por rona123 » 18 Fev 2019 14:31
Brasilma,
Estamos em um forum aberto e todos tem direito a opiniões. Assim como você tenho as minhas e o tempo mostrou que algumas estavam certas e outras erradas.
Pela sua insistência presumo que você esteja ligado a comercialização desse item de alguma forma.
Agora imagine a situação de uma empresa que programe centenas de dispositivos por dia e o programador apresente problema. Contatar a Asia para obter solução é muito complicado. Eles não respondem e-mail mesmo corporativos e quando respondem a comunicação é muito deficiente. Substituir pelo mesmo equipamento dependeria da situação e certamente de posições corporativas. Nessa situação comprei o ICETECH em uma empresa em que a referência de programação de dispositivos era o Data I/O que custa dezenas de vezes o valor do ELNEC. Eu respondia pelos problemas técnicos na área de testes e produção dessa empresa.
Agora quem compra para 'brincar' pode correr riscos e logicamente vai procurar gastar o mínimo.
Enfim, comprar ferramentas depende de muitos critérios objetivos como a aplicação especifica, valor gasto, necessidades, etc.
Aqui no forum estamos em área direcionada para Microcontroladores MICROCHIP focados em PIC. A Microchip tem uma família muito grande de produtos nessa linha e o PICKit2 é uma ferramente muito prática para iniciantes e esse é o foco e o objetivo dessa discussão. Recomento a você que abra uma nova discussão para 'programadores universais' e enfatize as vantagens que você enxerga para esse modelo especifico. Seja justo e mostre os dois lados o bom e os problemas que aparecem juntamente com as soluções como eu procuro fazer aqui.
Voltando ao Meu PICKIT2, para quem fizer compra direta pelo forum vou dar de brinde o esquema elétrico do produto. Notem que é único feito no BraZil com programação de VDD por software sem jumpers ou artimanhas de baixo nível.
Abraço a Todos