DUVIDAS FPGA altera

Linguagem descritiva de hardware

Moderadores: 51, guest2003

Re: DUVIDAS FPGA altera

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 17:08

Vi o kit no mercado livre, já comprei, vou testar e ver se o problema do jiter aparece...

Obrigado pela dica :D
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor pamv » 14 Ago 2018 17:43

Guri escreveu:Então Palm, eu tenho uma bandeja com 90 peças ou 100, não me lembro, desse epm570...

É essa plaquinha aqui:

https://www.ebay.com/itm/MAX-II-EPM570- ... 2377978538

Eu queria fazer uma pergunta para vocês, sobre uma outra dúvida que eu tenho.

É possível colocar o CORE de um PIC16877A ou PIC18F4520 dentro de um FPGA da altera?

Deve ser, mas o quente dos PIC são os periféricos (AD, DA, counters, timers, etc) e não o processador em si, que é bem simples

Você já deu uma olhada no site https://opencores.org/ ?

Vejam eu estou aprendendo sobre fpga, tanto que tenho outra pergunta.

Eu notei que para programar fpga com linhas de comando existe uma linguagem própria para isso (não me lembro agora o nome), me refiro a ALTERA, a pergunta é: É possível escrever em C no quartus altera?

As linguagens são VHDL, Verilog
Baixe o livro do Monk que ele dá uma idéia básica de Verilog, ele usa Xilinx no livro, mas o você terá uma visão de Verilog:

http://www.nlb.gov.sg/biblio/202692144

A viabilidade inclui diversos fatores, inclusive custos com o compilador, pois há uns 4 anos atrás iniciei meu contato com fpga da altera, lá na arrow. Mas logo de cara me desanimei, quando ví um pessoal brigando com os eng. da arrow sobre pagamentos de licenças, sim licenças, pois pelo que entendi, a altera vai cobrando para liberar licenças de acordo com a potência do seu projeto...vixxi...ai eu pensei, se os caras que são cachorro grande estão reclamando, imagina eu um pobre mortal :oops:

Ainda existe isso na altera, alguém tem esse conhecimento?

Sim, existe, são os módulos proprietários deles. Isso faz parte do mundo FPGA...
pamv
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Ago 2018 19:21

No YouTube existem alguns teardowns de instrumentos eletrônicos e efeitos, muitos dos novos estão sendo construídos com FPGA.
Em projetos de produto ou você sai na frente ou sai da frente.
Eu gostava muito de usar 8p51 com hardware mapeado no xdata, chega a ser gostoso trabalhar com isso. Mas hoje em dia não atende às demandas, ou não atende os requisitos.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 20:57

Obrigado pelas dica palm...vou correr atrás. E voltarei se tiver dúvidas :lol:

Então aquino, você tem razão. Eu também faço parte do time da nostalgia, é divertido lembrar dos bons tempos...e melhor ainda poder participar da nova "era" :arrow:

Obrigado a todos,
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 14 Ago 2018 21:01

NO caso da arrow, os carinhas estavam mexendo com coisa grande, salvo engano era com telecomunicações, geração de portador direto no fpga, afffi...doidera :shock:

EU entendi, se é assim acho justo cobrar por um drive se assim posso dizer, que já vem pronto...eu pensei que era para liberar espaço mas linhas de código, oia como eu sou burrinho, kkkk
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor KrafT » 14 Ago 2018 21:42

Aquino escreveu:Eu gostava muito de usar 8p51 com hardware mapeado no xdata, chega a ser gostoso trabalhar com isso. Mas hoje em dia não atende às demandas, ou não atende os requisitos.

Eu sou o último sortudo que ganha a vida com mcus < U$ 0,5U$ ? :roll: Não deve ser, pq eu não sustentaria o mercado sozinho.

Sobre FPGAs, DSPs e afins... Sinceramente, ou vc aprende isso quando é jovem, ou nem se mete. Claro que para hobby e manter o cérebro ativo não tem idade, mas para produzir profissionalmente eu diria que 40 anos é o limite para começar. Algo como engravidar: Depois de uma certa idade, é complicado, mas pode dar certo.

Quando me aposentar vou me dedicar ao Z80. Tem um kit da Occidental Schools me esperando, já que o Vonimlan|Guri não fez a oferta do Kit dele...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor denis » 15 Ago 2018 09:17

Um leigo no assunto pergunta: o que dá pra fazer com esse EPM570 da Altera?
Vi que ele tem 570 LEs, mas não consigo imaginar o que isso representa.

Dá fazer vários filtros FIR/IIR em paralelo ou coisa assim?
denis
Byte

Mensagempor pamv » 15 Ago 2018 11:28

Ele foi usado para controlar a leitura de um CCD Toshiba TCD1304

https://tcd1304.wordpress.com/timing-requirements/

mas a minha sugestão para o Von Gurri era apenas para ele ter um board simples (e barata, depois descobri que não é mais) para aprender a usar o Quartus II.
Tem uma placa quase idêntica do mesmo fabricante com CPLD Xilinx, foi nessa que observamos jitter porque o fabricante não seguiu o design sugerido pela Xilinx. Testamos com a Altera e funcionou.

No geral, e na minha opinião, se você quer comprar uma placa FPGA bem feita e barata, a Elbert 2.0 da Numato sai 30 dolares com um Spartan3,

https://numato.com/product/elbert-v2-sp ... ment-board

se você qualificar como estudante eles dão um desconto de 20% e se você insistir eles enviam por correio registrado comum e não por courier, aí preço total sai muito em conta.

Mas eu imaginei que o Von Gurri tem pressa e prefere o mercado nacional e por isso sugeri a solução da Waveshare com Cyclone IV por 140 reais e frete grátis no Mercado Livre
pamv
Word

Mensagempor Guri » 15 Ago 2018 12:33

Eita Palm, você é o cara! Muito grato pelas respostas. :lol:

Então, eu não tenho pressa não, como o kraft disse, eu já passei das 40 velhinhas :cry: , mas gosta tanto de eletrônica, que quando fico com tempo livre, uso ele para saborea-la lentamente :mrgreen:

Assim como foi com linguagem C, "foi duro aderir", mas agora que me apaixonei por linguagem C, me dá arrepios em pensar ASSEMBLER, se bem que esta na vêia, são lembranças agradáveis da época de ouro dos anos 80, quem conhece sabe do que estou falando, só de lembrar, toda aquela fartura de chip sets e microprocessadores lindos, como o 8051 e o velhinho z80, NOSSA. :D

E depois que minha cabeça véia, começou a mexer com ARM, aí a coisa ficou mais interessante, o chip danado de bom.

O Kraft, eu não esqueci, não, estou meio atarefado com os trabalhos e acabei não tendo tempo de parar, tirar fotos e postar...mas farei isso.

Há Palm, você já sacou essa meleca de jiter, né...o porcaria! Vou ver esse kit que você falou, vou comprar ele só para tirar a dúvida...Então, me explica uma coisa: Porque o ha problemas em um determinado kit e em outros não, será que é por causa da arquitetura do fpga ou é por causa da confecção da placa do kit em sí...tipo falhas de layout no tocante a ligações de terras, etc...pois para quem não sabe, e para quem é da velha guarda sabe muito bem o que quero dizer, sobre EMI e diferenças entre GND e GNA... :arrow:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 15 Ago 2018 12:40

Estava, olhando agora o kit elbert-v2...lá ele usa um fpga xiling,
Uma pergunta besta: O programa feito no quartus pode ser descarregado nela, pois usa um xiling?
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 15 Ago 2018 13:03

Então...
Em VHDL, Verilog e afins, tu não programa, tu descreve o hardware. Então não é usual chamar de programa, mas sim de descrição.
A ferramenta de sintese da Altera gera código é configurável para gerar código para as famílias da Altera.
Te aconselho a ler esse tipo: VHDL: descriçao e síntese de circuitos digitais, do Roberto D'Amore.
Ali tu terá ferramentas para entender da linguagem.
E quanto a arquitetura do FPGA, ler esse documento: https://www.intel.com/content/dam/alter ... ndbook.pdf
Fazer paralelos com MCU ou MPU não te levarão muito longe nesse estudo.
Não existe CCS ou Mikro C que gere código para FPGA...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 15 Ago 2018 13:26

Pessoal, como vocês já devem ter notado, sou muito nostalgico...

Sei que não tem muito haver, mas escutem isso: https://www.youtube.com/watch?v=osEDdB0VsdM
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 15 Ago 2018 13:30

Grande, Aquino, estou me animando novamente com esse negócio de fpga.

Só mais uma dúvida: O que vocês me dizem da descrição shematic, é uma boa ou é melhor aprender verilog, aliás o que é melhor dedicar tempo em aprender, verilog ou vhdl, pois tenho notado uma certa discertância sobre os dois métodos, porque disso:

Obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 15 Ago 2018 13:36

Que dica boa, Aquino...

Muito boa, mesmo. Analisando num primeiro instante, a linguagem de descrição VHDL parece ser muito intuitiva...Vou começar a pesquisar com as informações que vocês todos me passaram, nossa estou ansioso e muito agradecido pela paciência e atenção que estão dando ao assunto.

O véio vonnilmam, agradece,

Obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor pamv » 15 Ago 2018 13:54

Guri escreveu:Grande, Aquino, estou me animando novamente com esse negócio de fpga.

Só mais uma dúvida: O que vocês me dizem da descrição shematic, é uma boa ou é melhor aprender verilog, aliás o que é melhor dedicar tempo em aprender, verilog ou vhdl, pois tenho notado uma certa discertância sobre os dois métodos, porque disso:

Obrigado

O melhor é você escolher uma das linguagens e investir nela do que no schematic.
pamv
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Verilog, VHDL, SystemC ( PLAs, CPLDs, FPGAs, etc... )