Sem saber a aplicação desse motor fica complicado dar pitacos.
A idéia se presta e muito bem para frenagens momentâneas ,tanto é que nos inversores está disponivel.
Veja que é bem mais complexo usar isso como "freio de estacionamento" ou seja por tempo indeterminado.
Se fosse simples e viavel ,seria o fim dos caros moto-freios com seus discos ,lonas e molas nogentas.
Veja esses pontos ,alguns já citados:
-Aplicar CC constante em bobina com núcleo laminado aquece demais.
- Não haverá a ventilação forçada. (mas pode-se usar um cooler externo....sei lá)
-O isolamento e estator não foram dimencionados p/ CC ,....( a uns anos atraz eu li um artigo que citava pontos negativos de se usar inversores de frequência em geral ,nele dizia que a deterioração do verniz NORMAL era mais agressiva pois a saida dos inversores não era uma CA senoidal e que as componentes CC presentes eram a causa. A solução paleativa no artigo seria superdimencionar a classe de isolação do verniz.)
Com as tecnologias de hoje não sei se isso ficou no passado.
-Também tem o aspecto da segurança . Numa falta da rede vc fica sem o freio.
De qualquer forma também quero saber mais a respeito ,não deixe de postar os resultados.