Nobreak off-line

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Nobreak off-line

Mensagempor Silvio51 » 07 Mar 2007 01:35

Pessoal....tenho um nobreak off-line que foi comprado p/ 110/110 e preciso "transformá-lo" em 220/110 sem usar transformador!!!
Tô pensando em usar um microcontrolador com pwm ou DSpic, mas pode ficar complexo pra uma coisa relativamente simples.
Como o espaço dentro do bicho é muito pequeno: o que vocês sugerem ???

ps: A corrente máxima é de 12A.
Silvio51
Byte
 
Mensagens: 383
Registrado em: 02 Nov 2006 14:04
Localização: Brasil

Mensagempor zielpunkt » 07 Mar 2007 09:11

Acho que vc deveria pensar em troca do transformador do no-break, pq as modificações não seriam apenas em sw. Teria problemas com o carregador de baterias, etc, que dependem da entrada de rede. Deve ficar +em conta procurar o fabricante e adquirir dele um trafo com entrada 220. O remendo acaba ficando +caro, se é que vc consegue atingir o resultado esperado.


Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte
 
Mensagens: 376
Registrado em: 12 Out 2006 11:36
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagempor andre_luis » 07 Mar 2007 11:08

Os enrolamentos do transformador já são calculados com um valor de ESPIRA/VOLT padrao. Se voce colocar no 220, mesmo que reduza a largura dos pulsos PWM voce vai acabar saturando o núcleo, super-aquecendo-o.

Resumindo, acho que nao dá certo. Se fosse o contrário ( reduzindo de 220 para 110 ) aí sim, poderia funcionar.

+++
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor Silvio51 » 08 Mar 2007 21:36

Eu acho que vocês não entederam bem...foi por minha culpa, pois não "detalhei" melhor o caso...
1 - Meu cliente comprou centenas de nobreaks off-line e quer que eu transforme em 220Vac (Entrada) e a saída continue em 110, já que a tensão disponível na rede dele é 220Vac. Pois bem. Como os colegas sabem, o nobreak off-line tem um by-pass da tensão de entrada para a sáda( relé ou triac, etc), aí eu já tenho um problema porque a tensão de entrada vai ser "by-passada" para a saída(no meu caso: 220Vac), o que não pode occorrer de forma alguma.
2 - O inversor do nobreak só entra em ação quando há falta de energia, onde nesse momento sua fonte, que é do tipo chaveada e até então só fazia carregar a bateria de 12vdc, torna-se agora um elevador de tensão para elevar a tensão da bateria e alimentar o conjunto "inversor" formado por power mosfets.
Resumindo: já tentei baixar a tensão com triacs com circuito discreto e também com o microcontrolador controlando seu ângulo mas foi um "desastre" hehehe. O triac "destrói" a senóide.
já tentei usar uma fonte chaveada de 13 volts em paralelo com a bateria, aí eu enganaria o nobreak e ele ficaria o tempo todo on-line. Porèm nesse caso a bateria teria a vida útil "esgotada" em poucos dias...
Ajudem aí.... tô quase tendo um "troço"....rssss
Silvio51
Byte
 
Mensagens: 383
Registrado em: 02 Nov 2006 14:04
Localização: Brasil

Mensagempor andre_luis » 09 Mar 2007 09:29

Sílvio,

O que voce descreveu agora, foi exatamente o que eu já havia entendido.
Olha, talvez haja uma outra solução sim, mas dependeria de uma adaptação na instalação do cliente.

É o seguinte: Se os 220v do cliente for trifásico, esqueçe. Mas se a instalação do cliente for 127v trifásico, onde o 220v é proveniente de 2 fases, basta o camarada puxar o fio neutro para a tomada.

+++
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ


Voltar para Circuitos Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x