longo.251272 escreveu:Aqui fabricamos máquinas e estou cada vez mais desanimado com o declínio de investimentos.
Não está sobrando $$$ para desenvolvimentos. Se eu tiver que sair daqui vou investir em algo relacionado a consumo, itens de consumo.
A grande onda agora é as fintechs, SP está cheia delas e na maioria pagando salários acima do mercado. Estou vendo se consigo alguma coisa aqui na roça iluminada (BH). Um outro ramo de atividades que vai muito bem é o de rastreamento de veículos. Já reparou a quantidade de empresas que prestam serviços na área? Uma empresa de Contagem/MG (região metropolitana de BH/MG), foi vendida em 2018 por cerca de 200~300 milhões de reais (produtos não tão complexos assim, a maioria deles utilizam microcontroladores de 16 bits):
(Valor Econômico) Michelin adquire Seva(Valor Econômico) Michelin adquire Seva(InfoMoney) Michelin compra empresa brasileira de engenharia automotiva da JPH/EmicolIsso depois de adquirir a Sascar em 2014 por cerca de R$1,6 bilhões
(Exame) Venda da Sascar para Michelin(Exame) Michelin finaliza compra da Sascar por 440 milhões de eurosNo caso da Sascar, o que contava eram os clientes, algo em torno de 0,8 a 1 milhão. Estipulando uma mensalidade mínima mensal de R$50,00 por cada veículo, dá para ter a idéia do faturamento mensal/anual da empresa.
Uma outra empresa de BH/MG que está acelerando bastante é a
Getrak. A grande sacada dela foi ao invés de prestar o serviço de rastreamento e soluções do tipo, ela vende a plataforma de rastreamento para que terceiros possam prestar o serviço de rastreamento. Agora, eles estão investindo no desenvolvimento de hardware para que possam ter um dispositivo adequado ao modelo de negócios da empresa, passando assim a ter sob seu domínio o ciclo completo do negócio. Para ter idéia da expansão da Getrak:
Getrak expansão. Em 2018 tinha cerca de 390 mil itens monitorados (crescimento de 220% ao longo dos últimos quatro anos), sendo 90% deles veículos. Ao receber um aporte, espera-se que o número de itens monitorados passe de 700 mil até o final de 2019.
Os três exemplos acima demonstram que para a área de segurança, logística e análise de dados para prospecção de redução de gastos, há ainda um enorme potencial a ser explorado!