Uso de linguagens de Script

Sintaxe e uso de Scripts e Marcadores

Moderadores: 51, guest2003

Uso de linguagens de Script

Mensagempor KrafT » 25 Mai 2015 21:17

Então... Tava lendo que muito aplicativos e jogos pesados, se não todos, tem seu core programado numa linguagem decente tipo C++ e depois o resto é feito com scripts...

Como programação nesse nível não é coisa do meu dia a dia, fico curioso. Por exemplo, houve um tempo que a linguagem de script do Autocad era o Autolisp e dava para fazer coisas legais nele, mas como a própria suite do Autocad pode fazer uso do Autolisp?

Vejo que tem jogos que usam LUA, ou suas próprias linguagens de script. É evidente que tem vantagens nisso, se não não seria feito, mas minha mente de programador assembly tende à pensar que em vez de criar a linguagem e seu interpretador, tudo poderia estar no código do programa "principal".
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Uso de linguagens de Script

Mensagempor vtrx » 25 Mai 2015 21:32

Quando voce cita 'jogos pesados',voce quer dizer mau programado e por isso 'pesado' ou cheio de detalhes e muito código?
Eu acho ineficiente C++ e scripts em jogos,quero dizer,mau otimizado.
vtrx
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Mai 2015 21:51

Geralmente somente tarefas relacionadas somente a ações do usuário, e é mais fácil manter uma equipe de programação para mexer com scripts do que com c++, além de não precisar recompilar para testar a lógica.

outra coisa é, geralmente são scripts pequenos e não pesam no processamento, e se pensar em tempo de resposta humana e na velocidade dos processadores, o tempo para interpretar é irrisório.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 25 Mai 2015 22:10

vtrx escreveu:Quando voce cita 'jogos pesados',voce quer dizer mau programado e por isso 'pesado' ou cheio de detalhes e muito código?
Eu acho ineficiente C++ e scripts em jogos,quero dizer,mau otimizado.

Puizóia... Qualquer jogo decente tá com vários Giga bytes, mas eu não sei julgar a qualidade de seus códigos. Creio que possam ser otimizados se reescritos em assembly 8)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 26 Mai 2015 08:24

Qualquer programa escrito, por exemplo, em java, poderia ter sido escrito em assembly. A diferença é que o código que levou 5 dias prá fazer em java, levaria 5 meses prá ser feito em assembly.
Uma empresa que faz um game precisa de otimização de pessoal. Ou seja, conseguir o produto o mais rápido possível com o menor número de programadores possível. Isso é custo + time-to-market, e isso tem uma influência absurda no plano de negócio.
Um game poderia ser otimizado em assembly? Poderia, mas faz mais sentido sob o ponto de vista de negócios deixar ele mais pesado e lançar mais rapidamente, e deixa o cliente gastar os tubos num hardware prá rodar a bagaça.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2015 08:33

Adiciono o fato que a era dos grandes jogos eh coisa do passado.
Se vc tiver um jogo simples e divertido tende a ter lucros melhores que grandes investimentos e com isso, varios gigantes do passado ja cairam, eu mesmo quero trabalhar com jogo para IOS e Android (cospindo no chao).
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2015 12:58

Por acaso, jogo feito em cima de biblioteca de terceiros, acho que em termos de programacao nao ha muita coisa frente a versao anterior, mas o trabalho artistico foi grande.
mastk
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 26 Mai 2015 13:13

Eu acho que bem naquela ideia: A equipe senior faz a engine aí utiliza linguagens pro target.
A equipe que cria a "aplicação" utiliza a engine "via scripts".
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2015 13:17

Me intriga como as interfaces sao feitas, aplicativos por TCP/IP, ou se compila tudo em um pacote soh, ou eh por memoria partilhada.
Na epoca em que os video games eram importantes, tinha que se compilar o mesmo jogo para PSx, XBOX e PC.
mastk
Dword

Mensagempor KrafT » 26 Mai 2015 13:21

É, mas isso não se aplica só para jogos... Ao que eu saiba o MS Office também funciona assim, bem como quase tudo que se faz hj e não caiba num PIC12C508.

Acho que o Aquino tende a estar correto.
KrafT
Dword

Mensagempor mastk » 26 Mai 2015 13:32

Nao sei os senhores, mas eu era bem feliz com o meu XT de 8,66Mhz e 640KB de RAM, ate acreditei na frase do Gates que isso era o bastante para qualquer pessoa, dado que qualquer aparelho hoje bate os supercomputadores de uma epoca atras, eh bem plausivel peder desempenho para ter um bom time-to-market, tambem nao sei se a maior parte do dinheiro nao vai para arte e musica, quando se investe nisso se usa o mesmo material por 10 anos ou mais, o Guilt Gear eh um exemplo disso e agora eles usam a Unreal Engine no video acima, creio que terei GG com esses graficos ate o comeco de 2030.
mastk
Dword

Mensagempor eletroinf » 26 Mai 2015 21:51

Sou da opinião que, em termos de software, a piora constante é tal que a evolução do hardware as vezes não acompanha...

Outra linguagem que está sendo muito usada é Python. É estranho aqueles códigos nos quais a identação conta... acho a maior lambança... tipo, fica uma zona aquilo.

Mas tem lib pra jogo, tradução pra vhdl, verilog, etc, etc... e o negócio é interpretado!

http://www.dsprelated.com/showarticle/7 ... ass-filter

Mas usar identação como delimitador de blocos é vomitório.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 26 Mai 2015 22:11

Poisé... Foi-seo tempo de escovar bits... Lembro que o incrível Supaplex cabia num disquete!

Mas volatndo para os jogos, gosto de ver e rever esse trailer, sonhando que não seja só CGI:
KrafT
Dword

Mensagempor vtrx » 27 Mai 2015 21:58

Qualquer programa escrito, por exemplo, em java, poderia ter sido escrito em assembly. A diferença é que o código que levou 5 dias prá fazer em java, levaria 5 meses prá ser feito em assembly.
Uma empresa que faz um game precisa de otimização de pessoal. Ou seja, conseguir o produto o mais rápido possível com o menor número de programadores possível. Isso é custo + time-to-market, e isso tem uma influência absurda no plano de negócio.
Um game poderia ser otimizado em assembly? Poderia, mas faz mais sentido sob o ponto de vista de negócios deixar ele mais pesado e lançar mais rapidamente, e deixa o cliente gastar os tubos num hardware prá rodar a bagaça.

Que radiacal...não pensei que iam pular do C++ para Assembly,achei que iriam citar C :(
vtrx
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Mai 2015 22:09

A parada do assembly foi brincadeira... Foi se o tempo do Atari aonde o processador tinha que processar o jogo somente durante o retorno do traço do CRT.
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Scripts ( Python, Lua, SQL, PHP, HTML, Matlab, etc... )