Por que não um PIC, ele funciona tão bem...inclusive o AD

.
Esse tópico parece ser bem inocente e até bobo (em um país sério com princípios, "outro mundo"). Mas se imaginar-mos que por incrível que pareça vendem AR pela tubulação de água e ainda por cima não admitem isso, jogando a culpa para os consumidores, alegando que o problema esta após o hidrometro. Quando na verdade todos sabem que por "defeito" o hidrômetro conta além da água, também o AR e como é bom para contar
O que mais é interessante nessa história é que a companhia, diz que é crime qualquer coisa antes do hidrômetro, horas bolas, não consigo ver onde algo que poderia eliminar o AR e beneficiar até o meio ambiente, poderia ser taxado de ilegal pela companhia, que aliás é a única interessada nesse negócio.
Nas minhas observações, notei que aqui onde eu moro, exatamente após o almoço e entre 18 e 17 horas, a aguá diminui seu fluxo chegando até a acabar, após isso noto que o o fantasma aparece...
Então eu pensei, vejam se isso poderia funcionar (vejam ainda não montei nada, apenas estou na área da pesquisa).
Pensei em colocar um bloqueador, no caso na entrada da caixa d'agua afim de bloquear a água e fazer o seguinte: Desligar em tempos programados a recarga de água para a caixa d'agua, no meu caso só liberaria o fluxo anoite e após cheia, a desligaria e caso necessita-se que ela fosse reposta o faria em horários diferentes dos que notei o fantasma por assim dizer, invadir a tubulação e alegrar o hidrometro com seus suspiros. Pensei em usar ultrasom para medir o nível da caixa d'agua...
Será que estou pensando direito.
Ainda no tocante a sensores de AR, pelo que pesquisei, tanto o que antes e o depois do hidrometro não são totalmente confiáveis, pelo que entendi são mecãnicos.