IMPRESSORA PARA CIRCUITOS IMPRESSOS

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor phophollety » 05 Mar 2007 21:29

Legal a iniciativa, gostaria de acompanhar os resultados...

Também seria legal ao invés de tracionar o pci, fazer um sistema com duas guias de scanner (iguais, com as buchas) e tracionar o conjunto todo de impressão, ai ficariam x e y móveis.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Que chato

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 06 Mar 2007 00:24

aaaa
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor LUCK » 06 Mar 2007 00:32

Phophollety, não tem como configurar o teu teclado não? :?
Fica muito ruim de ler os teus posts assim...

até mais...
LUCK
Byte

Mensagempor phophollety » 06 Mar 2007 06:58

Voces estao vendo todos os acentos sendo trocados por pontos de interrogacoes (este pedaco eu escrevi sem acentos e cedilhas)

Pq o seu post para mim lucky apareceu assim, bom, bem estranho isso, deve ser por o meu profile estar todo em ingles, vou alterar.
Obrigado pelo toque, abraços!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor sfavaro » 10 Mar 2007 19:19

Lamento informar que a minha impressora está com problema, apesar de puxar a placa (comando nos botões frontais), quando mando imprimir, ela gerencia a impresão como se estivesse imprimindo, dá como finalizada a impressão, mas nem se movimentou.
Substituí o cartucho por novo original, testei no w98, w2000 e Linux, infelismente nada.
Acredito que como ficou parada muito tempo, algo deve ter ocorrido, não creio que seja algum sensor, pois só possui um, de papel, e está bom, pois quando o aciono puxa o papel. O cartucho que estava nela, estava danificado, só se pifou também o controador do cartucho.

Se conseguir outra tentarei, mas acredito que agora irá demorar mais.
sfavaro
Bit

Mensagempor MTC » 23 Mai 2007 14:31

MTC
Byte

Falta a tinta certa

Mensagempor edsont » 10 Ago 2007 22:06

Comprei 2 impressoras velhas Epson para tentar montar uma p/ PCB. A primeira, uma SC670, já era.

Coloquei tinta de marcador permanente. A cabeça entupiu; o álcool da tinta fez o resto de tinta que já estava na cabeça coagular. Na tentativa de desentupir acho que danifiquei por excesso de pressão (usando uma seringa com álcool). Ela não faz mais o ruido agudo quando imprime, ou melhor, quando deveria imprimir.

Outro problema que constatei foi em relação a viscosidade da tinta. A tinta não pode ser muito fina senão ela espalha pela superfície da cabeça ao invés de ficar nos orifícios, e se for muito viscoso, não passa pelo furo ou cobre todos os furo formando uma camada grossa que impede a formação dos jatos.

A tinta de marcador fica meio grudento quando seca. pensei em usar tinta de caneta p/ quadro branco, mas não sei se resiste ao percloreto e se pega no cobre.

Outra opção seria usar tinta de plotter usado em banners, mas perguntei a um vendedor do mercadolivre e ele respondeu que eu não deveria fazer isso porque a tinta é solvente puro e corroe a maioria dos plasticos.

Precisamos encontrar (ou fazer) uma tinta que tenha:
-viscosidade ideal para a cabeça da impressora;
-resistente a água e ao percloreto;
-que não entupa facilmente a cabeça e seja fácil desentupir caso ocorra;
-tenha aderencia ao cobre (que não forme aglomerados como mercurio);
-secagem rápida;
-e principalmente barata.

O pessoal lá fora está usando um tal de MISPRO amarelo, mas acho que aqui não tem dessa tinta. Alguém tem outra idéia???
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor miggas1 » 05 Set 2007 15:43

Deveria entrar em contato com este pessoal que vende tinta no ML, para ver se eles consegue esta tal tinta MISPRO, ou equivalente que funcionasse. Esse sistema seria uma mão na roda para pelo menos fazer placas protótipos.
miggas1

Mensagempor edsont » 06 Set 2007 10:05

Estou trabalhando na modificação do chassis da Epson 777. Acho que vou usar o cartucho da C92 (durabright ultra) e usar o processo de cura da tinta por aquecimento. Este cartucho é o mais barato.

Quanto as tintas compatíveis acho que não são a prova d'água (no papel). São corante e não pigmento. Tem um outro cartucho que é a Chrome, usado pelas impressoras que imprimem em CD, o manual diz que não deve ser manuseado nas 24h após a impressão. Não deve ser muito diferente das outras.

Vou precisar adaptar o chip direto na cabeça e tentar colocar o outro cartucho da C92 no lugar da original que não é durabright. O chip dá pra resetar por software neste modelo.

Assim que terminar a modificação e fizer os primeiros testes posto os resultados. A propósito, a minha SC670 já era. A vantagem dela era que o cartucho não tem chip.
edsont
Word

Mensagempor rocknroll » 07 Set 2007 10:28

Eu comprei uma Photo R270 da Epson e por isso aposentei minha 777. Irei trabalhar em cima dela para ver se consigo algo. O único problema é que ela já não estava legal, por isso comprei outra...
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor edsont » 07 Set 2007 15:36

Eu desmontei uma 777 pra montar uma plotter ha alguns anos. Infelizmente joguei fora algumas partes dela. Se tivesse guardado poderia ser util principalmente p/ testar algumas modificações. Até a cabeça eu joguei fora; Só tinha alguns jatos danificados, mas p/ PCB bastaria ter uma das cores funcionando.

A plotter está funcionando, mas a caneta entope principalmente quando passa mais de uma vez por um ponto. Por isso quero fazer (modificar) uma impressora.

Estava pensando em montar uma bandeja de ferro com borda p/ alinhar a placa de PCB, assim dá pra alinhar ela num dos cantos para poder fazer dupla face (fiz isso na plotter, só que de plastico, usei uma prancheta de acrílico). O ferro é pra poder segurar a placa no lugar com ímãs-boro do tipo usado em geladeira. Mas isso ainda vai demorar um pouco.
edsont
Word

Mensagempor Alexandro » 04 Out 2007 17:02

Poxa , seria bom se alguem conseguisse fazer, eu gostaria de comprar uma dessas ! Fazer placa com um acabamento apresentavel é importante.
Alexandro
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 04 Out 2007 20:22

Galera, andei acompanhando de longe o papo, mas tenho que intervir.

Em primeiro lugar, agradeço por lembrarem do meu nome, tentanto me aproximar deste objetivo hoje trabalho numa empresa que faz recarga de tinta. Infelizmente os proprios fabricantes de tinta sao meio ceticos em fazer a tinta para pci. O problema é muito simples: Mercado. Eles dizem que tem pouco mercado para fazer modificacao da tinta.

O problema não é mecanico ou de software. O problema é só a tinta. O resto nao se discute.

Minha esperança estava em dois pilares. Primeiro: Um fabricante que conheci diz que tem a tinta, mas infelizmente nao posso comprar como pessoa fisica. Para comprar dele, teria que importar isso. Ele ficou de me mandar uma amostra, mas o papo coagulou e perdi o fio da meada.

O segundo era as impressoras ploter que imprimem em banner. Algumas mais aceitaveis usa mecanismo EPSON e cabecas de impressao EPSON para impressao a 1440 dpi. O problema é que tanto a cabeca como o conjunto hidraulico são proibitivos para meu bolso. Ja testei a tinta durabrite diretamente no cobre. A tinta nao gruda no cobre. Logo, impressora de CD é fria para este proposito. A tinta sai no dedo.

A teoria da rapaziada que fez do link do inicio é imprimir normalmente na placa com tinta comum e depois assar a placa, para fazer a tinta virar carvao(Toner) O toner se funde na placa e segura a corrosao.

A impressao a laser diretamente na placa nao vira pq a eletricidade atrai o toner para a placa e as trilhas ficam uma bosta. A laminacao a quente é uma esperança viavel.

Imprima seu circuito numa impressora laser comum usando uma folha de poliester. (Custo aproximado da folha A4 R$ 0,70) não é impossivel achar, pois arquitetos gostam destas folhas. Achei na Barra Funda em SP uma lojinha que vende destas folhas. Sei até quem distribui estas folhas. De toda forma. Imprima a placa na impressora laser usando estas folhas de poliester. Depois passe numa laminadora a quente. (Uma sucata de impressora laser velha tb da conta do serviço, basta pegar uma unidade de fusao de impressoras laser, fazer algumas adaptacoes e ela pode trabalhar como laminadora a quente. Passa a folha com a placa pela laminadora e espera esfriar depois a placa. Remova a folha de poliester lavando a placa ou deixando a placa de molho em agua fria, retoque as trilhas que ficarem ruins (è sempre bom olhar) e depois jogue no percloreto.

No forum antigo eu tinha explicado como funcionava os processos de impressao jato de tinta da epson as nao epson (Impressao jato de tinta termica), qualquer coisa posso voltar a explicar aqui tambem.

De toda forma, assim que eu conseguir a tinta, passarei as cordenadas para todos poderem montar suas proprias impressoras.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor edsont » 05 Out 2007 08:36

Valeu Wagner.

Só a titulo de curiosidade, a Dimatix tem uma impressora que vem com cartuchos vazios para colocar o que quiser dentro:
http://www.dimatix.com/divisions/materi ... tridge.asp

Tem um documento lá com as características ideais para o fluido (tinta):
http://www.dimatix.com/files/Dimatix-Ma ... elines.pdf

É só curiosidade mesmo, mas quem sabe um dia não aparece um louco fazendo uma dessas num fundo de quintal...
edsont
Word

Mensagempor xultz » 05 Out 2007 09:53

Eu uso as folhas de poliéster há anos passando o toner com o ferro de passar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos