Dúvida sobre ARM

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Dúvida sobre ARM

Mensagempor Guri » 31 Mar 2019 10:22

Eu estava aqui pensando....algo de se fazer com um ARM.

Eu pensei se existe um CORE (apenas a unidade de processamento) com memória externa de programa e dados, tipo um z80 da vida ou um 8051...

Existe isso...alguém tem essa informação...
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Re: Dúvida sobre ARM

Mensagempor Rodrigo_P_A » 31 Mar 2019 11:28

Guri escreveu:Eu estava aqui pensando....algo de se fazer com um ARM.

Eu pensei se existe um CORE (apenas a unidade de processamento) com memória externa de programa e dados, tipo um z80 da vida ou um 8051...

Existe isso...alguém tem essa informação...

Não entendi para que isso, mas existem alguns que tem interface para memória externa, na verdade existem vários, um exemplo: LPC2478
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 31 Mar 2019 11:30

Um chip com ARM sem periféricos, eu desconheço. Mas, se quiser muito um, entre no maravilhoso mundo dos FPGAs.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Guri » 31 Mar 2019 16:14

Eu acho que não me expressei direito :roll:

Quanto aos periféricos, sim...

Apenas fiz alusão ao z80 para entender que pensei que existia algo semelhante num ARM, onde o endereçamento poderia ser feito externamente, no caso a memória de programa.

Eu estou querendo implementar uma nova aplicação para nosso synth, porém vou precisar de bastante memória para guardar as amostragens...eu vou precisar de pelo menos 8 megabit de espaço.

A implementação em um SDcard é interessante...

Antes, analisando os itens da ST, tenho notado que tem chips com grande capacidade de memória, tipo 1, 2 mega...mas o preço também é salgado :mrgreen:

Dai eu pensei se alguém não conhecia um ARM com endereçamento externo, :wink:

Obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 31 Mar 2019 16:52

Hoje não faz muito sentido existir um ARM num chip sem ter o mínimo de periféricos para o sistema funcionar porque acabam saindo caro montar um sistema com muitos chips externos.
Espaço em PCB é custo, nenhum fabricamente vai se tornar atrativo com soluções onde o chip não tem o mínimo para funcionar.
Por exemplo, pra você fazer um SOC com IMX rodar, hoje ele tem lá dentro tudo precisando apenas da DRAM externa.
Porque alguém em sã consciência faria um produto onde ao invés de 3 chips precisa popular uma placa com 12?
O que ocorre que pensar os fabricantes de chip pensam nos grandes, não em nós. Se pra quem fabrica de 1 em 1 é interessante, pra quem fabrica de milhões ou bilhões, um resistor a mais na placa já é um custo que só vai escalando: componente, compra, montagem, teste....
Mas claro, se você quer ligar coisas externas no ARM, pode mas não é um simples 74138 que vai te resolver a vida pra endereçar. Acho que a melhor saída é pensar em um FPGA ou CLPD.
E indo mais longe, melhor buscar um SOC ARM+FPGA, pra não ter dor de cabeça roteando essas conexões na placa.
Ou então, ligar os dois chips por uma conexão ethernet ONBOARD.
OU se for pra as tuas aplicações, até pela QuadSPI.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Guri » 31 Mar 2019 20:42

Então aquino.

Eu entendi, você falou certinho e concordo com você.

Mas imaginem só uma tecnologia ARM dentro de uma z80? Imagina o barulho que não iria fazer :P
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 31 Mar 2019 21:20

Isso existe, são os BeagloBone, Raspberry, ou outras plataformas, como o AQUINO falou: iMX233 por exemplo,
Outros:
LPC2478
LPC43XX

existem vários, mas o iMX233 por exemplo, não é tão simples projetar a PCB pra ele, tem que tomar cuidado com os sinais da DDR2, eu apanhei pra fazer, mas é um micro bem legal.

Eu usei o LPC2478 e é fácil de configurar, e flexivel, vc tem 64MB de RAM que pode ser usada como memória de programa ou dados, e dá pra fazer muita coisa legal.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 31 Mar 2019 22:26

Guri escreveu:Apenas fiz alusão ao z80 para entender que pensei que existia algo semelhante num ARM, onde o endereçamento poderia ser feito externamente, no caso a memória de programa.

Eu estou querendo implementar uma nova aplicação para nosso synth, porém vou precisar de bastante memória para guardar as amostragens...eu vou precisar de pelo menos 8 megabit de espaço.

Você quer um ARM com "External Memory Controller", vulgo EMC. Essa memória não tem de ser necessariamente RAM. E também existem chips que não possuem ROM interna para o programa, carregam de uma flash externa por SPI, como uma FPGA.

Para o seu caso, acho que uma dataflash por SPI, é mais que o suficiente.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor cfreund » 31 Mar 2019 22:28

Guri escreveu:Então aquino.

Eu entendi, você falou certinho e concordo com você.

Mas imaginem só uma tecnologia ARM dentro de uma z80? Imagina o barulho que não iria fazer :P

Tem FPGA simulando z80 rodando a +180MHz por aí.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Guri » 01 Abr 2019 05:38

É interessante esse assunto.

Me corrijam se eu estiver equivocado, mas fui ver o preço do LPC2478, por 200 reais...local.

Será que esta certo esse preço? Apesar de ter dado uma olhada por cima, notei que esse LPC é muito potente, tem um tdmi7... :shock:

Sim...extamente é algo como um controlador externo de memória de programa (paralela né).

Então eu pensei nas memória SPI, além de faceis de se trabalhar, são baratas. Porém no meu caso preciso de velocidade, o uso de RAM interna é interessante, mas preciso de 128k (ideal) ou pelo menos 64k de ram, assim eu utilizaria uma SPI externa para jogar as amostras e carregaria apenas a amostra corrente na RAM interna para proceder o processamento...

Agora já esta mudando o raciocínio, pois um chip bom e barato que tenha uma RAM interna acima de 64k, começa a ficar interessante...boas dicas, obrigado.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 01 Abr 2019 08:40

durante muito tempo usei o AR1688 que era um Z80 + DSP + GAL, tudo em um CHIP...e tinha 128K de RAM interno
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Abr 2019 09:21

Guri escreveu:É interessante esse assunto.

Me corrijam se eu estiver equivocado, mas fui ver o preço do LPC2478, por 200 reais...local.

Será que esta certo esse preço? Apesar de ter dado uma olhada por cima, notei que esse LPC é muito potente, tem um tdmi7... :shock:

Sim...extamente é algo como um controlador externo de memória de programa (paralela né).

Então eu pensei nas memória SPI, além de faceis de se trabalhar, são baratas. Porém no meu caso preciso de velocidade, o uso de RAM interna é interessante, mas preciso de 128k (ideal) ou pelo menos 64k de ram, assim eu utilizaria uma SPI externa para jogar as amostras e carregaria apenas a amostra corrente na RAM interna para proceder o processamento...

Agora já esta mudando o raciocínio, pois um chip bom e barato que tenha uma RAM interna acima de 64k, começa a ficar interessante...boas dicas, obrigado.

desculpe, não seria melhor você a dar uma olhada nas Rasppberry Pi da vida?

Tem muita ram pra usar

Sobre o preço, por não ser tão usado, aqui no brasil cobram caro, mas tem versões mais novas com memória externa Cortex M3 ou M4 tem que dar uma olhada no site da ST e da NXP

A vantagem de usar com RAM externa, dependendo do que vc quer, é que endereça rapidamente, como se fosse uma posição qualquer do programa.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 01 Abr 2019 09:29

Corre do LPC2478. Foi substituído há alguns anos pelo LPC1788 e não foi só por atualização de core.

Plaquinha pronta pra uso (com um pouquinho só a mais de RAM do q vc precisa...rs): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rduino-_JM
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor pamv » 01 Abr 2019 10:15

Guri escreveu:Eu acho que não me expressei direito :roll:

Quanto aos periféricos, sim...

Apenas fiz alusão ao z80 para entender que pensei que existia algo semelhante num ARM, onde o endereçamento poderia ser feito externamente, no caso a memória de programa.

A implementação em um SDcard é interessante...

Antes, analisando os itens da ST, tenho notado que tem chips com grande capacidade de memória, tipo 1, 2 mega...mas o preço também é salgado :mrgreen:

Dai eu pensei se alguém não conhecia um ARM com endereçamento externo, :wink:

Obrigado

A blackboard não resolve o seu problema?

https://os.mbed.com/users/hudakz/code/S ... /shortlog/

STM32F407VET6 in LQFP100 package
ARM®32-bit Cortex®-M4 CPU + FPU
168 MHz max CPU frequency
VDD from 1.8 V to 3.6 V
512 KB Flash
192+4 Kbytes of SRAM including 64-Kbyte of CCM (core coupled memory) data RAM
GPIO (82) with external interrupt capability
12-bit ADC (3) with 16 channels
12-bit DAC (1) with 2 channels
RTC
Timers (14)
I2C (3) interfaces (SMBus/PMBus)
I2S (2)
USART (4)
SPI (3)
USB 2.0 full-speed
USB 2.0 OTG
CAN (2)

Board features
JTAG/SWD header
Micro SD
Winbond W25Q16 16Mbit SPI Flash
RTC battery CR1220
10/100 Ethernet MAC
3.3V LDO voltage regulator
Mini USB connector
1x power LED
2x user LEDs D2 (PA6) D3 (PA7)
2x jumpers for bootloader selection
Reset button,
Wakeup button
2x user buttons K0 (PE4) and K1 (PE3)
2x24 side pins + 2x16 bottom pins + 1x4 ISP pins
2x16 FMSC LCD Interface
NRF24L01 socket
pamv
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 01 Abr 2019 12:13

cfreund escreveu:Corre do LPC2478. Foi substituído há alguns anos pelo LPC1788 e não foi só por atualização de core.

Plaquinha pronta pra uso (com um pouquinho só a mais de RAM do q vc precisa...rs): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rduino-_JM

legal essa placa, até que tá bom o preço
---
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para STMicroelectronics