Enviando um bit para um software supervisório de PC

System-On-Chip com Wi-Fi embutido, para aplicações IoT

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Enviando um bit para um software supervisório de PC

Mensagempor Renato ASM » 19 Fev 2019 01:06

Olá.
.
Como enviar um bit para ser lido por um Software Supervisório de PC que irá monitorar o status de uma máquina?

Eu tenho conhecimento suficiente para fazer o hardware, mas só programo 8051 e arduino. Comecei a estudar o Nodemcu agora e estou perdido com tantas funções que ele tem. Vou usar o Wifi, mas para onde e como.enviar esse dado?
A equipe que vai desenvolver o software está esperando essa resposta de mim. :shock:
Renato ASM
Bit

Re: Enviando um bit para um software supervisório de PC

Mensagempor cfreund » 19 Fev 2019 02:23

Se for usar Nodemcu, vai na linha de abrir uma porta TCP no PC. Usando o ESP32, por exemplo, conta com a vantagem de conectar por WiFi e fica bastante fácil executar a tarefa.

Se usar arduino convencional (atmega328p), o mais comum é pela serial.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor edsont » 19 Fev 2019 09:55

Renato ASM escreveu:Olá.
.
Como enviar um bit para ser lido por um Software Supervisório de PC que irá monitorar o status de uma máquina?

Eu tenho conhecimento suficiente para fazer o hardware, mas só programo 8051 e arduino. Comecei a estudar o Nodemcu agora e estou perdido com tantas funções que ele tem. Vou usar o Wifi, mas para onde e como.enviar esse dado?
A equipe que vai desenvolver o software está esperando essa resposta de mim. :shock:

Para usar com um sistema supervisório comercial eu sugiro utilizar um protocolo aberto, isso evita a necessidade de desenvolver um driver de comunicação. Eu recomendo usar modbus (Modbus TCP se for usar Ethernet/WiFi, Modbus RTU ou ASCII se for usar serial).
Deve ter exemplos no Arduino.

No modbus basicamente o supervisório (master) solicita ao escravo a leitura ou escrita em um determinado endereço e quantidade de registros.
No modbus TCP o escravo é identificado pelo endereço IP, no modbus RTU e ASCII o escrevao é identificado por um número de nó que acredito que seja de 1 a 255.
No modbus RTU/ASCII só pode haver um mestre na rede (ou conexão ponto a ponto), o mestre não tem número. No modbus TCP podem haver vários mestres porque eles são identificados pelo IP que originou a mensagem.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor pamv » 19 Fev 2019 12:08

Renato
Você que vai desenvolver o software do lado do nodemcu? Você já escolheu o que usará: SDK da espressif, IDE Arduino, Lua, Python?
pamv
Word

Mensagempor Renato ASM » 19 Fev 2019 12:43

cfreund escreveu:Se for usar Nodemcu, vai na linha de abrir uma porta TCP no PC. Usando o ESP32, por exemplo, conta com a vantagem de conectar por WiFi e fica bastante fácil executar a tarefa.

Obrigado por ajudar.

Vou usar o Nodemcu V3 da Lolin que ja tem wifi. Sou da manutenção e dei a ideia para o patrão e ele aprovou, tenho até sexta pra apresentar.
Renato ASM
Bit

Mensagempor Renato ASM » 19 Fev 2019 12:55

Edson, a sua ideia é fantástica. Vi um pouco disso no curso de Mecatrônica que fiz no Senai. Mas por enquanto preciso de algo nada em básico. Apenas para demonstração.
Renato ASM
Bit

zo

Mensagempor cfreund » 19 Fev 2019 13:07

Renato ASM escreveu:
cfreund escreveu:Se for usar Nodemcu, vai na linha de abrir uma porta TCP no PC. Usando o ESP32, por exemplo, conta com a vantagem de conectar por WiFi e fica bastante fácil executar a tarefa.

Obrigado por ajudar.

Vou usar o Nodemcu V3 da Lolin que ja tem wifi. Sou da manutenção e dei a ideia para o patrão e ele aprovou, tenho até sexta pra apresentar.

Seu prazo é apertado, muita coisa para entender e implementar e, pouco tempo. Se me permite o pitaco, faça algo simples e funcional para a apresentação. Funcionou? Apresentado? Nada te impede de continuar evoluindo no desenvolvimento. O pessoal do Soft não vai achar "muito ruim", caso daqui 30 dias, vc informe que fazer de outra forma é mais seguro.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Renato ASM » 19 Fev 2019 13:07

pamv escreveu:Renato
Você que vai desenvolver o software do lado do nodemcu? Você já escolheu o que usará: SDK da espressif, IDE Arduino, Lua, Python?

No futuro quero estudar outras IDEs, mas no momento vou usar arduino por ser mais prático.

O que eu preciso no momento é de algo muito simples. Ler um pino e enviar esse bit para ser lido em algum local na nossa rede wifi. O programa supervisorio que estão fazendo, também é muito simples. Ele vai apenas acender um led na tela do PC e pronto. Depois penso em algo mais complexo como um protocolo Nodbus.

Cara, não tô pedindo código pronto, pelo contrário. O problema É que preciso demonstrar isso dia 22.

Preciso apenas que Me digam qual o processo/estrutura que preciso estudar para fazer isso. Obrigado.
Renato ASM
Bit

Re: zo

Mensagempor Renato ASM » 19 Fev 2019 13:10

[/quote]Seu prazo é apertado, muita coisa para entender e implementar e, pouco tempo. Se me permite o pitaco, faça algo simples e funcional para a apresentação. Funcionou? Apresentado.....[/quote]

É exatamente isso que vou fazer!!!
Renato ASM
Bit

Mensagempor cfreund » 19 Fev 2019 13:11

Renato ASM escreveu:
pamv escreveu:Renato

No futuro quero estudar outras IDEs, mas no momento vou usar arduino por ser mais prático.

O que eu preciso no momento é de algo muito simples. Ler um pino e enviar esse bit para ser lido em algum local na nossa rede wifi. O programa supervisorio que estão fazendo, também é muito simples. Ele vai apenas acender um led na tela do PC e pronto. Depois penso em algo mais complexo como um protocolo Nodbus.

Cara, não tô pedindo código pronto, pelo contrário. O problema É que preciso demonstrar isso dia 22.

Preciso apenas que Me digam qual o processo/estrutura que preciso estudar para fazer isso. Obrigado.

Já tem pronto: https://circuits4you.com/2018/11/26/esp ... o-example/
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor pamv » 19 Fev 2019 14:18

Um grupo de alunos de um curso que eu dei criou um monitoramento da temperatura de uma sala de servidoras usando um nodemcu que rodava um servidor http mínimo e deixava para o PC a tarefa de acessa-lo periódicamente e ler o dado e tomar alguma atitude caso necessário. Eles usaram Lua e um exemplo quase pronto que tinha no site

https://www.nodemcu.com/index_en.html#f ... 501100000f
pamv
Word

Mensagempor Renato ASM » 20 Fev 2019 15:09

Pessoal, Obrigado pela atenção!

Hoje pela manhã recebi a notícia que a reunião de sexta foi antecipada para amanhã. :shock: :shock: :shock:

Hoje pela manhã resolvi escolher o protocolo MQTT para fazer esse meu projeto. O que acham? Já entendi perfeitamente o que é um Publish, Subscriber, Broker e tópicos. Agora estou na dúvida de qual servidor usar e alguns exemplos de códigos para o Nodemcu8266.
Renato ASM
Bit

Mensagempor cfreund » 20 Fev 2019 15:59

Rebuscado.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Renato ASM » 20 Fev 2019 16:04

Não entendi...
Renato ASM
Bit

Mensagempor cfreund » 20 Fev 2019 17:05

Meu velho, vc está esquentando a cabeça com o q n deveria. Pega aquele exemplo q te mandei, q ta simples adaptar para o seu caso e gasta o resto do tempo testando o sistema. Mas é só minha opinião. Pra testar no lado do PC, tem apps gratuítos q fazem a vez de um "servidor telnet". Ou se for fazer o contrário, colocar o nodemcu como servidor, usa o putty.
Cláudio F
cfreund
Word

Próximo

Voltar para ESP8266/ESP32