Como recuperei a ponta do meu Ferro de Soldar

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Como recuperei a ponta do meu Ferro de Soldar

Mensagempor MOR_AL » 18 Set 2019 15:43

Pessoal!

A ponta do meu ferro de soldar não derretia a solda, apenas derretia na parte mais acima da ponta. Isso dificultava a soldagem de componentes SMD e o trabalho ficava muito ruim. Consegui recuperar a ponta do meu ferro de soldar e mostro como fiz. Se você tem uma ponta com problemas e não usa mais, vale a pena tentar recuperá-la.

Segue o vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=cgMkjQz ... e=youtu.be
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Como recuperei a ponta do meu Ferro de Soldar

Mensagempor MOR_AL » 24 Set 2019 13:04

Pessoal!

Fiz um segundo vídeo sobre as pontas dos ferros de soldar otimizados para montagens SMD.

https://youtu.be/8YIHZm0REQU

Assim que puder, eu terminarei esta série com um vídeo mostrando a soldagem de alguns componentes SMD. No momento ainda não disponho de PCI com pads apropriados.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 24 Set 2019 16:50

Aparentemente ocorreu uma galvanoplastia: átomos de cromo que são cátions (+) se desprenderam da resistência e foram atraído para a ponta de cobre que estava com carga negativa.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pamv » 24 Set 2019 22:05

Brasilma
eu pensei nisso mas a solução não mudou de cor (ao menos não consegui ver) indicando oxidação do cobre ou do níquel, aparentemente o processo de redução do hidrogênio é que fez a limpeza. Eu queria fazer um teste em casa usando um grafite como contra-eletrodo pra ver se dá o mesmo resultado mas as minhas pontas de solda são bem vagabundas, não sei se repetiriam o experimento do moral
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 25 Set 2019 09:23

Como mencionei no primeiro vídeo, não sei qual é o material da resistência de chuveiro que usei. Suponho que seja de níquel-cromo, mas o que vale é o resultado.
Passei um "perreng" (muita dificuldade) para soldar um pré-amplificador com três transistores e outros tantos capacitores e resistores. Ainda mais que não uso aquele filme verde, que limita a migração da solda. O resultado é que a montagem ficou péssima. (vide foto).
O que mais me emput&$$&u foi que a solda não permanecia na pequena área da ponta do ferro. Ela migrava para a região acima. Algo devido a tensão superficial e a disponibilidade dessa região maior. Com a região estanhada limitada apenas na ponta, acredito que vá facilitar a soldagem.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 25 Set 2019 12:18

Mor_al
Eu só comentei porque aqui ou no youtube você disse que não tinha bem certeza das reações envolvidas. Eu vi o vídeo e não vi mudança de cor na solução e assumi que a liga cupro-níquel não sofreu corrosão pois e um experimento feito numa famosa escola de SP que deve permanecer anônima usaram um fio de liga desse tipo que, pela cor, achavam que era cobre puro e ele foi corroído e o níquel dissolvido deixou a solução verde-Bavária (a lata da cerveja). Se o fio não corroeu então que foi oxidado foi o cloreto a cloro que deve ter reagido com o hidróxido e formado água sanitária bem diluída (você não fala em odores de cloro ou eu não vi menção). A minha sugestão, se houvesse corrosão do fio, seria usar um grafite como eletrodo. Quando à limpeza eu não faço idéia e não tenho como repetir em casa, mas ficou muito bom o resultado final.
Aqui neste link tem alguma coisa sobre a resistência à corrosão de ligas de cobre-níquel
https://www.nickelinstitute.org/about-n ... el-alloys/
eu vou ler e ver se aprendo algo útil
pamv
Word

Mensagempor MOR_AL » 25 Set 2019 17:52

pamv escreveu:Mor_al
Eu só comentei porque aqui ou no youtube você disse que não tinha bem certeza das reações envolvidas. Eu vi o vídeo e não vi mudança de cor na solução e assumi que a liga cupro-níquel não sofreu corrosão pois e um experimento feito numa famosa escola de SP que deve permanecer anônima usaram um fio de liga desse tipo que, pela cor, achavam que era cobre puro e ele foi corroído e o níquel dissolvido deixou a solução verde-Bavária (a lata da cerveja). Se o fio não corroeu então que foi oxidado foi o cloreto a cloro que deve ter reagido com o hidróxido e formado água sanitária bem diluída (você não fala em odores de cloro ou eu não vi menção). A minha sugestão, se houvesse corrosão do fio, seria usar um grafite como eletrodo. Quando à limpeza eu não faço idéia e não tenho como repetir em casa, mas ficou muito bom o resultado final.
Aqui neste link tem alguma coisa sobre a resistência à corrosão de ligas de cobre-níquel
https://www.nickelinstitute.org/about-n ... el-alloys/
eu vou ler e ver se aprendo algo útil

Outrora ... (Já viu a quanto tempo faz, né?) eu sabia calcular isso, mas foi na época do meu vestibular. Hoje só me resta vaga noção sobre o assunto. Sei que com tensão positiva (suficiente) no metal e negativa na ponta do ferro, há migração do ion metálico para a ponta do ferro. Por outro lado, não sei qual é a base do metal que compõe a ponta do ferro (de soldar). Costuma ser o mais barato, por isso suponho que seja ferro. Como limei a ponta, com certeza expus o metal interno do mesmo.
No momento sei que funcionou. Até quando não sei. Mas assim que testar eu posto o terceiro vídeo.
Na verdade eu não sei qual é o metal que cobre a base da ponta do ferro. Mas deve ser um metal que:
1 - Tem oxidação mais lenta que o cobre.
2 - Tem um ponto de fusão acima de cerca de 500ºC.
3 - A solda estanho-chumbo, ao derreter, adere em sua superfície.
Mas tudo são conjecturas. Por isso é que eu testei minha suposição.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor pamv » 25 Set 2019 21:00

A eletrólise da solução de NaCl é um processo de fabricação de água sanitária caseira.
pamv
Word

Mensagempor brasilma » 26 Set 2019 07:33

Antes das ponteiras revestidas se tornarem comuns por aqui elas eram unicamente de cobre e iam se desgastando com o uso.

Na Wikipedia https://en.wikipedia.org/wiki/Soldering_iron é comentado que o revestimento é de níquel-cromo.

Em outras fontes já encontrei também as opções de platina e ouro, porem com certeza de custo mais elevado.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos