Como funciona realmente um Inversor Grid Tie Chinatown ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Re: Como funciona realmente um Inversor Grid Tie Chinatown ?

Mensagempor brasilma » 05 Fev 2016 13:33

Deixa-se de pagar!

Nos 150 pila considerei taxa de disponibilidade de 50 pila, ou seja, considerei que o sistema que indiquei (para mais informações de desempenho basta acessar o link) produza no mínimo R 200 por mês, 50 perdemos por conta da taxa, portanto sobra R 150.

No sistema on-grid não é preciso se preocupar com alguma demanda instantânea maior ou em períodos sem sol, a rede pública cobre...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 05 Fev 2016 14:16

Realmente não precisa dispensá-lo. O que eu quis dizer é que o microondas não tão vilão assim. Sua criança não come o tempo todo. p.ex. uma mamadeira esquenta em menos de 2 minutos e vc pode ficar horas sem ligá-lo.
Lém casa os vilões: 2 tvs + 2 receptores digitais média 8H / dia , 2 máquinas de lavar e claro, geladeira

Antigamente quando o consumo era bem pequeno, vinha na conta algo assim "seu consumo não foi suficiente para gerar cobrança" e ela vinha com R$0,00. Hoje em dia inventaram filhadaputamente esta taxa de disponibilidade .. ah e também cobram uma taxa de iluminação pública. pqp tnc seus fdp!

Me lembro vagamente que alguém deste forum mesmo mostrou um gerador que era um concentrador solar com um gerador supostamente era mais eficiente do que um painel. O preço já estava rondando o bolso de um mero mortal como eu. Uma opção minimamente curiosa. Qualquer momento me lembro do link. Se vc achar 1º, por gentileza...
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Fev 2016 14:51

A eficiência está ligada a questão de como ocorre a conversão da faixa de espectro de radiação em energia elétrica.

O espectro de radiação que chega até o painel vai do ultra violeta até o infra vermelho, uns 1.200 nm de largura, porem deste total, cada tipo de semicondutor utilizado na fabricação do painel consegue aproveitar apenas uma faixa do total.

Já num concentrador todas as faixas são utilizadas para produzir calor e energia, sendo portanto mais eficientes.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor migleo » 10 Fev 2016 15:52

Amigos, respondendo algumas questões comentadas anteriormente:

- Zé , As duas baterias de 115Ah estão somente fazendo um papel de limitadoras de tensão , como o controlador de carga carrega o banco 24v , e o inversor está ligado em cima das baterias, a tensão na entrada do inversor nunca chega aos 30V porque a bateria limita mantendo sempre abaixo de uns 29V , portanto dentro da margem de funcionamento do inversor( 10,5 a 30V ). Desta forma as baterias nem chegam a carregar , porque quase toda a corrente que chega nelas vai para o inversor imediatamente.

- Brasilma, Os painéis estão cobertos por um novo seguro residencial no banco itaú, um seguro de R$67,00 mensais , que protege os paineis de aquecimento de água e de geração de energia em cima da casa de ventania / chuva de granizo, pelo menos é o que consta no contrato assinado. Acho que está devidamente protegido.

- Brasilma, por enquanto estão presos com arame de espinar em cima do telhado, a instalação mecânica definitiva com suporte de alumínio ainda não foi feita , ainda não tive disposição para fazer a atividade no sol que está rachando a cuca. Mas já tenho materiais suficientes. hoje são 04 paineis e estão gerando 2KWh por dia = 60Kwh por mês = +- R$60,00 por mês. Tem dia que dá 2,5Kwh.

- Kraft , as lâmpadas de led eu recomendo as do fabricante / modelo Golden A60 10Watts branca fria 6500 K bivolt 200 graus de abertura ( são ótimas e não perdem pra nenhuma fluorescente compacta ), são as mesmas que vieram nos primeiros ventiladores Universe Turbo Keepe Motor que comprei.

- Brasilma, já ando fazendo a conta que você comentou anteriormente, se o dindim investido na energia alternativa estiver aplicado no banco, não vai render o que eu ando economizando mensalmente na conta de energia, e só de estar caminhando na direção de baixar ao mínimo a tarifação e os 30% de ICMS impostos sobre o consumo da energia elétrica, já me dou por satisfeito.

- Estou numa fase em que já gastei comprando todo o essencial, e pra ampliar é só colocar mais painéis solares ( +- 700,00 com frete incluso para cada um de 150W) . Com mais R$ 2.800,00 eu dobro a energia que eu gero hoje ou com 5600,00 eu triplico. Até agora acho que já gastei uns R$6.000,00 em torno da energia solar + 2500,00 de ventiladores de alta eficiência.

Só em dezembro , comprei uns 400 dólares de traquitanas solares em Malden MA. nos EUA que a minha irmã trouxe pra mim. Controladores de carga LMS2430 com 2 usb , tem display e 03 botões amarelos, mede tensão de entrada vindo dos painéis, mede tensão da bateria, corrente da bateria, corrente de saída na direção da carga, disponibiliza ajustes manuais de parâmetros de carga , conexão e desconexão da carga. Excelente controlador de carga. Wattimetros AC Kill a Watt EZ P4460 , Wattimetros AC 80 a 260V - 100A PZEM-061 para painel de comando.

Claro que se fosse fazer hoje, gastaria menos, porque seria capaz de definir só o que é realmente essencial :

Medidores de tensão DC os vermelhos do painel de comando comprei à toa e o modelo escolhido é muito frágilzinho e queimou com menos de 1 mês de funcionamento , desnecessários porque os próprios controladores de carga quando bem escolhidos são capazes de medir as tensões e correntes DC.

Medidores de tensão AC , o ideal é somente os wattimetros Kill a Watt , porque realizam todas as medidas corretamente, independente de estar ligado em inversores Senoidal pura ou onda modificada. Cuidado com a escolha correta , porque alguns Wattimetros baratinhos mais comuns queimam ao serem ligados em inversores de onda modificada, testei e o display dos wattimetros baratinhos esquenta e borra ao ser ligado em onda modificada.

Pra quem vai utilizar Grid tie, o painel de comando só precisa de disjuntores, base de tomada e wattimetro Kill a Watt , fiação de 10mm , conectores MC4 , painéis solares e nada mais é necessário.

Pra quem vai fazer on grid e off grid , precisa do quadro de comando mais elaborado com mais disjuntores , bases de tomadas, controladores de carga ,shunts e medidores , baterias,etc...

-
Asm51 desde 19-03-2003 Atmel Avr Assembler Projects
migleo
Byte

Mensagempor migleo » 18 Abr 2016 17:50

Agora são 6 placas de 150W , 04 delas já estão num suporte definitivo de aluminio ( fiz neste fim de semana ) , e 02 delas ainda estão num suporte provisório de madeira. Fiz a correção de direção, colocando todas as placas direcionadas para o Norte Verdadeiro, recebendo iluminação do nascer ao por do sol de forma constante o dia inteiro.

Voltei a utilizar o sistema em 17,8V novamente , e percebe-se que quando o grid tie GTI 1000 ( modelo de 10,5 a 30V de entrada ) está trabalhando ligado direto nos painéis paralelados com tensão acima de uns 16,8 ou 17 Volts ( mínimo de 06 placas ) , ele eleva a eficiência de 0,72 para algo em torno de até 94% ( FP 0,94 ) . Em torno de 16,3V , ele trabalha com eficiência de 60 a 76% ( FP 0,72) . Com 15,38V e 04 painéis ele não passa de uns 65% ( FP 0,65 ). Acho que com 08 placas ele vai chegar nos 17,8V que seria o ponto de máxima potência das placas.

Nos testes com tensões de 23 a 29V , ele dava fácil até 98% de eficiência ( FP = 0,97 ) com 04 placas e cheguei a medir potências ativas constantes de 300W. Mas com a quantidade maior de painéis fiquei preocupado com o fato de que uma das baterias limitadoras poderia abrir e queimar o inversor por sobretensão de 35 a 40V .

Estou preparando outro quadro de QDCC mais organizado e com menos ou nenhum instrumento de medida , só vou colocar um shunt 120A pra retirar uma amostra da corrente DC circulante e uns 16 Mini Disjuntores Steck .

Outro Quadro AC vai ficar com uns 04 disjuntores e os inversores ON GRID e OFF GRID , e uns dois medidores Kill a Watt na saída AC pra contabilizar a geração, e mais nada. Cabos Azuis e Vermelhos vindos dos painéis de no máximo 05 metros de comprimento cada um , flexiveis de 10mm para minimizar as perdas e 02 fios por painel. ( um exagero , mas acho que vai ficar extra ).

Ontem quando terminei a instalação no suporte de alumínio choveu , hoje gerou 2,1 Kwh de 07:30 quando iluminou todos os painéis até as 14:00h , mas na parte da tarde ficou nublado de novo. Portanto não deu pra ver a geração máxima num dia inteiro . Por volta de 12:00 estava injetando 410w por hora de forma constante , mas registrou pico máximo de 492w ativo e 570 VA com FP = 0,72.

De 06:00 Às 07:30h o medidor da concessionária tinha andado 0,5KWh , às 14:00h estava no mesmo lugar, então eu gerei toda a energia consumida de 07:30 às 14:00h = 2,1KWh.

Pode ser que agora eu já esteja gerando o total de 3Kwh por dia , o que corresponde a 25% do consumo diário atual que está próximo de 12kwh , já incluídos as 02 geladeiras e 01 freezer , mais 02 ar condicionados inverter durante a noite e mais o sistema DVR de gravação de imagens que funciona 24h e são os equipamentos de maior consumo os menores são os ventiladores , lampadas de led, notebooks,TVs e outros.

Digo mais ainda : pode ser que eu já esteja gerando toda a energia necessária durante o dia de 06:00 às 18:00h na minha casa, com exceção dos dias nublados, ou em dias que utilizar forno elétrico, ou máquina de lavar ou por passar roupa. Isto é muito gratificante , e não vou desistir tão cedo do objetivo final.

Imagem

Imagem

Imagem
migleo
Byte

Mensagempor migleo » 26 Abr 2016 10:26

Este post é um pseudo relatório fotográfico para quem precisa ver uma bateria Estacionária Freedom Heliar DF2000 por dentro , procurei na internet por vários dias e não vi em lugar nenhum as fotos com um ensaio semi destrutivo da bateria pra ver os detalhes de construção internamente.

Com estes detalhes , você consegue completar o ácido sulfúrico ou completar com água desmineralizada , caso sua bateria esteja quase seca internamente, sem destruir a bateria.

O procedimento correto é o seguinte:
- Utilize por sua própria conta e risco , utilize luvas , óculos e o que mais tiver como equipamento de proteção, não esqueça da roupa velha, porque a mínima porçãozinha do ácido vai comer sua bermuda ou camisa novinha fazendo um buraquinho ou buracão .

- Sem abrir a tampa da bateria, basta fazer os furinhos na tampa conforme indiquei nas fotos, com diâmetro da agulha que vai utilizar, nos pontos específicos e utilizar uma seringa de agulha grossa com comprimento do metal da agulha de 4,5 a no máximo 5cm, para que consiga injetar nos compartimentos e retirar o excesso mantendo o compartimento com o máximo de líquido sem extrapolar o limite. Depois ao final , é só tampar os furinho feitos na tampa com cola, e pronto.

A outra alternativa é a semi destrutiva que eu fiz, descolando a tampa que dá um trabalhão danado e tem uma dificuldade enorme pra selar a bateria novamente. Diria mais, se abrir a tampa como eu fiz , sua bateria nunca mais será a mesma, porque não vai selar como foi selada originalmente.

Claro que existem situações em que a bateria já colou alguma placa, e aí tem mais e que jogar a bateria fora e comprar outra.

Se tiver dificuldade de visualização dos detalhes , clique na foto com botão direito e escolha abrir em uma nova guia onde poderá dar zoom.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
migleo
Byte

Mensagempor migleo » 08 Jun 2016 10:43

Novas fotos do projeto depois do ultimo suporte de alumínio que fiz , agora faltam 02 painéis solares para completar o segundo suporte , e depois organizar os cabos com eletrodutos anti chama de 2 polegadas entre o telhado e a laje, seguindo até as 02 caixas para Quadro de comando ( uma de 500x400x200 só para Distribuição de CC = QDCC que já está na foto abaixo , outra de 500x500x200 para os Inversores On Grid e Off Grid que já está pronta para fixar na parede, e posteriormente mais uma para Distristribuição AC = QDAC ) .

Imagem

Imagem

Imagem
migleo
Byte

Mensagempor migleo » 23 Nov 2016 10:56

Mais um atualização no projeto Solar , melhoria nas instalações .

Hoje são 06 ventiladores Universe Turbo baseados em Keppe Motor e quase 100% de toda a iluminação LED da casa, todos com possibilidade de escolha entre a energia solar e a energia da concessionária através de um interruptor disponível em cada ambiente, 02 Geladeiras e 01 Freezer ( os 03 com ótimos Corretores Dinâmicos de Fator de Potência desenvolvidos por mim ( FP próximo de 0,95) e redução de 30 a 40% de consumo utilizando parâmetros configuráveis do Termostato controlador eletrônico Tic 17 rgti Fulgauge ), entre outros detalhes. Os resultados sobre o consumo de energia podem ser vistos no tópico antigo sobre a Geladeira frost free econômica.

Imagem

Hoje continua com os 06 paineis solares monocristalinos 36 células 150W cada um , fixados em suportes feitos em cantoneiras maciças de alumínio com espessura de 1 e 1/4 de polegada, inclinados e direcionados corretamente para o norte verdadeiro, todo o cabeamento dos painéis são independentes e com fio flexível 10mm vermelho e azul , uma caixa controladora à esquerda somente para os disjuntores bipolares Steck de 10A , outra caixa controladora na foto com 02 inversores independentes ,02 medidores de consumo para On e Off Grid, fonte 14,4V 30A para carregar bateria estacionária 220Ah e garantir energia para iluminação emergencial com sol ou com chuva, controlador de carga pwm 30A com possibilidade de configurações de parâmetros de carga e descarga, Timmer, Cooler para resfriamento ligado direto na energia solar. Esta medida de potência indicada no medidor foi num instante de sombreamento por nuvem ,porque é normal ver picos de até 580W.

Imagem

Imagem
migleo
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos