TEENSY

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

TEENSY

Mensagempor Guri » 25 Ago 2018 19:05

Olá, pessoal.

Alguém já mexeu com Teensy 3.2?

O que vocês tem a dizer a respeito desse elefante.

Pelo que ví, usa um ARM m4, e mais interessante é o preço desse chip...

Uma sugestão, porque não abrem um tópico sobre Teensy?
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Re: TEENSY

Mensagempor KrafT » 25 Ago 2018 22:47

Mas dá para fazer uma aplicação com Arduino IDE que utilize a capacidade (64 KB memória RAM – 256 KB memória flash) do MK20DX256VLH7?

Pagar R$ 200 para uma placa com um chip que custa $7.85 (unitário) na Mouser não me convence... Talvez usar a plaquinha como ferramenta de desenvolvimento, mas sem usar o lixoso Arduíno IDE. Aliás, tá caro esse chip.

Guri Vonilman, tais muito aleatório... Tens que pegar uma linha e seguir ela, se não logo vais estar com Holtek e depois algum obscuro fabricante chinês, ou programando para Core ix / Ryzen em assembly :)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Guri » 25 Ago 2018 23:13

HOLTEK, kraft?

Pelo amor de Deus, nem me fale nessa coisa. Holtek na minha opinião não é cogitável em nenhum projeto, por mais ralé que seja.

O que mais me chamou a atenção no MK20DX256VLH7 é o preço, sim o preço, esse chip deve chegar aqui no Brasil (via fornecedores, pelo menos 1k) a uns 3 reais ou 5 no máximo e mesmo que saia um pouquinha amais, não vejo problemas.

Veja, eu estou aprendendo ainda e estou pesquisando as coisas, e achei muito interessante esse chip, pelo fato de haver uma vasta gama de libraries para usar com ele.

A questão do arduino, ainda não sei te responder sobre se dá ou não para compilação máxima, se eu entendi direito seu questionamento! Mas, há suporte para o arduino da teensyduino...

Ví coisas interessantes a respeito e ainda estou analisando, se bem que tenho recebido semana passada meu kitizinho STM32fM3 e vou ligar ele semana que vem, Deus permitindo, também ví ótimos preços nesse STM.

O que eu estou procurando kraft é velocidade e praticidade em programar alguns drivers e estou olhando muito para isso, no tocante a drivers disponíveis e teensy tem muitas coisas interessantes e para o fim que estou pretendendo utilizar, os custos estão dentro do esperado.

O que mais me impressionou nesse MK20DX256VLH7, é a arquitetura enxuta e bem sacada do fabricante, apesar da velocidade não ser tão elevada, pois ainda é um microcontrolador LC, mas o arranjo da arquitetura é muito boa.

O kitzinho do teensy, realmente é muito caro, no mercado livre comprei por 165 reais, levando em conta o preço do chip que é em torno de 3$.... :oops:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 26 Ago 2018 10:31

Teus produtos sao linha branca?
Durante cinco anos fui socio de uma empresa que fabrica equipamentos para seguranca contra incendio e iluminacao de emergencia. Eu escova bit pra coisas caberem em MCUs baratos, uma vez que meu ex-socio sempre vinha com terrorismo psicologico afirmando que nao vendia as coisas por conta de centavos no custo. Pois bem, em 2015 sai da sociedade, antes copiei as pastas fiscais e de custo da empresa. Todos os custos calculados errados, colocava pra me mostrar lucro de 10%, mas taxas de impostos e custo fixo estavam bem maiores. Entao, eu me esforcava tanto pra chegar no preco que ele queria, depois ele me frustrava dizendo que os precos estavam fora entao nao daria pra eu ganhar mais. E no final, ele estava ganhando pra ele essa diferenca dos impostos e custo da fabrica.
Resumindo, nao escova bit nao.
Escolhe um mcu pequeno, um medio e um grande e segue a vida.
Hoje eu estou usando itens da ST pra pequeno e medio. Pra coisas grandes, nao adianta, pra ganhar tempo tem que usar LINUX e FPGA.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 26 Ago 2018 11:38

Oi Aquino, Homem valente...

Valente mesmo, porque quem se aventura, sim, se aventura, pois no Brasil Abrir ou manter uma firma aberta, além de aventureiro "inocente" é um Heroi, fica aqui minha ressalva e elogios aos empresários da categoria e outros.

É justamente isso que eu estou falando aquino, eu apenas me rebati o que o draft falou se eu usava holtek!....Nossa, holtek é a pior coisa que tem no mercado, não queria falar, mas é a verdade. Eu a muitos anos atrás, quando tive a infelicidade de conhecer holtek, investi uma grana alta, e muito desenvolvimento num projeto, assumi compromissos e quando foi para iniciar a produção do produto (já tinha investido 2k 2k de chips), a holtek simplesmente disse: O chip que você vai utilizar, estamos tirando de linha, assim do nada, e vejam o chip não tinha nem 6 meses de lançado lá na china...eu conclui que holtek não é empresa séria, pelo menos comigo não foi.

Eu comecei com z80, passei por 8051 como a maioria de vocês, sempre programei em assembler como já é do conhecimento de todos, hoje em dia programa praticamente em C e Basic e de vez em quando dou umas arranhadas dentro do C para assembler, quando é necessário, lembrando que gosto muito de assembler, ok...Comecei a mexer com ARM e me apaixonei por essa tecnologia, estou atualmente mexendo com STM m0 e agora com m3, o preço é muito baixo, menor que um pic 16f877a da vida.

Hoje em dia, eu acho que um projeto deve englobar o máximo possível de funções em software para poupar custo e aumentar a eficiência no geral, e esses chips ARM, tem ótimo custo beneficio, foi o que tenho analisado até o momento, sem falar na versatilidade de processamento.

Hoje em dia, com a politica de desvalorização tecnologica que o Brasil adota, no intuido de lucrar com impostos de importação, e que a empresa brasileira que se exploda. É praticamente impossível falar em concorrência, enquanto uma empresa importa um item completo por 5 reais, e apenas coloca sua marca no produto. Aqui para fazer o mesmo produto não sairia por menos de 20 reais de custo e ainda tem os impostos.

É dificil, quem já foi ou é heroi, sabe do que estou falando.

Eu sou da mesma opinião que você Aquino, eu também miro em simplificar sim os projetos do ponto de vista de hardware, e mirar na eficiência do software e para isso funcionar direitinho, cada projeto tem seu nível de processamento adequado para um ou outro chip...Sem dúvida ARM veio para ficar e eu estou gostando muito de conhecer esse mundo e olha que ainda estou no LC dos arms.

Fpga, acho interessante e muito, pelas propostas oferecidas, mas ainda acho um item caro demais...E quanto ao seu infortunio com seu sócio, eu só tenho a lamentar, mas infelizmente tem muitos de má fé por ai dando-se de esperto... :twisted:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 26 Ago 2018 11:43

Há sim, Kraft....Eu pesquisei e consegui a resposta para seu questionamento.

O arduino por sí só, não consegui gerenciar o teensy, porém existe um aplicativo teensyduino que é um complemento para comandar a placa usb do teensy com muitas libs embarcadas, esse app, se molda ao arduino e permite escrever códigos grandes e descarregar no teensy.

Apesar de eu não ser fã de arduino, gostei das libs do teensy e como ponto de partida prático estou começando as brincadeiras com ele, minha plaquinha chega semana que vêm ou na outra semana.

Como eu disse, achei atraente o preço desse chip utilizado no teensy...de todos que tenho olhado, esse foi o melhor custo beneficio.

Mas é como eu disse, sou novato na área, estou aprendendo ainda.

:oops:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 26 Ago 2018 11:53

Caro demais?
Eh relativo: www.gowinsemi.com/
Pra quem quiser correr atras de precos, fazer coisas pra produzir em milhoes de unidades, conhecer os fabricantes Chineses eh fundamental.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Ago 2018 15:15

Você acha STM32F105 na china por USD1,80 , tem 128kB de flash e 64kB RAM

É apenas um exemplo, já que você já disse que trabalhou com STM32, num seria melhor continuar e fazer o seu produto?

Eu concordo com o Aquino, à não ser que seja uma questão pessoal e de estudos, talvez você ganhe mais olhando a aplicação do que ficar brigando com centavos no custo, à não ser que você venda milhares de unidades por mês.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 26 Ago 2018 15:32

Aquino escreveu:Caro demais?
Eh relativo: www.gowinsemi.com/
Pra quem quiser correr atras de precos, fazer coisas pra produzir em milhoes de unidades, conhecer os fabricantes Chineses eh fundamental.

Nossa,Aquino... Tu "desconconfirmasse" o que eu disse, desdizendo o contrário do que eu falei. :roll:

Aqui ninguém faz "milhões de unidades" de algum produto, logo, não entendi o teu comentário.

Mas enfim, essa briga com o Trump deve fortalecer os fabricantes chineses de chips, mas atualmente o que tenho visto é insuficientemente documentado para que você possa usar num produto com segurança.

Claro que para hobby, trabalhos acadêmicos e produtos que não tem pós-venda, qualquer coisa serve, até usar Arduíno IDE.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Guri » 26 Ago 2018 20:37

É o kraft, disse uma coisa interessante:

DOCUMENTAÇÂO de coisas chinesas.

Isso é um fato, eu percebo que o chinês, não gosta ou é falta de organização mesmo, quando se fala em "documentação".

Um exemplo bem simples é aqueles módulos MP3 Dfplayer mini...Tentei adicionar essa porcaria (mais uma vez olha eu teimando) num projeto novo, bom a minha briga foi conseguir entender o datasheet deles, coisa mais confusa, ou eu sou mesmo muito burro! Se vocês lerem sobre o assunto na net, verão que muitas pessoas tem a mesmas dúvidas quanto ao envio de comandos. Depois de pensar muito, acabei entendendo como funciona aquela engenhoca mal feita, sim mal feita, pois dá pau! Um dos paus que dá é que você tem (não necessáriamente) que ter o feedback, ou seja usar uma tx e uma rx, existem libs no arduino para isso, mas eu não uso arduino nesse projeto, é tudo em ASM, dai tive que criar uma lib, o problema é que eu só tinha uma TX disponível e aí?....Bom, depois de adivinhar o funcionamento correto, apenas enviava os comando TX, hora a meleca do DFplayer respondia, hora não, logo entendi que era por causa do feedback, por isso ele pedia essa conversação constante, mas acabei resolvendo enviando um código secundário antes do código que eu queria. O erro ocorria porque depois de uns 3 segundos +/- a bagaça entrava "acho" eu em sleep mode, então tinha que haver um frame para acordar ele (claro, ou você sacrifica uma rx para ficar lendo o treco). Coisas simples que no manual não esta especificado, isso sem falar no cheksam obrigatório, os caras acham mais fácil complicar, se fosse eu usaria um protocolo bem simples para comunicação e daria opção ao usuário de usar ou não cheksam....mas é chinês né!

Eu mexo com importação de vários itens para os produtos que desenvolvemos, quem me conhece sabe como atuamos. Conheço bem os trâmites e como a cabeça do chinês funciona "é complicado", é tipo o jeito de pensar ASM e pensar C...

Então rodrigo eu comecei a mexer com STM a pouco tempo, primeiro iniciei com C, aprendi muito com vocês todos e sou muito grato pelas dicas valiosas....Sim eu cheguei a comprar vários kits STM discovery, ganhei outros de amigos do comércio, cheguei a estudar o curso de um dos amigos aqui do forum que não me recordo agora o nome, curso stm32 com o ide coocox, gostei muito, mas achei complicado o coocox e comprei o mikroc stm, por já gostar dele para programar pic e atmel, enfim é uma questão de gosto e necessidade de aprendizagem. Estou aprendendo, e comentei sobre o teensy porque gostei muito da vasta gama de libs disponiveis, libs essas que creio servirem para o STM, com algumas alterações, porém servem de base para criar suas proprias libs. Agora estou estudando o STM 32f103, sim sem dúvidas dá para fazer coisas legais com ele, muito legais.

É isso, pessoal... :oops:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 26 Ago 2018 22:25

KrafT escreveu:
Aquino escreveu:Aqui ninguém faz "milhões de unidades" de algum produto, logo, não entendi o teu comentário.

Justamente!!!!
Ninguem precisa utilizar GoWin, AllWinner ou similares
Porem existem casos particules, eu estive envolvido num negocio que tinha potencial de faturamento de R$ 1,1 Milhao mes, eram placas para a area de entreterimento, girando em 3000 placas mes.
Neste caso, compensaria migrar para o AllWinner mesmo sem ter volumes gigantescos, pois quanto mais eu reduzisse o custo mais me sobraria em caixa.
Me faltou um parceiro para dar continuidade desse projeto ai no Brasil, vai que um dia eu retomo, ai poderei ser um AllWinner Design House.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 27 Ago 2018 01:24

É justamente isso, cada projeto tem seu nível de aplicação e custo.

Um projeto em que o produto tem grande valor agregado, como no seu caso aquino, tanto faz usar um ARM m11 por exemplo ou uma FPGA...pois nesse caso o que esta importando é desempenho, o nível ai é outro.

No meu caso especifico o custo final é relativamente alto, e um chip que custe 15 reais esta dentro da minha perspectiva de trabalho.

Tudo depende da aplicação e custo do produto.

Jamais se faria um módulo automotivo com um pic de 8 bits... :lol:

Logicamente teria que ter um hardware de grosso calibre nesse encrenca,
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor KrafT » 27 Ago 2018 07:52

Então...

Eu tava indeciso entre dois mcus sub $0,5 e optei pelo fabricante que disponibiliza um engenheiro que sentou do meu lado e configurou o hardware do chip para mim e eu pude me preocupar só com a aplicação. Como esse mercado low end é commodity a diferença passa a ser o suporte, já que os custos são nivelados por baixo.

Agora se eu trabalhasse na Gillette, talvez devesse considerar 4 bits: http://www.embeddedinsights.com/channel ... rocessing/
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Ago 2018 09:10

Pensando em produtividade, eh inevitavel deixar de escolher algo que te permita criar uma plataforma unificada.
Sendo assim, escolher MCUs com suporte ao GCC, C e C++ te deixa com a comodidade de criar bibliotecas(e usar prontas) que servem para todo o teu ecossistema de desenvolvimento.
Claro que nao vai usar a biblioteca de conexao com o Postgres num cortex M0, mas por exemplo, pode usar aquela tua lib MODBUS e de PID tanto num M0 quanto num A7.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 30 Ago 2018 08:20

Olá a todos,

Caro kraft, postei as fotos conforme tinha combinado, peço desculpas pela demora,

Eu coloquei lá no "troca-se, vende-se coisas"... :lol:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Voltar para ARM