No caso do Fiesta quase passei por isso. Comprei um 0Km, quando fui usar Etanol pela primeira vez no inverno, percebi que o sistema de partida a frio simplesmente lavou o motor com gasolina.....
Descobri a tempo o problema, pois o cheiro de gasolina era forte e vi que estava mal conectado as mangueiras plasticas de 4mm na conexão de engate rapido que leva a gasolina ao coletor de admissão. Pra mim este sistema de partida a frio da Ford foi mal projetado, sem segurança, serviço de porco!
Atualmente estou no segundo Idea e gosto do carrinho, foram sempre 1.4, e ágil, econômico, bom espaço para família com 4 pessoas, bom mercado, seguro justo, e neste segundo que precisei trocar freio e embreagem percebi vantagem no custo do serviço, para o modelo 1.8 os mesmos custam quase o dobro.
Brasilma,
Já tivemos problemas com um Idea Etorq1.6, devido a calço hidraulico produzido por "chuva forte", isso mesmo!, Tem um falha no projeto na captação de ar para o filtro do motor, nos modelos com motor Etorq 1.6 e 1.8 até o modelo 2014 não tinham resolvido o problema. Também no modelo Etorq 1.8 onde o pistão é mais largo que o curso, em algumas unidades acontece do pistão querer girar "assim moe a biela e destroi o pistão", li que um um recall do firmware da central eletronica resolveria o problema, pois devido a "qualidade de nosso combustivel" estava ocorrendo a pre-detonação . Tem varios relatos na internet. Se vc tiver o modelo Etorq 1.8 não recomendo ficar muito tempo com este veiculo. Os modelos antigos 1.4 e 1.8 com motor GM são mais confiaveis mecanicamente, mas consomem mais combustivel.
Kraft,
O Honda City sempre custou caro, mais que a media dos carros de mesmo porte. Conheço gente que tem Honda Fit(com quase 200milKm) , Civic e Corolla dizem que o carro dá pouco problema, fora aqueles que "inventam" na concessionaria.
Manutenção destes carros japoneses não é barata, pelo menos são muito mais confiaves que os carros franceses vendidos aqui no Brasil.
Carro frances nem na Europa tem valor, o europeu prefere o uso de carro alemão como Opel, Audi, Bmw, Volks.
Acho que o pior de todos é o Logan da Renault, campeão de problemas,....Fujam.....

Agora o mais serio... Pode ser com qualquer montadora nacional, o conhecido Cambio Robotizado, cambio semi-automatico, powershift, ou outro nome, se tiverem um carro com esta bomba de cambio, passem pra frente. Tem varios relatos que este cambio, não passa de 3 anos de uso, quando danifica, o custo passa dos R$7000,00 na manutenção fora da concessionaria. Isso não ocorre com cambios Automaticos(poucos modelos possuem este cambio) e manuais.