pamv escreveu:Mor_al
Eu só comentei porque aqui ou no youtube você disse que não tinha bem certeza das reações envolvidas. Eu vi o vídeo e não vi mudança de cor na solução e assumi que a liga cupro-níquel não sofreu corrosão pois e um experimento feito numa famosa escola de SP que deve permanecer anônima usaram um fio de liga desse tipo que, pela cor, achavam que era cobre puro e ele foi corroído e o níquel dissolvido deixou a solução verde-Bavária (a lata da cerveja). Se o fio não corroeu então que foi oxidado foi o cloreto a cloro que deve ter reagido com o hidróxido e formado água sanitária bem diluída (você não fala em odores de cloro ou eu não vi menção). A minha sugestão, se houvesse corrosão do fio, seria usar um grafite como eletrodo. Quando à limpeza eu não faço idéia e não tenho como repetir em casa, mas ficou muito bom o resultado final.
Aqui neste link tem alguma coisa sobre a resistência à corrosão de ligas de cobre-níquel
https://www.nickelinstitute.org/about-n ... el-alloys/ eu vou ler e ver se aprendo algo útil
Outrora ... (Já viu a quanto tempo faz, né?) eu sabia calcular isso, mas foi na época do meu vestibular. Hoje só me resta vaga noção sobre o assunto. Sei que com tensão positiva (suficiente) no metal e negativa na ponta do ferro, há migração do ion metálico para a ponta do ferro. Por outro lado, não sei qual é a base do metal que compõe a ponta do ferro (de soldar). Costuma ser o mais barato, por isso suponho que seja ferro. Como limei a ponta, com certeza expus o metal interno do mesmo.
No momento sei que funcionou. Até quando não sei. Mas assim que testar eu posto o terceiro vídeo.
Na verdade eu não sei qual é o metal que cobre a base da ponta do ferro. Mas deve ser um metal que:
1 - Tem oxidação mais lenta que o cobre.
2 - Tem um ponto de fusão acima de cerca de 500ºC.
3 - A solda estanho-chumbo, ao derreter, adere em sua superfície.
Mas tudo são conjecturas. Por isso é que eu testei minha suposição.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain