Primeira fabrica de semicondutores no Brasil

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Re: Primeira fabrica de semicondutores no Brasil

Mensagempor norad58 » 20 Fev 2015 10:21

Pena que joguei minhas revistas de eletrônica fora.

Kraft,

Neste blog tem varias revistas digitalizadas da epoca que havia varias fabricas de semicondutores no Brasil:
http://blogdopicco.blogspot.com.br/2013 ... pleto.html

Naquela epoca era possivel encontrar deste resistores, capacitores e varios circuitos integrados até de boa qualidade feitos aqui pela Icotron, Ibrape e Texas Instruments.

Hoje fabricar aqui, acho inviavel, não dá pra competir com a industria chinesa ou de taiwan, também hoje em dia fazer uma fabrica de componentes de baixo valor como capacitores e resistores acho que é jogar dinheiro fora. Também por questões ambientais, vai ser dificil conseguir autorização de orgãos do governo para criar uma industria deste tipo, pois é considerada poluente. Por isso que o mundo manda fazer na China e paises asiaticos estes produtos, que se lasquem na poluição os chineses.... :shock:
Lembro de ter lido uma reportagem na revista Elektor, onde varios fabricantes como TI, NXP, Freescale e outros nem pensam em reabrir industrias aqui , por restrições e alto custo da mão-de-obra, sem falar das pragas dos sindicatos que só querem dinheiro.
Mesmo fabricando circuitos integrados, teria que ter uma variedade enorme para abastecer varias tipos de projetos.
Ao meu ver, teria que zerar os impostos de importação de componentes eletronicos, não de placas eletronicas já prontas. Quem sabe poderia ser um incentivo a criação de mais empresas de tecnologia e fabricação de equipamentos eletrônicos.
norad58
Word

Mensagempor hertzing » 23 Fev 2015 16:59

A Ceitec já fabrica a algum tempo circuitos integrados maiores.
Na maioria são CIs para RFID.
hertzing
Byte

Mensagempor andre_luis » 23 Fev 2015 19:24

hertzing escreveu:A Ceitec já fabrica a algum tempo circuitos integrados maiores.
Na maioria são CIs para RFID.

Tava muito bom pra ser verdade.

A CEITEC S.A. é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 2008.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Abr 2015 22:36

Esta Ceitec nem responde emails
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor tcpipchip » 03 Abr 2015 09:32

Sim, 99% para brincos da BOIADA.

Tem coisa estranha né...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor mario.nunes.31149 » 10 Abr 2015 07:58

Verdade seja dita, dou manutenção em computadores antigos e montava hardware para msx e afins componentes da SID sempre estava na lista dos problemáticos.
mario.nunes.31149

Mensagempor zazulak » 10 Abr 2015 18:33

Penei bastante por causa desses VP há uns 12 anos atrás. Fazia manutenção em terminais de vídeo e quando um desses pifava, tinha que partir pra adaptação. Usava um KIA7042 e um transistor. Lembro que lá nos idos da decada de 90 ainda encontrava semicondutores SID nas lojas. Volta e meia comprava um e não funcionava...
zazulak
Nibble

Mensagempor norad58 » 10 Abr 2015 19:32

Ainda vendem CIs SID, quem se arrisca???
Imagem
http://www.waltronica.com.br/produto/13 ... -e12-dip16
:mrgreen:
norad58
Word

Mensagempor chrdcv » 21 Jul 2017 03:27

Tempos depois e muito, mas muito dinheiro público investido, corróido e sem considerar o propinoduto do BNDES: Unitretas New Vaporware Wave's Surpresa... Pode-se constatar ao navegar pelo link que a tal da Unitec (ou unitretas) agora, provê "vaporware" para soluções de IoT, já não mais tão focada em semicondutores, tal qual a proposta do "vaporware" inicial. Bem condizente com a nova "modinha" da Internet das Coisas (IoT), que alguns agora já mudaram para IoE (Internet of Everything). Engraçado é ver como a tal empresa "pica" mudou radicalmente a mentalidade, caindo de cabeça na onda brasileira de iluminação pública a LED, onde, municípios fazem Parcerias Público Privadas (PPP -- Putaria com dinheiro Público na Privada) com empresas que lucrarão horrores ao mamarem durante anos ao trocarem as luminárias existentes por novas luminárias a LED. Belo Horizonte foi mais uma desses municípios: Consórcio para operar rede pública de iluminação em BH. Engraçado ver que o consórcio das empresas "vencedoras", nenhuma delas possui tecnologia como foco e são na grande maioria, construtoras ou "arrancadoras" e/ou "fincadoras" de postes. Adivinha de onde sairá a "tecnologia" das super, mega, pica, blaster luminárias?
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor eletroinf » 21 Jul 2017 09:06

Na minha humilde opinião, que a tenho por experiência própria: Não percam o tempo lamentando as barbaridades que são feitas nesse país, inclusive muitas delas são arquitetadas por grupos "de sociedades discretas". Gastem seu tempo planejando e executando alguma coisa viável, que ao que me parece, pode ser traduzido como sair desse país. Exemplo:
http://sctec.com.br/blog/mudando-para-o-canada/

Pois, no final das contas, o que acontece por aqui é a vontade da maioria. E se isso aqui é democracia, se a maioria quer assim... Remar contra isso é dar murro na ponta do facão.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 21 Jul 2017 10:45

eletroinf escreveu:.... "Não percam o tempo lamentando as barbaridades que são feitas nesse país"...."Gastem seu tempo planejando e executando alguma coisa viável, que ao que me parece, pode ser traduzido como sair desse país"....
http://sctec.com.br/blog/mudando-para-o-canada/

Eu concordo com você!
Eu tenho os mesmos planos para o futuro, me faltam 3 semestres de engenharia da computação para tentar fugir daqui.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor pamv » 21 Jul 2017 13:55

O Canadá anda meio protecionista com mão de obra qualificada, meu ex-aluno foi para lá com visto de trabalho temporário para trabalhar no projeto DeMon em Calgary a convite do prof. Dennis Salahub, depois de quatros quando tentou mudar para visto permanente ano passado por sugestão do chefe topou com o recente sentimento anti-imigrantes e protecionista e desistiu tantas foram as barreiras. Antes dele, em 2009, uma aluna solicitou e conseguiu o visto permanente a partir daqui e se foi com mala, cuia, marido e bebê pra lá e nunca mais volta.
Atualmente, se eu fosse migrar tentaria a Nova Zelândia, ela sofre de uma carência crônica de mão de obra especializada pois os nativos migram pro Ocidente assim que podem.

Sobre a indústria local, acho que a Semikron é uma das mais antigas que eu conheço, mas não é brasileira e é focada em diodos. Na época da política de substituição de importados (Geisel-Figueiredo) muitas multinacionais criaram "fábricas" locais que cortavam e encapsulavam componentes, um tio que era ourives, já falecido, comprava uma sucata de uma delas que consistia de "perninhas" com um tiquinho de banho de ouro na extremidade cortada do componente. Ele recuperava o ouro e usava no trabalho dele ou vendia. Muitas empresas nacionais começaram a fazer isso de importar e montar componentes aqui com a 1a reserva de mercado de informática, além de pirataria, muita pirataria. E a pirataria era ousada, um prof. que eu tive, da Física, "estudava" o 68k com técnicas de microscopia e sonhava usar o implantador iônico para produzir chips. Na minha opinião é por isso que a indústria local nunca foi além do oportunismo encaixando-se em políticas governamentais protecionistas do mercado interno, quando a política protecionista acaba elas perdem o monopólio e fecham pondo a culpa no governo e na Coréia, Taiwan, China, etc E não é só em tecnologia, em banalidades como sapatos também, uma turma que eu conheçou migrou fábricas pra Ásia alegando que aqui não tinha condições, quando veio o dominó da crise asiática de 1997 quebraram lá também. No Brasil nunca existiu uma economia de mercado de fato, o que existe é donatário de sesmaria que migra o capital de um oportunismo pra outro desde 1534
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 21 Jul 2017 14:59

pamv escreveu:No Brasil nunca existiu uma economia de mercado de fato, o que existe é donatário de sesmaria que migra o capital de um oportunismo pra outro desde 1534

No Brasil a inovação é punida, e não estimulada. Um dos maiores magnatas do Brasil, Olacyr de Moraes, tentou investir no proprio país em uma estrada de ferro que interligaria a zona do sudoeste ao mar para escoar nao apenas soja, mas minerio, e de quebra trazer desenvolvimento, e desistiu devido á quantidade de politicos de municipios no meio do caminho querendo o seu pedaço do bolo para aprovar. Curiosamente, um outro magnata do século retrazado, o Barão de Mauá, que construiu estradas de ferro, telegrafo e navegação, era mal quisto pela aristocracia e o proprio imperador, enciumado de seu poder financeiro. Enfim, o Brasil é uma coisa selvagem, onde um tenta ou comer ou viver parasiticamente ás custas do outro que produz.

Quanto á produção de semicondutores no Brasil, com tamanhos campus universitários de categoria, tudo o que foi feito em cada um, hoje virou sucata. Um deles foi o LPC na UFRJ, cuja sala se transformou em deposito de cadeiras, e quando me formei, utilizava um CAD em 1996 que foi comprado por cerca de 1milhao de dolares, tudo no lixo, os professores que sabiam mexer com isso, um foi pra frança e o outro voltou para o Chile.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rona123 » 04 Ago 2017 16:37

Hoje estava de bobeira e resolvi vasculhar o Forum.

Bom, a SID de Minas Gerais era vinculada a Itautec e pelo que sei eles apenas encapsulavam os Chips que vinham de fora.
Não sei dizer a origem. Fui convidado a trabalhar com eles no final da faculdade pouco antes deles desativarem as atividade.

Antes deles a IBRAPE também encapsulava transistores e CI aqui em São Paulo na Vila Maria na beira da Marginal Tiete.
Trabalhei com eles por quase 5 anos e sai antes das mudanças que terminaram com o encerramento das atividade e pulverização da linha de produtos.

Lá eles tinham um testador automático de transistores usando o PDP11 de 16 bits para fazer diagnostico e seleção dos componentes. Coisa linda!
Isso acabou em 198x...
Muita gente lembra dos Kits de amplificadores da IBRAPE vendidos na Santa Efigenia da epoca que ela vendia componentes eletrônicos enão muamba.

Hora da Saudades :mrgreen:
rona123
Byte

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos