente de mais, acima de 73ºC e eu não deixo ligado muito tempo por não saber se isso esta certo. Se alguem trabalhou com estes divisores resistivos esta certo esta temperatura?

Substitua o resistor de 27k por um de 820k (1/4W) e o de 330 por um de 10k 1/8W e viva feliz. :lol:
O incremento da defasagem em 60Hz é insignificante. Só o tempo de aquisição do CAD é que deve ser observado. 20us já está bom.
Depois que estiver funcionando, você pode melhorar o erro do CAD reduzindo o valor de 820k, 1/4W para 470k, 1/2W e de 10K, 1/8W para 5k6, 1/8W em série com 150R, 1/8W. Mas o certo seria substituir os resistores de 5k6 e 150 por um trimpot de 10k em paralelo com um zener de 5,6V, caso sua fonte de alimentação seja de +5V. Ou um zener com Vcc + 0,6V.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor carlucio » 07 Fev 2015 10:44

Moral,

Esqueci de dizer que a tensao retificada de 180vcc (220vca passando pela ponte de diodo), com esses resistores acima citados e problema na certa, não suportariam temperatura. A formula nesse caso para a potencia especifica seria P= V² / R. Calcule para 220vca e vera que é em torno de 3w.
carlucio
Byte

Mensagempor proex » 07 Fev 2015 13:14

KrafT escreveu:.............Acontece que se ajusto para ficar bom no topo da potência, aí fica ruim com pouca carga, perde a precisão...........

Isso acontece devido ao fator de crista da corrente para cargas indutivas. Tem que colocar um Auto Range mesmo. Mas com PIC esquece.

Qualquer ARMzinho Cortex M0 faz isso brincando.

.
proex
Dword

Mensagempor aldss » 07 Fev 2015 20:00

Boa noite a todos!
Carlucio, me passe seu email que te mando o codigo que realiza os calculos de tensao rms, corrente rms, pontencias medias (ativa, reativa e aparente) e fator de potencia. Basta passar para as funcoes um vetor com as amostras de tensao e de corrente. So falta implementar um fator de correcao, mas vc me dizendo quantos bits vai utilizar que eu te ajudo.
Para ler a tensao use um transformador abaixador, um circuito grampeador e alguma protecao, medir direto assim não é muito bom, alem do mais se eu nao me engano a impedancia maxima do circuito na entrada para o conversor analogico digital é em torno de 10k Ohm.
Abraço
aldss
Bit

Mensagempor KrafT » 07 Fev 2015 21:41

proex escreveu:
Isso acontece devido ao fator de crista da corrente para cargas indutivas. Tem que colocar um Auto Range mesmo. Mas com PIC esquece.

Qualquer ARMzinho Cortex M0 faz isso brincando.

.

Poisé, Proex. Só consegui ler dados consistentes com o Kinetis (ADC de 12 bits e placa da Freescale).

Se o governo não mudar as regras, eu me aposento em breve e então vou retomar isso.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor carlucio » 08 Fev 2015 00:12

Agora recentemente li um artigo com uma placa simples e que parece ser ate facil de fazer.

Tenho de testar para dizer mais compartilho com voces.

Imagem

No circuito acima entra a tensao referida e o mesmo fica isolado pelo 4n25.
To terminal de sinal varia uma tensão 1,6v a 2,8v (110v - 220V) que depois pode ser levado a um microcontrolador. Fica mais facil e seguro de ler o sinal. Mas mesmo assim se alguem tiver sugestões que compartilhe.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
carlucio
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC