Contador de volume de aguá

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Contador de volume de aguá

Mensagempor MOR_AL » 05 Mar 2020 20:15

Eu vi, já faz algum tempo, um hidrômetro, que quando vinha ar, ele bloqueava a vazão.
Pesquise sobre isso. Meu PC deu vírus, tive que reformatar o HD e ainda por cima, meu HD pifou.
Ainda não tenho meus aplicativos instalados.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 05 Mar 2020 22:15

Eu nunca entendi o funcionamento da válvula de bloqueio de ar. Quando chega ar na válvula ele fecha. Mas como a água vai chegar na válvula para abrí-la uma vez fechada?
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor Guri » 05 Mar 2020 23:56

Lamentável, Mor_al...seu PC dar problema..

Estou pesquisando sobre o assunto, deve haver uma forma de detectar o AR e a água.

:D
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor brasilma » 06 Mar 2020 08:01

Pelo que já pesquisei há dois sistemas de bloqueadores, com boia e com válvula.

O primeiro sistema é para instalação antes do hidrometro - ilegal para algumas companhias, o segundo pode ser instalado em qualquer posição da linha.

No primeiro caso a operação é por densidade, a válvula é uma esfera plástica e há uma saída para a atmosfera por cima, a densidade do ar não consegue suspender a esfera e o ar escapa para fora da tubulação.

No segundo há uma válvula que precisa de pressão para abrir e permitir a passagem, o ar como é compressível, até uma certa pressão não consegue abrir a válvula e passar, e assim acaba indo para outro ponto da linha de menor resistência (hidrometro sem o sistema).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ze » 06 Mar 2020 08:47

Guri escreveu:Estou pesquisando sobre o assunto, deve haver uma forma de detectar o AR e a água.
:D

Um foi pouco, dois era pra ser bom, mas 3? ed+... Vamos a ele...

A água tem uma resistência elétrica qualquer. Imagine um "sensor" dentro de um cano de pvc. Imagine 2 parafusos com a cabeça pra baixo bem vedado quase bem perto um do outro do lado de cima. Se dentro dágua, o ar tem mania de subir. vc pode até maximizar a imaginação com um U invertido com os parafusos em cima. A água "colada" na cabecinha deles há a resistência. Uma bolha de ar ao passar, cessa a resistência. De novo, foi só um exercício mental o qual não havia teorizado ainda e quase sinto vontade fazer... :) . O que fazer e como processar este dado com o pic, é por sua conta. (estou insistindo no pic afinal este forum é dele :mrgreen: )
Guri escreveu:detectar o AR e a água.
ze
Dword

Mensagempor Guri » 09 Mar 2020 13:18

Por que não um PIC, ele funciona tão bem...inclusive o AD :D .

Esse tópico parece ser bem inocente e até bobo (em um país sério com princípios, "outro mundo"). Mas se imaginar-mos que por incrível que pareça vendem AR pela tubulação de água e ainda por cima não admitem isso, jogando a culpa para os consumidores, alegando que o problema esta após o hidrometro. Quando na verdade todos sabem que por "defeito" o hidrômetro conta além da água, também o AR e como é bom para contar :cry:

O que mais é interessante nessa história é que a companhia, diz que é crime qualquer coisa antes do hidrômetro, horas bolas, não consigo ver onde algo que poderia eliminar o AR e beneficiar até o meio ambiente, poderia ser taxado de ilegal pela companhia, que aliás é a única interessada nesse negócio.

Nas minhas observações, notei que aqui onde eu moro, exatamente após o almoço e entre 18 e 17 horas, a aguá diminui seu fluxo chegando até a acabar, após isso noto que o o fantasma aparece...

Então eu pensei, vejam se isso poderia funcionar (vejam ainda não montei nada, apenas estou na área da pesquisa).

Pensei em colocar um bloqueador, no caso na entrada da caixa d'agua afim de bloquear a água e fazer o seguinte: Desligar em tempos programados a recarga de água para a caixa d'agua, no meu caso só liberaria o fluxo anoite e após cheia, a desligaria e caso necessita-se que ela fosse reposta o faria em horários diferentes dos que notei o fantasma por assim dizer, invadir a tubulação e alegrar o hidrometro com seus suspiros. Pensei em usar ultrasom para medir o nível da caixa d'agua...

Será que estou pensando direito.

Ainda no tocante a sensores de AR, pelo que pesquisei, tanto o que antes e o depois do hidrometro não são totalmente confiáveis, pelo que entendi são mecãnicos.

:|
DEUS SEJA LOUVADO
GURI (VonNilmam)
Guri
Byte

Mensagempor wilson souza » 09 Mar 2020 21:08

talvez a melhor maneira de diferenciar se tem água ou ar dentro do cano, seja usando um sensor óptico de difração. este tipo de sensor costuma ser bastante preciso.
wilson souza
Nibble

Anterior

Voltar para PIC