Arduino vs Genuino

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Arduino vs Genuino

Mensagempor mastk » 19 Out 2015 07:27

Porque essa divisao? Patentes?
mastk
Dword

Re: Arduino vs Genuino

Mensagempor brasilma » 19 Out 2015 07:59

" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Out 2015 10:09

O resultado disso vai ser o esvaziamento da marca em novos kits de qualidade, já que grandes marcas não vao mais aderir, e pra muitos eletronicos radicais ortodoxos daqui, isso é motivo de comemoração. Mas é uma pena, já que até onde sei, essa estava sendo a única iniciativa de padronização de firmware bem sucedida em diferentes plataformas de hardware. Vamos ver no que vai dar.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Out 2015 13:01

Penso que se for mantido o padrão, talvez a plataforma ganhe com o empenho de cada um dos grupos.

Eu gostei da proposta, pois trouxe um monte de gente para o mundo da microeletrônica de uma forma lúdica, e popularizou e tornou acessível uma série de dispositivos (sensores, atuadores, etc).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 20 Out 2015 15:06

andre_teprom escreveu:O resultado disso vai ser o esvaziamento da marca em novos kits de qualidade, já que grandes marcas não vao mais aderir, e pra muitos eletronicos radicais ortodoxos daqui, isso é motivo de comemoração. Mas é uma pena, já que até onde sei, essa estava sendo a única iniciativa de padronização de firmware bem sucedida em diferentes plataformas de hardware. Vamos ver no que vai dar.

Andre, penso que com o Arduino a oferta de kits de desenvolvimento e solucoes estagnou, tenho ate a impressao que o mercado meio que acomodou com o Arduino, eh apenas um ponto de vista, mas coloque o pro e contras de meados de 2005 e agora e veja se de fato, no geral estamos melhores? Eu prefiro ter um leque de nucleos em vez de ARM e um leque de solucoes do que apenas Arduino, as coisas ficam mais dinamicas e o mercado mais competitivo.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Out 2015 15:41

mastk escreveu:penso que com o Arduino a oferta de kits de desenvolvimento e solucoes estagnou, tenho ate a impressao que o mercado meio que acomodou com o Arduino, eh apenas um ponto de vista

Os kits de desenvolvimentos ao meu ver acho que estão acompanhando a tecnologia sim.
Por exemplo, veja quantos kits Cortex-A8 temos vistos por aí, e nem todos são compativeis com Arduino.

Mas no caso especifico dos Arduinos, posso citar o caso de um amigo meu que está fabricando impressoras 3D sem ter de montar ou mandar fabricar uma PCB sequer. Além disso, ele que fazia algoritmos super-complexos, nunca havia programado um uC, e com o Arduino ele já está fazendo muita coisa.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 20 Out 2015 16:26

Sim, existem os ARMs pesados rodando linux, que estao evoluindo de fato, mas solucoes como o lanchpad da Texas, Freescale, Microchip e outros no mundo 8 e 32 bits, agora ou eh Arduino ou coisas com Linux, aquele meio termo aonde estava o MIPS32, ColdFire, AVR32 vem sumindo, para bem ou para pior as coisas mudaram, e talvez com esse atrito mudem novamente.
mastk
Dword

Mensagempor EvandrPic » 20 Out 2015 17:31

Concordo plenamente com isso...

brasilma escreveu:Penso que se for mantido o padrão, talvez a plataforma ganhe com o empenho de cada um dos grupos.

Eu gostei da proposta, pois trouxe um monte de gente para o mundo da microeletrônica de uma forma lúdica, e popularizou e tornou acessível uma série de dispositivos (sensores, atuadores, etc).
EvandrPic
Dword

Mensagempor norad58 » 27 Out 2015 10:36

Acabei de comprar uma Intel Galileo Gen2, achei interessante esta IDE Arduino, nunca tinha utilizado, antes para o AVR eu usava o Studio AVR, isto é, antes pra uma determinado MCU tinha que ter uma IDE.
Gostei o que fizeram com a IDE do Arduino, não importa o hardware, o tipo de MCU, porta facil uma aplicação escrita em C de uma plataforma pra outra. Não importa se tem um hardware com 8 ou 32 bits, nem tem que esquentar a cabeça com assembly ou com as bibliotecas dos perifericos.
Tipo , plugou compilou funcionou...bem pratico.
norad58
Word

Mensagempor tcpipchip » 27 Out 2015 14:14

Reescrevam a BIOS. Se não engano foi a PHOENIX.

Pena que é caro! Inviável!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor norad58 » 27 Out 2015 15:02

Mas no caso especifico dos Arduinos, posso citar o caso de um amigo meu que está fabricando impressoras 3D sem ter de montar ou mandar fabricar uma PCB sequer. Além disso, ele que fazia algoritmos super-complexos, nunca havia programado um uC, e com o Arduino ele já está fazendo muita coisa.

Pretendo fazer algo parecido, um tempo atras eu estava portanto o firmware Marlin RepRap pra arquitetura de MCU 8 bits da Freescale, todo codigo era baseado no Arduino AVR, mas com estas inovações recentes, melhor colocar uma placa compativel com Arduino com processamento 32bits, como o da Galileo, fazer algumas modificações e recompilar o codigo.
Fica mais rapido, perde menos tempo no desenvolvimento, tem mais memoria e já possui USB e Ethernet pra ligar com o PC.
norad58
Word

Voltar para ARDUINO