Conectar Windows ao BeagleBone

Plataformas baseadas em ARM Cortex A8 ou superior

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Conectar Windows ao BeagleBone

Mensagempor wBB » 17 Jan 2017 12:24

Pessoal,

Não tenho conhecimento de Linux e estou precisando conectar meu notebook a um BeagleBone.

De um lado possuo um notebook com Windows 10. De outro uma placa de BeagleBone com Linux Angstrom. Normalmente eu conectaria um ao outro por meio dos drivers USB do BeagleBone para Windows, mas não funcionou. Portanto, optei por tentar conectar via ethernet. Se eu conectar meu BeagleBone num roteador, eu consigo enxergá-lo no notebook com Windows. Porém, preciso conectar esse BeagleBone direto no meu notebook, pois o roteador fica longe de onde estou e não há a possibilidade de usar outro roteador.

Em meu notebook tenho um adaptador "USB => Ethernet" para o caso de eu precisar usar cabo de rede. Inicialmente conectei um cabo comum entre o notebook e o BeagleBone (passando pelo adaptador USB => Ethernet), mas não aconteceu nada. Posteriormente conectei um cabo CROSS, mas também não funcionou.

Quando coloquei o BeagleBone no roteador (em que consegui enxergá-lo), o BeagleBone pegou automaticamente um IP válido em minha rede, então o acessei via browser.
Por padrão, o BeagleBone pode ser acessado pelo IP 192.168.7.2, conforme indicado nesta página abaixo, mas acessando-o diretamente de meu notebook não funcionou de jeito nenhum:
https://beagleboard.org/getting-started#step3

Alguém sabe como posso acessar o BeagleBone diretamente, via cabo de rede, a partir de um notebook com Windows 10?

Obrigado.
wBB
Bit

Re: Conectar Windows ao BeagleBone

Mensagempor andre_luis » 17 Jan 2017 13:48

Como primeiro passo, eu conectaria toda a parafernalha de Mouse, Teclado, LCD na placa, pras primeiras configurações.
Mas quanto ao acesso remoto, aparentemente tem de baixar o VNC não mão, já que não parece ser default da distro do BeagleBone:

Quando brinquei com meu PCduíno (que já vinha com VNC na imagem do cartão), eu acessava direto o desktop remoto dentro da plaquinha, e tinha vezes que eu até esquecia que não estava no desktop local(Windows), mas sim no remoto(Ubuntu), inclusive compilando de dentro dele mesmo as aplicações, sem ter de me preocupar em configurar nenhum cross-compiling da vida.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor wBB » 17 Jan 2017 16:48

andre_teprom,
esta não é uma opção para mim neste caso. Tem que ser tudo na marra mesmo, via linha de comando, pelo menos neste primeiro momento.

Obrigado
wBB
Bit

Mensagempor Maffeis » 17 Jan 2017 17:44

para ligar a placa direto no notebook vc precisa de um cabo crosover
Maffeis
Word

Mensagempor pamv » 17 Jan 2017 18:19

Ele não roda sshd para você conectar nele com o putty?
pamv
Word

Mensagempor wBB » 17 Jan 2017 18:57

Olá pamv, não sei o que é "sshd", mas estou tentando usar o Putty. Valeu!
Maffeis, estou tentando com cabo CROSS mesmo, porém não estou conseguindo fazer com que um IP que defini no Linux, se mantenha após o desligamento.
O que eu fiz foi, conectar o BeagleBone no roteador, descobrir o IP dinâmico atual, acessar via Putty, redefinir o IP para um número que escolhi, desligar o BeagleBone e ligar novamente. Ao reiniciar, o IP do BeagleBone volta para o valor que estava antes, com IP dinâmico.
Obrigado
wBB
Bit

Mensagempor pamv » 17 Jan 2017 20:38

Você pode pegar o MAC do BB e configurar o roteador para atribuir sempre o mesmo IP para ele ou desligar o DHCP do BB e configurar um ip estático bem alto de forma que mais ninguém na mesma rede o receba do roteador
pamv
Word

Mensagempor wBB » 17 Jan 2017 23:00

pamv, estou tentando justamente configurar o IP Fixo no linux para ver se consigo acessá-lo via cabo CROSS direto de meu notebook, pois não vou ter como ficar conectado no roteador.

Coloquei para rodar a ultima versão disponível do Debian para o BeagleBone. Não entendo nada de Linux, mas dei uma pesquisada e verifiquei que tenho que editar o arquivo \etc\network\interfaces e acrescentar as linhas abaixo no fim do arquivo (usei "\" em lugar de "/", pois não conseguia postar a mensagem com "/"):

#Interface Eth0
auto eth0
iface eth0 inet static
network 192.168.0.0
address 192.168.0.15
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1
broadcast 192.168.0.255
dns-server 192.168.0.1

Depois de salvar reiniciei a rede com o comando:
\etc\init.d\networking restart

Tudo OK.
Depois executei o ifconfig e verifiquei que realmente o IP ficou configurado com 192.168.0.15 como eu queria.

Porém, quando eu desligo e ligo novamente o BeagleBone, o linux volta a pegar o IP automático fornecido pelo roteador, mesmo estando configurada a placa eth0 no arquivo "interfaces" conforme indiquei acima.

Ele não está mantendo o IP fixo!!
Como faço para corrigir isso?
wBB
Bit

Mensagempor andre_luis » 18 Jan 2017 13:42

wBB escreveu:dei uma pesquisada e verifiquei que tenho que editar o arquivo \etc\network\interfaces e acrescentar as linhas abaixo no fim do arquivo (usei "\" em lugar de "/", pois não conseguia postar a mensagem com "/")

No Fedora eu usava outro comando system-config-network para configurar a rede, não sei se é standard em outras distros do Linux.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 18 Jan 2017 15:33

Você tem que desabilitar o dhcp no seu linux, isso muda de distribuição, se você não fizer isso, não importa a configuração que você coloque manualmente o dhcp vai pedir ip para o router.
Quando eu disse para você configurar o router para atribuir sempre o mesmo endereço para o BB eu estava tentando evitar a garimpagem de achar como se faz isso nessa distribuição. Você faz isso uma vez só no router e ela se mantém para sempre.
Alternativas a isso: o BB enviar periodicamente para algum lugar qual o ip que ele está usando, você rodar um scanner nessa rede (eu uso o aplicativo netscan do android) para localizar o BB pelo mac ou por portas de serviços, etc. O mais fácil, ainda acho é configurar o router para dar sempre o mesmo IP a ele.
Se quiser garimpar como desabilita o dhcp, uma busca por "disabling dhcp beaglebone" é um bom começo, retorna um monte de maneiras de acordo com a distribuição.
pamv
Word

Mensagempor wBB » 18 Jan 2017 15:45

Olá pamv, agradeço sua atenção, mas como comentei não posso ficar com o BeagleBone conectado ao roteador, ainda que sua ideia seja realmente boa e que funcione. Preciso dele do meu lado, conectado ao meu notebook diretamente. Normalmente isso seria feito via USB, mas os drivers não estão funcionando no meu Windows 10 (sei que em alguns funciona...). Mas vou tentar sua sugestão do DHCP também.
Valeu!
wBB
Bit

Mensagempor pamv » 18 Jan 2017 16:37

Você não pode ligar um cabo ethernet da porta do seu Notebook na porta ethernet do BB, como se faz para configurar roteadores? Eu tenho um BB mas nunca consegui usa-lo pois ele não aceita nenhuma fonte 5V que eu tenho, por isso eu não conheço essa distribuição que ele usa.
pamv
Word

Mensagempor wBB » 18 Jan 2017 17:37

pamv, não sei se entendi sua pergunta. Você quer saber se é possível ligar o BB ao Notebook via portas ethernet de ambos? Se for isso, eu acredito que a resposta seja sim. Afinal, o BB é um computador comum, com algumas características especiais. Se um PC com Linux é possível, então o BB também tem que ser possível e é justamente isso que eu quero, pois não posso depender do roteador como eu já comentei...

Sobre o caso da fonte, inicialmente eu tive problema também. Apesar de ser descrito nas especificações que o BeagleBone aceita alimentação via USB, a mesma que usaríamos para comunicar com ele, no meu notebook não aceitou, pois a capacidade de corrente de minha USB provavelmente é baixa. Sendo assim, coloquei a fonte auxiliar de 5V x 0,6A de capacidade de corrente. A fonte TEM QUE SUPORTAR pelo menos 0,5A, mas é indicado no site do BB que tenha pelo menos 1A, pois ao ligar periféricos no BB a fonte pode "arriar", gerando reinicialização no BB e/ou a fonte pode também "fritar".
wBB
Bit

Mensagempor pamv » 18 Jan 2017 18:04

Eu é que não entendi a sua descrição inicial quando fala em usar um cabo usb-ethernet , etc, etc.
Eu teria colocado um cabo ethernet cross ligando a porta ether do BB à porta ether do notebook e usado o windump no windows para snifar a porta ether e ver o que o BB fala por ela ao ligar, com certeza se ele tem um IP pré-definido ele deve mandar um "gratuitous arp" por ela usando esse ip para o endereço de broadcast da rede (ff.ff.ff.ff), com isso vc pega IP e configura o seu windows de acordo para falar com ele.

O windump você pega aqui: http://www.winpcap.org/windump/

rodando "windump -n" você deve observar um pacote assim caso o BB configurar esse IP estático que você comentou no início.

arp who-has 192.168.7.2 tell 192.168.7.2

o formato varia um pouco de versão da libpcap mas basicamente ele pergunta para o domínio de broadcast onde se conectou se alguém usa o mesmo IP que ele (o que não deve ocorrer).

O sshd é um programa que roda na porta 22 e lhe fornece um shell, um command prompt, se você não conseguir conectar o navegador na porta 80 pode conectar-se via putty e obter uma sessão interativa.

Se o BB falar que é o 192.168.7.2 então você configura a interface ether do notebook com 192.168.7.3, p.ex.
pamv
Word

Mensagempor pamv » 18 Jan 2017 18:07

Ah, sobre o meu Beaglebone, eu tentei tudo que é fonte que eu tenho e desisti. Depois o pessoal fala dos Orange Pi, eu tenho dois que estão ralando há mais de um ano e não vacilaram com fontes, eles tem uma dependência maior ainda de potência, tem que usar fonte de 5V 2A, mas não são tão exigentes ou são mais robustos. Eu fiquei frustrado com o BB.
pamv
Word

Próximo

Voltar para RaspyBerry, BeagleBone, etc...