Agora são 6 placas de 150W , 04 delas já estão num suporte definitivo de aluminio ( fiz neste fim de semana ) , e 02 delas ainda estão num suporte provisório de madeira. Fiz a correção de direção, colocando todas as placas direcionadas para o Norte Verdadeiro, recebendo iluminação do nascer ao por do sol de forma constante o dia inteiro.
Voltei a utilizar o sistema em 17,8V novamente , e percebe-se que quando o grid tie GTI 1000 ( modelo de 10,5 a 30V de entrada ) está trabalhando ligado direto nos painéis paralelados com tensão acima de uns 16,8 ou 17 Volts ( mínimo de 06 placas ) , ele eleva a eficiência de 0,72 para algo em torno de até 94% ( FP 0,94 ) . Em torno de 16,3V , ele trabalha com eficiência de 60 a 76% ( FP 0,72) . Com 15,38V e 04 painéis ele não passa de uns 65% ( FP 0,65 ). Acho que com 08 placas ele vai chegar nos 17,8V que seria o ponto de máxima potência das placas.
Nos testes com tensões de 23 a 29V , ele dava fácil até 98% de eficiência ( FP = 0,97 ) com 04 placas e cheguei a medir potências ativas constantes de 300W. Mas com a quantidade maior de painéis fiquei preocupado com o fato de que uma das baterias limitadoras poderia abrir e queimar o inversor por sobretensão de 35 a 40V .
Estou preparando outro quadro de QDCC mais organizado e com menos ou nenhum instrumento de medida , só vou colocar um shunt 120A pra retirar uma amostra da corrente DC circulante e uns 16 Mini Disjuntores Steck .
Outro Quadro AC vai ficar com uns 04 disjuntores e os inversores ON GRID e OFF GRID , e uns dois medidores Kill a Watt na saída AC pra contabilizar a geração, e mais nada. Cabos Azuis e Vermelhos vindos dos painéis de no máximo 05 metros de comprimento cada um , flexiveis de 10mm para minimizar as perdas e 02 fios por painel. ( um exagero , mas acho que vai ficar extra ).
Ontem quando terminei a instalação no suporte de alumínio choveu , hoje gerou 2,1 Kwh de 07:30 quando iluminou todos os painéis até as 14:00h , mas na parte da tarde ficou nublado de novo. Portanto não deu pra ver a geração máxima num dia inteiro . Por volta de 12:00 estava injetando 410w por hora de forma constante , mas registrou pico máximo de 492w ativo e 570 VA com FP = 0,72.
De 06:00 Às 07:30h o medidor da concessionária tinha andado 0,5KWh , às 14:00h estava no mesmo lugar, então eu gerei toda a energia consumida de 07:30 às 14:00h = 2,1KWh.
Pode ser que agora eu já esteja gerando o total de 3Kwh por dia , o que corresponde a 25% do consumo diário atual que está próximo de 12kwh , já incluídos as 02 geladeiras e 01 freezer , mais 02 ar condicionados inverter durante a noite e mais o sistema DVR de gravação de imagens que funciona 24h e são os equipamentos de maior consumo os menores são os ventiladores , lampadas de led, notebooks,TVs e outros.
Digo mais ainda : pode ser que eu já esteja gerando toda a energia necessária durante o dia de 06:00 às 18:00h na minha casa, com exceção dos dias nublados, ou em dias que utilizar forno elétrico, ou máquina de lavar ou por passar roupa. Isto é muito gratificante , e não vou desistir tão cedo do objetivo final.