Perguntinha básica de Iniciante...

Software e Hardware para uC STM

Moderadores: andre_luis, 51

Re: Perguntinha básica de Iniciante...

Mensagempor Guri » 17 Ago 2019 21:57

Aquino, jamais fiz isso! Peço desculpas se dei a entender algo do tipo.

Como eu sempre disse, sou aprendiz no que se refere a linguagem C, e vejo no forum uma ferramenta muito útil para tirar dúvidas e quando posso, procuro passar o pouco conhecimento que tenho.

Não entendi porque fostes tão agressivo em sua colocação. Sempre deixei bem claro meus objetivos.

Mas se a opnião de todos do forum for a mesma que a sua percepção, deixo a disposição dos moderadores minha opção em sair do forum.

Estou tremendamente chateado com sua colocação a meu respeito.

:(
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 17 Ago 2019 23:28

ZE, eu fiz o teste com a sua sugestão no AD..porém o problema continuou o mesmo,

Daí, resolvi mexer no clock do AD (prescaler), após alocar a divisão para 8 no prescaler do AD (visto que estou com um clock de 72mhz)...não se isso tem a haver, porém ao fazer isso o AD deixou de ficar doido.

A variação que pude perceber, máxima não passou de 5 digitos (unidade), para uma resolução de 10 bits.

Eu agradeço a todos e peço novamente minhas sinceras desculpas a todos...

Mais uma vez muito obrigado,
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor tcpipchip » 18 Ago 2019 16:05

Guri, o mikroc arm aceita varios fabricantes ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 18 Ago 2019 16:09

O Keil parece que custa uns USD5K a USD7K, melhor aprender usar o GCC mesmo.

Mudando um pouco o assunto já que sugeriam outras ferramentas, o CodeBlocks ( IDE ) vale a pena investir um tempo, dá pra configurar vários tipos de compiladores e fica mais fácil do que ficar criando makefile.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor ze » 19 Ago 2019 07:31

Guri escreveu: com um clock de 72mhz

De fato amigo há limitações. O d.s. fala que cada medição leva no mínimo 1uS. Por isso há de ajustar a divisão da freq pro módulo ad. Pra dc, além de ser menos crítico, vc pode implementar proteções adicionais como um simples filtro rc
Imagem
No caso acima, apesar de parasita, no caso de dc é bem vindo capacitor de verdade.

Quanto à tua imagem (eventualmente à minha), permita-me dizer que há equívocos generalizados.. . mas não te avexe ... herrar é umano...

e sim tcp... aceita vários
Rodrigo a ideia é boa. No entanto me lembro de ter usado um inicializador visual pra mc.. acho que o cube mesmo ... e ele gera pra vários compiladores mas, como havia de ser , usa a linguagem e libs nativas do compilador e não necessariamente fornecendo acesso direto ao hw, como (eu) gostaria que fosse. Ou seja, ao criar uma leitura ad pro mikroc p.ex. ele não vai simplesmente fazer isso...
Código: Selecionar todos
unsigned int read_adc(unsigned char channel)
{
ADC1_SQR3=channel;
ADC1_CR2bits.ADON=1;//liga conversor
ADC1_CR2bits.SWSTART=1;//inicia conversão
while(!ADC1_SRbits.EOC); //espera converter
return ADC1_DR;
}

e sim usar a gulosa função adcread() nativa do compilador. Mas claro, pra algo + complexo de difícil acesso/entendimento como usb, rede e etc vale muito a pena.
.. só me deu vontade registrar este . de vista de macho quase gay. Falando nisso e mudando de pato pra ganso, olha que fofo...
http://easycoding.tn/esp32/demos/code/
Quase a mesma plataforma do appinventor... só na base do clique vc gera altos pisca leds praquele mc. Bem gay e já usei.
ze
Dword

Mensagempor Guri » 19 Ago 2019 22:56

tcpipchip...Sim o mikroc ARM aceita vários fabricantes, salvo engano, ST, NXP e outros...isso é interessante.

Então ZE, interessante sua observação...Como eu tô com o tempo meio corrido, não tive tempo de me debruçar com calma para entender direitinho o funcionamento desse AD da STM...

Mas assim que der vou escrever um pequeno artigo sobre esse AD e vou postar aqui...

Obrigado
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor Guri » 22 Ago 2019 21:09

Me surgiu um dúvida quanto aos timers do STM103...

É o seguinte: Esse arm, tem quantos timers de fato?

Eu estive olhando no CUBE, e notei que lá tem 4 timers (TMR1, 2, 3 e 4)...

Já no mikroc, há disponível 6 timers (TMR2, 3, 4, 5, 6 e 7)... :roll:

Bom, eu fiz um teste simples: Habilitei o timer 2 para estourar a cada 1 segundo e coloquei um led num pino ligado a ele na interrupção, para minha surpresa o led piscou, no timer 2, 3, 4 e 5...só.

Tentei habilitar o timer 1 conforme indica no CUBE, fiz isso no mikroc, mas não foi reconhecido...

Oras bolas, quantos timers tem na verdade?
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Anterior

Voltar para STMicroelectronics