Plano terra GND PCI PCB

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Plano terra GND PCI PCB

Mensagempor menegola » 06 Set 2019 09:02

plano_terra.png
Ola pessoal.
Estou elaborando layout PCI fibra de vidro face simples, vou mandar confeccionar em um empresa profissional,mas vou monta-la.
Componentes discretos DIP etc..
Placa terá circuito corrente alternada 380VAC e 540VCC ,mas esta parte de tensão mais alta não vou fazer plano terra.
Plano terra seria somente nos competentes com 5 DC -12DC +12DC.(circuito fonte microcontrolador e OP)
È a primeira vez que faço placa com plano terra.
Gostaria da sugestão de vocês.

Qual a distância em MIL devo usar entres as WIDTH e ISOLATE etc???
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
menegola
Word

Re: Plano terra GND PCI PCB

Mensagempor xultz » 06 Set 2019 16:09

Este valor vai depender principalmente do processo de fabricação, mas via de regra eu uso 20 mils de isolação de planos com outros elementos (no caso, eu uso Altium, aí no Eagle não sei como se chama a regra)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Set 2019 18:58

Se tiver relê na placa, ou acionamento de válvulas, solenoides externos, é sempre bom exagerar na separação desse componente de qualquer coisa, inclusive plano de terra. No caso, lembrar que 40mils equivale a apenas 1mm, que eletricamente dá uma boa isolação para sinal AC 60Hz, mas ruidos oriundos de comutação de componentes indutivos tem um poder de irradiacao bem maior, e portanto nesses casos é bom adicionar regras especificas para os net's desses componentes maior que a utilizada para o restante da placa; assim como o Xultz, eu também uso 20mils como clearance padrão para os sinais; menos que isso o problema mais comum é bolha de solda transbordando de algum pad, fazendo contato fisico com o plano de terra.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 07 Set 2019 08:13

Aproveitando,numa placa dupla-face,é aconselhável plano terra para as duas faces(TOP e BOTTOM)?
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 09 Set 2019 08:35

Não existe norma, regra, ou qualquer coisa semelhante para isto. Cada projeto é diferente, tem desafios diferentes, e soluções também. Existem casos até que usar plano de terra e/ou alimentação mais atrapalham do que ajudam. Eu tenho colegas que usam o plano meio que como uma muleta, roteando todos os sinais da placa e deixando o GND por último, aí faz um plano que liga todos os pontos de GND e acha que tá maravilhoso, sem se atentar sobre o caminho da corrente de retorno, locais onde o plano fica estreito (que eu chamo de "pescoço", muito comum em placas face simples e face dupla por causa de outras trilhas que compartilham a mesma face), e coisas do tipo.
Então assim, o plano pode ser muito bom em situações onde você tem alta corrente (para placas que lidam com alta potência), então usar o top prá uma alimentação e o bottom prá um GND, PODE ser uma boa opção. Mas é extremamente importante analisar se ali não tem uma corrente de retorno de um sinal crítico (como um analógico, digital de alta velocidade, etc) que pode ser sujado pela corrente de alta potência. A mesma coisa pode acontecer em um plano de alimentação.
Uma área que não circula corrente e tem sinais analógicos críticos pode ser muito beneficiada por um plano terra, formando um tipo de blindagem. Plano de GND na mesma face, interligada por várias vias com o plano em outra face, pode melhorar ainda mais esta blindagem. Mas é importante que esta região esteja limpa de outras correntes de retorno.

Então... não tem resposta fácil prá essa pergunta. Vai depender muito das características do teu projeto, e do teu placement.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor menegola » 09 Set 2019 09:34

Coloquei 20 mils.
Ficou assim.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
menegola
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2019 08:53

Você notou que há "pedaços" do plano acima não interconectados entre si ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor menegola » 12 Set 2019 10:22

aluis-rcastro escreveu:Você notou que há "pedaços" do plano acima não interconectados entre si ?

Pois hè!
Acertou na mosca meu caro colega aluis-rcastro, isso que está me dando uma dor de cabeça.

Como fazer um bom plano terra, ocupando todos os espaços, e não ficar ilhas descontadas do plano terra, e não dar problema na hora da soldagem.
menegola
Word

Mensagempor andre_luis » 13 Set 2019 22:32

menegola escreveu:Como fazer um bom plano terra, ocupando todos os espaços, e não ficar ilhas descontadas do plano terra, e não dar problema na hora da soldagem.

Espalha vias o tanto quanto puder em toda a placa; no Altium existe opção do comando de preenchimento do plano que já faz a remoção as áreas desconectadas, e assim gradualmente após cada preenchimento vamos vendo o que falta ser preenchido, o que é uma indicação de onde temos de inserir vias; ás vezes precisamos afastar uma trilha ou componente para ajudar no espalhamento pela mesma face.
andre_luis
Dword

Mensagempor nivel » 27 Set 2019 08:59

Você pode usar opção ORPHANS.
https://www.youtube.com/watch?v=_V-soX1n4ys
Ponto do video 8:10 explica
nivel
Nibble

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )