MATLAB

Sintaxe e uso de Scripts e Marcadores

Moderadores: 51, guest2003

MATLAB

Mensagempor mastk » 27 Dez 2014 12:52

Com 130 obamas se pode comprar uma licenca original do MATLAB, 39 obamas para cada modulo adicional, precos bem legais, na medida em que nao ha impostos, daria algo em torno de 370 dilmas e cada modulo mais 100 dilmas e ai penso eu, do que usei ate agora, o MATLAB nao passa de um C metido a besta, com varios modulos e interfaces prontas, o SIMULINK eh legal mas tem umas cagadas de interface.

Das materias da engenharia que pretendo manter apos o fim da faculdade, MATLAB eh uma que sempre achei curiosa, as vezes namoro livros do assunto, mas nao sei se vale a pena dominar, ao que parece ele eh um padrao de mercado e ate hoje ja passei por algumas situacoes que uma simulacao ou lidar adequadamente com dados teriam salvado o dia.

E no caso dos senhores?
mastk
Dword

Re: MATLAB

Mensagempor andre_luis » 27 Dez 2014 13:19

No meu caso, foi bastante usado na faculdade em várias disciplinas, seja direta ou indiretamente. Se olhar pro meu projeto final da faculdade, embora não tenha sido parte do trabalho, até o utilizei para calcular a probabilidade de ocorrencia de uma certa combinação de bits. Ou seja, é uma ferramente sempre necessária no mundo academico da Engenharia ( admitindo que voce escolherá matérias mais analiticas, como foi meu caso ), sendo sua principal utilidade, a geração de gráficos de dados medidos, e a comparação com modelos gerados por regressão polinomial.

Já no mundo profissional, nunca tive o privilégio de usaro o SIMULINK, mas conheço uma pessoa que modelava o comportamento de um No-break ( indutores, capacitores, carga, chaveamento ) para saber da reação de variações na entrada para definir o controle PID na saída.

Enfim, cada caso é um caso...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Dez 2014 15:25

ONde que viste por esse preço?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor mastk » 28 Dez 2014 11:59

Aqui Aquino:

https://www.mathworks.com/store/link/products/home/new?s_iid=plp_buy_HU_bod

Pois eh Andre, na minha visao no papel/softwares as coisas vaem bem, porem eh dificil ligar com o circuito/realidade e dai acho que ler e praticar possam quebrar essa barreira.
Dou um exemplo de um step-up que fiz de 4V para 300V, foi umas duas semanas em testes de valor de capacitor, indultor e circuito ate dar certo.
No presente momento, nao estou lidando com projetos que sejam simulaveis ou depedam de experimentos, mas se aparecer eh sempre bom ter uma carta na manga e estou achando melhor treinar Street Fighter.
mastk
Dword

Mensagempor bruxo » 24 Fev 2016 15:35

Para algumas coisitas uso FreeMat
bruxo
Byte

Mensagempor brasilma » 24 Fev 2016 17:14

Tem o Octave https://www.gnu.org/software/octave/ também...

Instalei Action Stat no meu Excel

Aproveitando o gancho, se entrar aqui (se der erro basta clicar no menu ao lado em "disciplinas oferecidas" e volta ao caminho...) https://uspdigital.usp.br/janus/compone ... nicial.jsf (clicar em "listar disciplinas...") vão aparecer as unidades de Pós-Graduação, clicando na de interesse podem aparecer áreas de concentração, clicando nestas aparecem as disciplinas oferecidas, tendo alguma que interesse verificar as normas para inscrição aqui http://www5.usp.br/servicos/aluno-espec ... graduacao/ . Importante dizer que as matérias não são oferecidas todos os semestres, há professores que oferecem no primeiro ou no segundo, e tem ano que não oferecem. Portanto tem de batalhar um pouco.

Em maio irei fazer como ouvinte uma matéria que aborda o planejamento e otimização de experimentos.

Ementa: Apresentar os princípios do planejamento e otimização de experimentos, mostrando a teoria e exemplos da utilização de planejamentos completos e fracionários. Discutir e apresentar a teoria relacionada com a proposição de modelos estatísticos para dados experimentais, definir os procedimentos de planejamentos e otimização multivariada, análise e a interpretação estatística dos dados (Análise de variância). Construir uma visão crítica sobre os métodos multivariados mais apropriados no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

Justificativa: Os temas abordados na disciplina têm caráter interdisciplinar e proporcionarão uma visão crítica de planejamentos, análise e interpretação de resultados experimentais. As ferramentas quimiométricas têm sido frequentemente empregadas para o desenvolvimento de métodos, otimização e para explorar um conjunto de dados e informações originados de um determinado sistema. São ferramentas importantes para otimização, pois fornecem com um número reduzido de experimentos uma maior quantidade de informações sobre a influência das variáveis estudadas bem como suas interações.

Conteúdo: 1- Conceitos básicos de estatística; 2- Erros e tratamentos dos dados analíticos; 3- Introdução à Quimiometria 4- Princípios e definições do planejamento de experimentos; 5- Métodos de otimização univariado e multivariado; 6- Planejamento fatorial; 7- Planejamentos fatoriais fracionados; 8- Modelos de regressão (Composto central, Doehlert, Box-Behnken) 9- Triagem de variáveis; 10- Modelagem e avaliação estatística; 11- Análise de dados e interpretação de resultados; 12- Estudo de casos
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor eletroinf » 24 Fev 2016 20:56

Além do Citado Octave, tem o Scilab.

Neste, que eu simpatizo mais, portei vários dos scripts Matlab da faculdade e todos funcionaram.
Algumas coisas são "menos prontas" do que o Matlab.

No meu entendimento, para projetos não tão complexos, se consegue usar Scilab ou Octave.

.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 24 Fev 2016 21:38

O unico problema do Scilab, ao menos pra mim, é que trava bastante.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

FREEMAT

Mensagempor menegola » 28 Fev 2016 08:55

menegola
Word

Mensagempor eletroinf » 28 Fev 2016 22:39

Esqueci de python...

http://matplotlib.org/
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Voltar para Scripts ( Python, Lua, SQL, PHP, HTML, Matlab, etc... )