Sintetizador Synth Magic

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Sintetizador Synth Magic

Mensagempor pamv » 14 Mar 2019 19:02

Muito bom. Tudo em C e STM32, não? Parabéns.
pamv
Word

Mensagempor Guri » 14 Mar 2019 21:35

É isso mesmo palm

Muito obrigado,

Se eu soube-se que ARM era essa pancada toda...! Eu fico imaginando um DSP com ARM embutido, é muita potência, né.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 30 Abr 2019 00:05

Caros colegas,

Aqui esta a obra de arte finalizada do projeto Synth Magic.

DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 30 Abr 2019 00:15

NEW ORDER começou assim!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guri » 30 Abr 2019 00:34

Verdade! tcpipchip... :shock:

New Order, que sons cabulosos eram daqueles synths...salvo engano, era o Roland Jupiter 8 ...

Ainda chegarei lá...

Minha meta agora é dar uma mexidinha com o STM F4...quero colocar alguns efeitos, como reverber, tentar imitar o reverber de molas.

Fiz uma coletânea de sons RETRO dos anos 80, e uma coisa interessante que tenho notado é a criatividade dos projetistas daquela época, sendo que com tão pouca memória eles faziam sons muito lindos, não sei explicar, mas os timbres daquela época eram tão envolventes, não que os de hoje, com tabelas enormes de amostragens, não sejam bons, mas sim lindos...

Como eu sou nostálgico, sou suspeito para comentar.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 30 Abr 2019 11:48

Ouvi New Order pela primeira fez em uma FITA DE ROLO, um amigo trouxe da alemanha! Se nao me engano era o SUBSTANCE!

Baita sons mesmo!

Eu brinco muito com o emulador do arp 2600
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guri » 30 Abr 2019 20:34

New Order - Blue Monday https://www.youtube.com/watch?v=FYH8DsU2WCk

Classico do New Order...eu acho que foi a música mais emblemática do new order, onde utilizaram muito os novos syntetizadores...

Olha esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=J4yKD5fvRbQ

Esse synth foi o pioneiro na era digital com PC...O primeiro FAIRLIGHT, tinha resolução de 8 bits de audio, se bem que eu acredito que foi utilizada a técnica de interpolação sobre esses 8 bits...Tinha muito boa qualidade.

O projeto até hoje me intriga, pelo ponto de vista do hardware bem simples. O FAIRLIGHT, foi utilizado por muitos conjuntos da época dos anos 80, inclusive músicas famosas como essa: https://www.youtube.com/watch?v=OJWJE0x7T4Q
Esse cantor usou e abusou muito desse synth wavetable.

Bons tempos. Saudades :cry:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 30 Abr 2019 20:41

Mas eu tenho que deixar registrado uma coisa muito importante sobre os SONS dos anos 80...

Grande mérito dos lindos sons produzidos naquela época é atribuída aos módulos de reverberação, Justiça seja feita. :roll:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 01 Mai 2019 22:06

FAIRLIGHT - ouça o ZOOLOOK de Jean Michel Jarre

Usou direto!
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guri » 22 Set 2019 00:26

Alguns avanços no sistema, agora conta com o simulador de vibrato tremulante, que imita o Hammond B3 de 1955.

https://soundcloud.com/user-452496119/s ... b3-music-1

:|
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 23 Set 2019 09:45

rapaz!!!!!!!!! igual!!!!
tcpipchip
Dword

Mensagempor Guri » 23 Set 2019 14:27

Concordo com o amigo tcpipchip...

Eu mesmo fiquei surpreso com o realismo desse vibrato, :D

Deus permitindo, estarei assim que der uma folga, colocar o módulo synthetizador em funcionamento, estou elaborando uma biblioteca com 128 sons no padrão midi com resolução de 16bits estereo com reverber, chorus e vibrato comum, estou querendo utilizar o arm4, mais por questões de quantidade de memória embarcada, não sinto muita confiança em utilizar memória paralela externa. Por falar nisso, ví um projeto interessante de um gringo, onde ele utilizava um cartão sd para as amostras e jogava uma amostra de cada vez na ram interna para processamento...mas aí também acaba por deixar um buss de dados exposto no hardware.

Por incrível que pareça o maior desafio não é gerar sons de instrumentos musicais comuns, tipo piano, sax, etc...o maior desafio foi gerar as senoides (muitas delas), para compor os arrays que forma as alturas dos tubos (pés), no caso do original hammond b3 são 9 flautas. No meu caso conseguimos gerar com um arm m0 as 9 flautas com polifonia de 24 canais.

Ainda penso em utilizar um dsp futuramente para integrar tudo...gosto muito de mexer com música eletrônica, é meu hoby predileto, gosto muito dos sons da década de 80 até 2000, na minha opnião foram a melhor época da música eletrônica no mundo com seus synts de 12 bits...

Obrigado amigos.
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 23 Set 2019 20:47

minha cachaça é o ARP 2600
tcpipchip
Dword

Mensagempor julian camargo » 23 Set 2019 21:33

Longo aprendizado heim !

Já passei por isso e como vc mesmo falou, o resultado deixa a gente muito feliz.

Pena que essa área no Brasil é pouco desenvolvida, quase zero.

Particularmente eu só conheço três pessoas aqui no Brasil com conhecimento suficiente (e coragem) que se mete a fazer projetos com DSP para áudio digital.

Além de mim, tem Gilberto do Valle que trabalha numa empresa em São José dos Campos e faz sistemas de multimídia para aviões. Tem o Junior que tinha uma empresa chamada Proex Projetos Exclusivos. Há uns três anos ele desenvolveu um modulo DSP para amplificadores digitais de áudio com alta resolução.

Só a Sony tinha algo parecido. Tentou vender para os fabricantes de equipamentos de áudio aqui no Brasil mas nenhuma se interessou. Infelizmente ainda estão na era do áudio analógico e na base do Copy and Paste.

Meses atrás uma empresa americana viu o projeto dele na internet e além de comprar o projeto por uma bela grana, convidou ele pra ir trabalhar lá nos EUA.

Tá agora morando lá com um belo salário em dolar. (fora a grana que ganhou com a venda do projeto).

Por ultimo tinha o Claudio Troyano que trabalhava para Analog Devices aqui no Brasil dando suporte sobre DSPs. Infelizmente morreu devido a um ataque do coração fulminante.

Bem, voltando ao assunto. Se quer brincar com efeitos tipo reberber e outros, dê uma olhada neste DSP:

http://freeverb3vst.osdn.jp/doc/262763_1.pdf

É um DSP dedicado para fazer efeitos. Já vem pré programado com 16 efeitos mas vc pode programar os seus e criar um banco de efeitos bem maior.

Já mexi muito com ele e aprendi a programa-lo. O fabricante fornece o compilador gratuito. Faz efeitos incríveis.

Algoritmos de Reverber é uma das coisas mais interessantes e cabeludas na área de áudio.

Te recomendo agora a migrar tudo que já fez em 16bit para 24bit de resolução e aprender a usar o protocolo I2S.

Todos os teclados sintetizadores da atualidade trabalham assim.

Há, já ia me esquecendo. A programação desse DSP da Alesis é feita em Assembler, vai ter que ralar um pouquinho :D :D :D :D

Aqui entre nós, se vc tentar fazer reverber num M4 com linguagem C, geralmente fica uma bosta ! :lol: :lol: :lol:

Abração !
Editado pela última vez por julian camargo em 24 Set 2019 08:34, em um total de 1 vez.
julian camargo
Nibble

Mensagempor Guri » 23 Set 2019 23:23

Legal sua história, julian

Eu conheci pessoalmente o troyano, um cara muito inteligente, trabalhava na analog device...

Depois perdi o contato com ele, e um dia desses entrando em contato com a analog, (isso já faz uns 2 anos), tive a noticia que ele havia falecido, confesso que fiquei chateado com a noticia.

DSP é um sistema interessante, pena que os preços ainda são altos, pelo menos aqui no Brasil, texas, tem uma linha interessante salvo engano é o tms320xxx54...

Eu nunca pensei que iria dizer isso! Mas assembler é ruim heem...É como tentar cavar um poço com colher.

E olha que sou veterano em assembler, desde 1985, mexo com isso...Em relação ao C, tudo depende da técnica, como o é em ASM...A linguagem C é muito poderosa e versátil. Se levarmos em conta as arquiteturas sofisticadas de hoje em dia a um custo muito baixo, cito os núcleos arm, simplesmente uma maravilha moderna, com seus coprocessadores DMA. Ainda estou aprendendo a mexer com ele, mas confesso que estou adimirado com tanta técnica embarcada, os veteranos que o digam...

Eu sou grato pelas dicas, meu caro amigo...foi bom ouvir seus comentários e conhecimentos, obrigado :lol:
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para STMicroelectronics