Pena que joguei minhas revistas de eletrônica fora.
Kraft,
Neste blog tem varias revistas digitalizadas da epoca que havia varias fabricas de semicondutores no Brasil:
http://blogdopicco.blogspot.com.br/2013 ... pleto.html
Naquela epoca era possivel encontrar deste resistores, capacitores e varios circuitos integrados até de boa qualidade feitos aqui pela Icotron, Ibrape e Texas Instruments.
Hoje fabricar aqui, acho inviavel, não dá pra competir com a industria chinesa ou de taiwan, também hoje em dia fazer uma fabrica de componentes de baixo valor como capacitores e resistores acho que é jogar dinheiro fora. Também por questões ambientais, vai ser dificil conseguir autorização de orgãos do governo para criar uma industria deste tipo, pois é considerada poluente. Por isso que o mundo manda fazer na China e paises asiaticos estes produtos, que se lasquem na poluição os chineses....

Lembro de ter lido uma reportagem na revista Elektor, onde varios fabricantes como TI, NXP, Freescale e outros nem pensam em reabrir industrias aqui , por restrições e alto custo da mão-de-obra, sem falar das pragas dos sindicatos que só querem dinheiro.
Mesmo fabricando circuitos integrados, teria que ter uma variedade enorme para abastecer varias tipos de projetos.
Ao meu ver, teria que zerar os impostos de importação de componentes eletronicos, não de placas eletronicas já prontas. Quem sabe poderia ser um incentivo a criação de mais empresas de tecnologia e fabricação de equipamentos eletrônicos.