Smart displays (Nextion)

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Smart displays (Nextion)

Mensagempor egipts » 06 Jul 2017 17:16

Olá. Já trabalharam com algum smart display? Vi no mercado livre o Nextion e achei interessante.
Será que vale a pena o custo benefício? Pois pra alguns casos dá pra fazer a aplicação com micros mais simples, até de 8 bits, e ainda assim possuir uma bela interface touch..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-4004-_JM

Abraço.
egipts
Byte

Re: Smart displays (Nextion)

Mensagempor tcpipchip » 06 Jul 2017 20:13

sao carissimos! tente 4dsystems
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor EvandrPic » 06 Jul 2017 21:00

Tutorial Tela Touch Itead Nextion com Arduino
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 06 Jul 2017 21:19

Pelo que vi, parece ser mais caro que o Nextion mas também parece ter mais qualidade.

gen4 HMI Display Modules
http://www.4dsystems.com.au/products

tcpipchip escreveu:sao carissimos! tente 4dsystems
EvandrPic
Dword

Mensagempor egipts » 06 Jul 2017 23:13

Obrigado pelas dicas.
Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 10 Jul 2017 08:28

Não entendi:
O display de 3.2 pol da Nextion custa U$ 27.40 (NX4024K032) e o da 4D Systems U$ 49,00 (gen4-IoD-32T) e o da Nextion tem o editor que ajuda muito na hora de programar o display o da 4D não sei........
Devo estar comendo bola em algo.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor EvandrPic » 10 Jul 2017 14:28

O 4D Systems é mais caro mesmo mas parece ter um pouco mais de qualidade..
Ambos tem editor gráfico mas me parece que o editor do 4D Systems ( Workshop4 IDE ) tem mais recursos.

Workshop4 IDE - Editor gráfico do 4D Systems
http://www.4dsystems.com.au/product/4D_Workshop_4_IDE/

EDSONCAN escreveu:Não entendi:
O display de 3.2 pol da Nextion custa U$ 27.40 (NX4024K032) e o da 4D Systems U$ 49,00 (gen4-IoD-32T) e o da Nextion tem o editor que ajuda muito na hora de programar o display o da 4D não sei........
Devo estar comendo bola em algo.
Edson
EvandrPic
Dword

Mensagempor egipts » 10 Jul 2017 16:05

É muito difícil fazer o driver do display na mão?

Ainda não precisei de micros de 32b e não faço ideia das interfaces que são usadas, mas vejo que os displays com touch que vão em Rasp Pi da vida são bem mais baratos...
Tem aquele monte de projetos com arduino que fazem a interface na raça, mas sempre me pareceu uma baita gambiarra sem falar que fica muito lento quando em 8 bits e não sobra muita memória e nem processador... Tô errado?
Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 10 Jul 2017 16:18

Ve se ajuda:
Raspberry PI, depende, por exemplo, tinha um spi que fazia o video e o touch, so funciona na distribuição do fabricante do display, ma ideia.....
Usei um HDMI, com spi para touch, funciona bem e acho que em todas distribuição que tenham drive touch.
Usei os da stone, por ser serial com os das nextion, da para usar o hdmi para o monitor para programar e o Display para mostrar, depois tira fora o monitor, fica bem produtivo, pois costumo programar em C++ direto no Raspberry.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor egipts » 25 Jul 2017 22:58

Caro Edson, obrigado pelas dicas. Me pareceu um pouco complicado.
Minha aplicação adota um micro de 8b simples e como somente algumas peças vão precisar dos displays, imagino que seja mais simples adotar algum tipo de display serial smart...

Conversando com o Silvano, da RELM (www.relm.com.br/componentes), ele apresentou uma outra opção os Windstar:
http://www.winstar.com.tw/products/tft- ... m-tft.html

Não lembro onde vi uma plaquinha que fazia essa função smart, com ela dava pra adotar várias opções de displays. O que viabiliza bastante, apesar de não haver os programas que geram as interfaces...

Bom, amanhã vou à FIEE e acredito encontrar mais opões para este problema. Assim que avançar vou colocando mais informações aqui.

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor brasilma » 26 Jul 2017 10:30

Muito práticas estas soluções, parabéns pelo tópico!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor egipts » 27 Jul 2017 15:57

Como imaginei, na FIEE havia algumas soluções...

A principal que encontrei foi a brasileira Victor Vision (www.victorvision.com.br) que possui uma solução como a Nextion, porem o software para gerar a interface é proprietário deles. O que considero um bom diferencial. O preço é pouca coisa acima, mas pelo que reparei possuem mais resolução e por isso tem melhor custo x benefício.
Outra vantagem é a oferta de displays maiores, acho que até 15"... Falei com o Eng. Marcio Mello e o Gerente comercial é o Matheu Maia.

Havia também um stand da WindStar, descobri que a Karimex também trás a linha deles. A série que oferece essa função é a série M (o pessoal ainda não está muito familiarizado com ela...). Os displays deles me pareceram ser o de maior brilho, de todos que vi na feira...

Outro stand relacionado, é o da AGT (www.agte.com.br). Eles oferecem um display que nada mais é que uma IHM (http://agte.com.br/pagina-interna/ihm), que é mais avançado que os demais itens (mais caro também). Falei com o Robson Barbieri...

Tinha algumas chinesas que também ofereciam algum tipo de placa IHM já com uC e touch, mas eram pra compra direta e não souberam explicar bem a funcionalidade. O que me desencoraja a contar com o suporte deles.

Assim que comprar algum desses, eu descrevo a experiência...

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor egipts » 27 Jul 2017 15:59

Outra coisa legal que descobri, é que a AGT e a RELM tem display grafico (128x64) com touch...
Coisa de US$20,00 pelo que me parece.

Abraço.
egipts
Byte

Mensagempor egipts » 04 Ago 2017 17:11

Recebi hoje o orçamento dos displays da Victor Vision e fiquei feliz com os preços. Eles não dispõem de todos os tamanhos, mas os preços estão abaixo dos Nextion (http://www.lojaarduino.com.br/display-ct-68c1f).

Assim que fizer os teste posto os resultados...

Abraço.
egipts
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos