Me rendo as tecnologias web.

Sintaxe e uso de Scripts e Marcadores

Moderadores: 51, guest2003

Me rendo as tecnologias web.

Mensagempor ivan braga » 20 Nov 2019 04:00

Sou desenvolvedor de sistemas embarcados, com foco principal a automação.
Com 99,8% das minhas “artimanhas ligadas a linguagem c”, me vi em uma situação, não inusitada, porem recorrente e crescente.
Tenho um sistema que roda local (tcp server), porem, toda via, entre tanto, me foi perguntado. Poderia ser feito via browser?
Meu rosto naquele momento era??? Eu respondi, claro, em seguida consultei pessoas com quem trabalho.
As respostas foram as mais diversas.
E como toda pergunta tem de ter uma resposta.
Acredito que a forma mais rápida de resolver problemas, é ter profissionais dedicados ao problema.
Como disse, eu, em uma condição totalmente fora de contesto, e querendo entender, proponho o seguinte cenário, para quem não conhece nada de html5, javascrit, css, bootstrap, ….
O que procurar, e, para, compreender?
Comparando de maneira direta, desculpem se meu pensamento é, ou está errado, por isso estou perguntado.
Tenho em uma (tela, janela), e nela, solicito de maneira recorrente ao servidor uma atualização de temperatura, porem a amostragem não fica apenas em texto, mais junto ao texto tenho um gauge (dial mostrador).

Exemplo.

Imagem

Minha mente esta aberta, o celebro diminuindo e a idade batendo a porta.
Não sei se na comunidade web existe Arduíno, se existir, não me entendam mal. NÃO QUERO SABER.

Prefiro exemplos de php, cgi, e com as firulas de css e ou bootstrap serão bem vindas.

Agradeço a todos aos que leram.

Ivan
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Re: Me rendo as tecnologias web.

Mensagempor xultz » 20 Nov 2019 08:21

Eu não sou a pessoa mais indicada prá te ajudar, porque minha experiência neste assunto tende a zero, mas eu acho esta área deveras interessante e cheia de possibilidades.
Eu também não entendi bem a tua pergunta...
De qualquer maneira, uma vez por brincadeira eu fiz uma aplicação com raspberry rodando um web server, que envia e recebe informações do browser por meio de websocket, e acabei escrevendo um artigo no Embarcados sobre o que eu fiz:
https://www.embarcados.com.br/servidor-web-embarcado-com-node-js/
Eu entendo quase nada de html, e isso pode ser verificado pela página horrenda que eu gerei, mas pelo menos funcionou...

Eu já vi várias application notes demonstrando rodar web server em microcontroladores, inclusive em PIC18, e em PIC32 isso é até comum, então dependendo do tipo de hardware que você desenvolve para tuas aplicações, isso pode ser um ponto de partida.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mrgadotti » 20 Nov 2019 08:37

Pra mim foi um nó na cabeça sair de C/C++, Bash etc pra mexer com Web... Mas achei bem mais tranquilo e tem muita coisa pronta desde a frameworks a exemplos pela internet, foi assim que me virei quando bateu o aperto. Com o básico de HTML, CSS, JS e conhecendo algum framework (Bootstrap, Vue etc), já da pra fazer algo bacana .

Para fazer o gauge, eu procuraria por elementos para dashboards ou iria partir pra alguma ferramenta pronta como Grafana.
mrgadotti
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 20 Nov 2019 09:39

Eu faria assim:

No browser:
HTML5 (claro)
Framework Javascript que adianta um lado: Angular JS
Visual: Bootstrap
Gráficos tem várias libs por aí.

No lado do servidor, se vc sabe programar em php, cria uma ponte para pegar os dados do seu aplicativo (pode até mesmo abrir a conexão via TCP com o seu sistema , coletar) gerar o JSON e devolver a requisição GET

No lado do browser:
Cria um timer no AngularJS que fica solicitando a requisição de tempos em tempos (tipo a cada 1 segundo sei lá) e ele vai recarregar as informações e exibir onde vc quiser.

Eu to sem tempo nenhum,senão eu faria um exemplo simples pra vc, o pessoal tem exemplo muito complicado na web, e pra começar fica meio difícil mesmo.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mastk » 20 Nov 2019 09:44

Na minha opinião, eu faria com CGI e HTML simples, com alguns esforço pode chegar aonde precisa, sem sair muito da linha de pensamento que tem em C/C++, há alguns anos eu passei por um momento de crise como o amigo e foi uma solução bem eficaz.
No momento eu tenho dúvidas quanto a quais solução Web estudar, me parece um campo muito vago e nebuloso também, C/C++ se é um chão firme para trabalhar e a Web vai e vem com suas modas e frameworks.
mastk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 20 Nov 2019 10:00

Problema de usar cgi é que seu aplicativo é carregado na requisição gerando tempo de carregamento, se o aplicativo começa a crescer... imagina só a carga com milhares de solicitações.

Mas se usar fastcgi aí é outra história, fica melhor.

Se for usar servidor Web em C++, um framework muito bom que é webserver em C++ é o CivetWeb , mas tem vários outros.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mastk » 20 Nov 2019 14:05

Sim, é uma solução limitada e rústica, dependendo do contexto pode atender no meu foi bem eficaz, era apenas um acesso e com pouca frequência, com sorte pode ser um caminho das pedras para o amigo.
mastk
Dword

Mensagempor denis » 20 Nov 2019 15:32

Concordo com mastk, pra quem conhece C e o básico de HTML, com CGI você já consegue gerar conteúdo dinâmico em pouco tempo.
Mas tudo depende da necessidade.

Aqui um hello world.
http://www.purplepixie.org/cgi/howto.php
denis
Byte

Mensagempor mrgadotti » 20 Nov 2019 16:27

Em Python é bem tranquilo de fazer algo, segue o link de um tutorial que já utilizei:

https://blog.miguelgrinberg.com/post/th ... ello-world
mrgadotti
Byte

Mensagempor mastk » 20 Nov 2019 16:55

Errado é postar coisa seria no boteco, melhor mover para assuntos gerais ou alguma seção adequada. :lol:
mastk
Dword

Mensagempor ivan braga » 21 Nov 2019 00:06

Na época que você escreveu o artigo, eu havia lido, porem não lembrava mais.
Um ponto que você cita, que tem me feito pensar a respeito é webcsocket.

mrgadotti escreveu:Pra mim foi um nó na cabeça sair de C/C++, Bash etc pra mexer com Web... Mas achei bem mais tranquilo e tem muita coisa pronta desde a frameworks a exemplos pela internet, foi assim que me virei quando bateu o aperto. Com o básico de HTML, CSS, JS e conhecendo algum framework (Bootstrap, Vue etc), já da pra fazer algo bacana .

Para fazer o gauge, eu procuraria por elementos para dashboards ou iria partir pra alguma ferramenta pronta como Grafana.

Na minha cabeça não é só um nó, são vários.
Não conhecia o Grafana, dei uma olhada bem rápida no site do projeto, o visual é fantástico. Também vi que pode rodar no browser, vou ler com mais calma a respeito.

mastk escreveu:Na minha opinião, eu faria com CGI e HTML simples, ...
No momento eu tenho dúvidas quanto a quais solução Web estudar, me parece um campo muito vago e nebuloso também,....

De maneira reduzida, acho que devo ir pelo seguinte caminho.
Do lado do browser:
Html5 + css + firulas (Bootstrap)

Do lado do servidor:
Cgi e ou Php.

Pois como escrevi na mensagem inicial, o programa já roda local uma especie de servidor (tcp server).

O por que rodar no esquema tcp?. É que ao longo do desenvolvimento e atualizações, foram acrescenta varias novas funções que não existiam.
Então subdividi o programa em vários programas menores, pois nem tudo esta ligado de maneira direta, e com isso também posso agora interagir fazendo chamadas "solicitações" autônomas e especificas, fora do programa principal.
Ou seja, o programa principal tornou-se apenas uma interface gráfica, com isso acabei tendo mais liberdade e indo inconscientemente no caminho para uma aplicação web que possa rodar no browser.

mastk escreveu:Errado é postar coisa seria no boteco, melhor mover para assuntos gerais ou alguma seção adequada. :lol:

Como não sabia exatamente o melhor local para o tópico, achei o boteco mais interessante, pois no memento que o escrevia, tinha acabado de ler a respeito do tema e de degustar uma gelada 8).

Por favor moderador mova o tópico para o melhor local.
E obrigado a todos que responderam.
De volta a leitura. :D :!: :?:
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Mensagempor chipselect » 21 Nov 2019 10:19

Do lado do browser, além do Html5 + css + firulas + Bootstrap, sugiro você considerar algum framework de frontend, como Vue.JS, React.JS ou outro, para melhorar a reutilização de código, neste caso vai ser mais fácil com Note.JS no servidor (dá pra usar sem o node, só tem que mudar algumas coisas). Obviamente vai ter que saber HTML e CSS primeiro, e é uma boa saber o Bootstrap antes também.

Do lado do servidor, não acho produtivo programar usando CGI, melhor ficar só no PHP, ou considerar outras linguagens também, como Java, C#, Python...etc, pois já tem tudo pronto para WEB, não precisa se preocupar com programação usando CGI ou FastCGI.

Em relação ao websocket, há também a request/response em http com content = stream, onde você pode deixar uma rotina javascript recebendo dados de forma contínua e assíncrona (evento) também, mas é apenas uma opção quando só precisa pegar dados direto.
chipselect
Word

Voltar para Scripts ( Python, Lua, SQL, PHP, HTML, Matlab, etc... )