Programadores – O que se precisa saber antes de comprar um?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Programadores – O que se precisa saber antes de comprar

Mensagempor rona123 » 10 Mar 2017 11:32

Bom Dia Pessoal,

Tomo a liberdade de escrever que ainda possuo algumas unidades do PICKit2 a venda.

Preciso corrigir uma colocação anterior, de fato existe o programa PICKit3 Programmer com a mesma funcionalidade da versão para o PICkit2. Apenas é mais difícil acha-lo.

Esse foi o ultimo lote desse programador que coleciona elogios de diversos usuarios.

Abraço a todos,
rona123
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 02 Jun 2017 11:33

Bom Dia a Todos,

Estou aqui para lembrar que ainda possuo algumas unidades disponíveis e descrever a experiencia de um de meus compradores que adquiriram apenas a Placa Soquete ZIF e um programador de "Importado".

Com o programador importado vem alguns acessórios ilusórios e o principiante na arte da programação não tem um caminho para começar.

O meu kit feito no Brazil (Com Z, estou começando a ter vergonha do com S) alem de suporte técnico responsável e comprometido tem um CD com programas alinhados com o programador. Isso ajuda a iniciar na tarefa de programar e experimentar a ferramenta.

Alem do programador estou oferecendo alguns acessorios e modulos importado para o exercicio da eletronica.
Abraços
rona123
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 21 Out 2018 12:33

Fazia muito tempo que não visitava o forum. Esses dias vi um colega questionando sobre a funcionalidade do PICKit2 no windows 10.

O PICKit2 funciona sem problemas no W10 até que seja feita atualização do SO pela Microsoft. Nessa situação a simples reinstalação do programa reativa todas as funcionalidade do programador.

Interessante é observar que apesar de ser um projeto antigo, ele se mantem muito útil e cobre a grande maioria dos componentes práticos e fáceis de encontrar no nosso mercado. O grande diferencial dele é ser fácil de manter e usar. Em mais de 200 unidades vendida o único comprometimento prático foi a corrupção do firmware por algum problema vivenciado possivelmente por mal contato na conexão USB. Para resolver, basta reprogramar o firmware ou ter um 2550 programado de reserva.

Eu me ajeitei muito bem com o programa "programmer" usando o MiKroC e fazendo o desenvolvimento de software ligado ao 'target' por ISCP. A cada recopilação do firmware se pode configurar o programador para gravar o programa e se ganha tempo no desenvolvimento e teste do programa. Fica a dica e sucesso a todos.

Abraços,
rona123
rona123
Byte

Mensagempor Guri » 19 Jan 2019 01:38

Quer um ótimo programador universal:

Elnec Beeprog 2c.

Simplesmente excelente, robusto e confiável...é caro, mas cumpre o que promete e é rápido.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor rona123 » 21 Jan 2019 07:54

Tenho um Elnec ha bastante tempo e me ajuda com trabalho relacionado a qualquer microcontrolador. De fato é uma excelente ferramenta, mas muito mais cara para iniciantes ou para quem vai apenas trabalhar com MIcrochip.

A vantagem do PICKIT esta em ser mais barato e direcionado a linha Microchip com compatibilidade com as ferramentas de programação incluindo MPLABx, tendo capacidade de fazer outras tarefas dedicadas a linha 'Programação sem PC' principalmente.

Uma outra vantagem do PICKit2 é a ferramenta de programação "PICKit2 Programmer' que torna o programador compatível com todas os compiladores de C que geram o arquivo HEX. Eu pessoalmente uso o MikroC agregado a programação ICSP para desenvolvimento de trabalho.

Abraço a Todos
Rona123
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 11 Fev 2019 11:15

Para quem já evoluiu da programação em soquete ZIF estou fazendo promoção do PICKIT2 que programa por ICSP pelo meu valor de custo (Material, Montagem e teste, Frete e comissões do ML).
Vejam meus anúncios no ML.
Abraço a Todos
rona123
Byte

Mensagempor brasilma » 17 Fev 2019 11:43

Adquiri no ML um TL866CS há algum tempo para substituir meu 51&AVR da Elnec e fiquei muito satisfeito, ele programa mais de 13.000 dispositivos testa CIs e é muito rápido.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 17 Fev 2019 15:01

brasilma escreveu:Adquiri no ML um TL866CS há algum tempo para substituir meu 51&AVR da Elnec e fiquei muito satisfeito, ele programa mais de 13.000 dispositivos testa CIs e é muito rápido.

Eu tenho um desses e também estou muito satisfeito, o Kraft comprou a versão nova, TL866II Plus que suporta mais dispositivos ainda.
pamv
Word

Mensagempor rona123 » 17 Fev 2019 21:07

Esse programadores tipo universais são boas ferramentas sem tradição nem suporte. São bons até se ter dificuldade com algum dispositivo e ai é que aparece o grande problema deles para aplicações profissionais que é justamente o suporte pós venda.

Normalmente quem vende é intermediário (aqui e na própria Asia) e não sabe ajudar quem está comprando ou achar / encaminhar solução especifica de problemas.

Onde comprei meu ELNEC o vendedor importava um produto de uma empresa inglesa chamada ICETECH que apresentou bugs de programa recorrentes e saiu do mercado (segundo informação do vendedor), mas cheguei a ter suporte deles.

Com esses asiáticos a empresa simplesmente sai do mercado e 'finito'.

Abraços
rona123
Byte

Mensagempor brasilma » 18 Fev 2019 07:31

Você encontra um TL866 no ML por 300 pila, pelo valor que custava um da ELNEC, se um dia der problema vale mais a pena adquirir outro que abrir para dar uma olhada! :-)

A página do fabricante é esta http://www.autoelectric.cn/en/tl866_main.html e já baixei duas atualizações (apenas para aumentar o número de dispositivos).
brasilma
Dword

Mensagempor rona123 » 18 Fev 2019 14:31

Brasilma,

Estamos em um forum aberto e todos tem direito a opiniões. Assim como você tenho as minhas e o tempo mostrou que algumas estavam certas e outras erradas.
Pela sua insistência presumo que você esteja ligado a comercialização desse item de alguma forma.

Agora imagine a situação de uma empresa que programe centenas de dispositivos por dia e o programador apresente problema. Contatar a Asia para obter solução é muito complicado. Eles não respondem e-mail mesmo corporativos e quando respondem a comunicação é muito deficiente. Substituir pelo mesmo equipamento dependeria da situação e certamente de posições corporativas. Nessa situação comprei o ICETECH em uma empresa em que a referência de programação de dispositivos era o Data I/O que custa dezenas de vezes o valor do ELNEC. Eu respondia pelos problemas técnicos na área de testes e produção dessa empresa.

Agora quem compra para 'brincar' pode correr riscos e logicamente vai procurar gastar o mínimo.

Enfim, comprar ferramentas depende de muitos critérios objetivos como a aplicação especifica, valor gasto, necessidades, etc.

Aqui no forum estamos em área direcionada para Microcontroladores MICROCHIP focados em PIC. A Microchip tem uma família muito grande de produtos nessa linha e o PICKit2 é uma ferramente muito prática para iniciantes e esse é o foco e o objetivo dessa discussão. Recomento a você que abra uma nova discussão para 'programadores universais' e enfatize as vantagens que você enxerga para esse modelo especifico. Seja justo e mostre os dois lados o bom e os problemas que aparecem juntamente com as soluções como eu procuro fazer aqui.

Voltando ao Meu PICKIT2, para quem fizer compra direta pelo forum vou dar de brinde o esquema elétrico do produto. Notem que é único feito no BraZil com programação de VDD por software sem jumpers ou artimanhas de baixo nível.

Abraço a Todos
rona123
Byte

Mensagempor brasilma » 18 Fev 2019 15:04

Minhas desculpas colega, ao acessar o Forum utilizo a opção Mensagens novas, vi apenas que era um tópico sobre Programadores sem perceber ser específico a uma família...

Pensando em programação profissional de centenas de dispositivos dia o adequado é um programador profissional paralelo e neste caso não há falta recurso!
brasilma
Dword

Mensagempor rona123 » 18 Fev 2019 16:17

Brasilma,

Não tem por que se desculpar. O forum é aberto e compartilhar opiniões sempre ajuda a todos.

Voltando ao Meu PICKIT2, para quem fizer compra direta pelo forum vou dar de brinde o esquema elétrico do produto. Notem que é único feito no BraZil com programação de VDD por software sem jumpers ou artimanhas de baixo nível.

Nesse caso se tem condições completas de manutenção simples, pelo uso de tecnologia de montagem PTH. Nunca precisei reparar, apenas regravar o firmware corrompido e o programador volta a funcionar normalmente. A corrupção do firmware pelo que pude notar é fortemente dependente dos cabos e conectores USB.

O preço para venda direta com esquema é R$150,00 para a versão sem a placa soquete ZIF e sem cabo USB mais os custos de envio.
A postagem será feita dentro de 24 horas corridas e o rasteio será informado na sequencia da postagem.

Abraço a Todos
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 15 Jun 2020 11:41

Presados,
Continuo com um pequeno estoque de PICKIT2 disponíveis para vendas.
As promoções já não são mais validas em vistas da dependência do valor do Dollar para esses itens.
Grato a todos
...
rona123
Byte

Anterior

Voltar para PIC