Procuro: Microcontroladores Hotek - Teoria e Prática

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Procuro: Microcontroladores Hotek - Teoria e Prática

Mensagempor chrdcv » 09 Jun 2020 18:48

Olá pessoal! Surubão com vc's?

Procuro o seguinte livro para compra: Microcontroladores Hotek - Teoria e Prática; Denys e C Nicolosi

Caso alguém disponha e esteja interessado na venda, por favor, entre em contato: vieira.chris{ARROMBA}yandex{PONTO}com
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Re: Procuro: Microcontroladores Hotek - Teoria e Prática

Mensagempor eletroinf » 09 Jun 2020 20:32

Eu encaminhei o meu pra botar fora. Vou ver se recupero, aí é teu.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor sync » 09 Jun 2020 21:22

Olá Amigo

Se o colega eletroinf não conseguir resgatar o livro dele a tempo, há um exemplar usado na estante virtual por 70 reais.

https://www.estantevirtual.com.br/katia ... 1243150389
sync
Byte

Mensagempor eletroinf » 10 Jun 2020 13:53

Eu encontrei o livro aqui.
Te enviei um e-mail, me responda com o endereço que eu te envio, sem custos.
eletroinf
Word

Mensagempor xultz » 10 Jun 2020 22:03

Eu achei dois aqui :)
Se você (ou qualquer outra pessoa) quiser, também mando de graça
A propósito, alguém ainda usa micros da Holtek?

Imagem
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 10 Jun 2020 22:45

Outra grande dúvida, alguém ainda compra livros da Editora Érica - ou melhor - alguém ainda compra livros técnicos de autores brasileiros.
Polêmicas a parte, só tem lixo.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor chrdcv » 11 Jun 2020 17:20

Aquino escreveu:Outra grande dúvida, alguém ainda compra livros da Editora Érica - ou melhor - alguém ainda compra livros técnicos de autores brasileiros.

Caraca Aquino! Só o Fábio Pereira tem nove ou dez livros sobre o assunto e grande parte dos consumidores são as universidades. Por todas as universidades e faculdades que passei, sempre via os livros do Fábio Pereira nas prateleiras! Penso que tenha sido de grande valia para estudantes, hobistas e mesmos profissionais que necessitavam de uma reciclagem ou mesmo um empurrão para entrar no mundo dos microcontroladores. Lembre-se: muitos dos livros que estavamos referindo são da era pré-arduino, pré-git, etc... Penso ainda que sob o aspecto do apoio à publicação, poucas editoras realmente interessariam pelo tema, visto ser de aparente pouco retorno financeiro! Na minha opinião, esses autores quebraram muitas barreiras e paradigmas e dentro do que propuseram realizar, obteram relativo sucesso!

Sobre o meu interesse pelo livro dos microcontroladores Holtek, deve-se ao meu interesse de escrever um assemblador e futuramente o port para o compilador SDCC! O pessoal da Holtek possui o próprio compilador baseado no GCC, mas que ainda sequer possui suporte para apontador de função (ou ponteiro de função). Creio que mais pessoas se beneficiariam e levantariam mais dúvidas acerca do uso de tal arquitetura visto que ela é ainda uma das mais baratas tratando-se de microcontroladores de 8bits de baixo custo. Particularmente aqui no Brasil, os microcontroladores Holtek são muito empregados em aparelhos eletrodomésticos linha branca, preferencialmente em placas "alternativas" de máquinas de lavar roupas. Vários fabricantes optaram pela Holtek justamente devido ao baixo custo de aquisição de tais microcontroladores e IDE com compilador C gratuito!
chrdcv
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 11 Jun 2020 20:28

chrdcv escreveu:
Aquino escreveu:Outra grande dúvida, alguém ainda compra livros da Editora Érica - ou melhor - alguém ainda compra livros técnicos de autores brasileiros.

Caraca Aquino! Só o Fábio Pereira tem nove ou dez livros sobre o assunto e grande parte dos consumidores são as universidades. Por todas as universidades e faculdades que passei, sempre via os livros do Fábio Pereira nas prateleiras! Penso que tenha sido de grande valia para estudantes, hobistas e mesmos profissionais que necessitavam de uma reciclagem ou mesmo um empurrão para entrar no mundo dos microcontroladores. Lembre-se: muitos dos livros que estavamos referindo são da era pré-arduino, pré-git, etc... Penso ainda que sob o aspecto do apoio à publicação, poucas editoras realmente interessariam pelo tema, visto ser de aparente pouco retorno financeiro! Na minha opinião, esses autores quebraram muitas barreiras e paradigmas e dentro do que propuseram realizar, obteram relativo sucesso!

Sobre o meu interesse pelo livro dos microcontroladores Holtek, deve-se ao meu interesse de escrever um assemblador e futuramente o port para o compilador SDCC! O pessoal da Holtek possui o próprio compilador baseado no GCC, mas que ainda sequer possui suporte para apontador de função (ou ponteiro de função). Creio que mais pessoas se beneficiariam e levantariam mais dúvidas acerca do uso de tal arquitetura visto que ela é ainda uma das mais baratas tratando-se de microcontroladores de 8bits de baixo custo. Particularmente aqui no Brasil, os microcontroladores Holtek são muito empregados em aparelhos eletrodomésticos linha branca, preferencialmente em placas "alternativas" de máquinas de lavar roupas. Vários fabricantes optaram pela Holtek justamente devido ao baixo custo de aquisição de tais microcontroladores e IDE com compilador C gratuito!

ponteiro pra função nessa arquitetura? Acho que não dá
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 11 Jun 2020 22:07

[quote="chrdcv"]
"....Caraca Aquino! Só o Fábio Pereira tem nove ou dez livros sobre o assunto e grande parte dos consumidores são as universidades...."
[quote="Aquino"]

Bem, realmente o Fábio é uma exceção.
Mas vamos dizer então que 99% do catálogo dessa tal editora não é lá grande coisa.
E seguem nesse nível tantas outras editoras nacionais.
Não é maldade, é só uma analise baseada em observações e comparativos.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor tcpipchip » 12 Jun 2020 09:39

Sim, é possivel ponteiro para funcao, como conseguiram tambem passagem de parametros por pilha

Mas, é "emulado"

Eu lembro que utilizei no HOLTEK para controlar um LCD 25 anos atras e usei muito funcoes com parametros
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Jun 2020 09:56

Na minha opinião, acho perca de tempo isso aí. Para a maioria dos projetos, 0.1USD por exemplo, num vão fazer diferença.

Quem vende milhares de peças, já consegue preços bons com ST por exemplo, teria que ser projeto de volume muito elevado para justificar economia de alguns cents de dollar, pelo alto custo de desenvolvimento.

A tendencia é os uCs terem cada vez mais capacidade de processamento e cada vez mais memória. Hoje já temos uCs que custa USD2,00 com 64MB que dá pra rodar um linux real inteiro, imagina daqui alguns anos, o quanto vai cair.

O valor maior já está na aplicação, a história de escovar bits, tá ficando pra trás, pois o custo é elevado. Acho legal como estudo etc... mas comercialmente, num vejo futuo
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chrdcv » 14 Jun 2020 23:48

Respondendo todo mundo em um post somente:

@eletroinf, @xultz
Eletroinf, agradeço tua cordialidade e generosidade! Respondi o teu e-mail, por favor, verifique se o mesmo não foi parar na lixeira ou spam, pois uso uma conta do yandex! Caso não tenha encontrado o livro, por favor responda, para que eu possa solicitar o Xultz o envio de um, caso o mesmo ainda disponha do mesmo (por favor Xultz, guarde um até o Eletroinf me responder). Agradeço aqui também a cordialidade e generosidade do Xultz!

@tcpipchip, @Rodrigo_P_A
Não achei o manual da Hi-Tech para Holtek (mas encontrei uma referência de 2005 provando que eles tinham um compilador C para uc's Holtek: http://www.htsoft.com/news/images/Newsletter_Jun05.pdf). Entretanto, encontrei o da Microchip para PIC14/16: Microchip HI-TECH C® for PIC10/12/16User’s Guide (DS51865B)

"3.4.4
Pointer TypesThere are two basic pointer types supported by the HI-TECH C Compiler for PIC10/12/16 MCUs: data pointers and function pointers. Data pointers hold the addresses of variables which can be indirectly read, and possible indirectly written, by the program. Function pointers hold the address of an executable function which can be called indirectly via the pointer."

Como podem ver, ponteiros para função é válido! Aliás, o SDCC já oferece suporte a ponteiro de função para microcontroladores da Microchip (arquiteturas: PIC14/16).

@Rodrigo_P_A
Meu propósito, como disse não é tornar um fanboy de Holtek, mas sim de aplicá-lo em situações onde o mesmo já é massivamente utilizado (ao menos aqui no braZil): acionamento de portões eletrônicos, controles remotos, máquinas de lavar roupas, "tanquinhos" e em outros dispositivos de automação de baixo custo! Se fosse exclusivamente pensar na tua lógica de atualização, desde os anos 2000 não teríamos mais o core 8051, correto? E o que vemos ainda hoje? O mesmo continua ser um dos microcontroladores/cores mais utilizados! Será que toda a indústria está errada quanto a isso ou há aplicações e nichos para as principais arquiteturas? Será mesmo que um empresário que já produz para o mercado local estaria disposto a investir dinheiro e tempo dos seus funcionários só para tentar uma nova arquitetura "cool" ou continuar a produzir com o que tem atendendo as necessidades do mercado local?

Escovar bits é quando se programa em linguagem de máquina, diretamente utilizando o opcode! Um assemblador já ajuda imensamente! Um compilador C então, nem se compara com a produtividade das duas últimas linguagens citadas!

No meu caso, estou interessado em portar o assemblador para os uc's Holtek de 8 bits e futuramente o compilador SDCC. Já que a arquitetura é bem parecida com os dos uc's PIC14/16 da Microchip, o trabalho seria adequar primeiramente o gputils (gpasm, gplink, e gplib) e depois portar o compilador propriamente dito. Seria algo mais para o aprendizado e uma humilde contribuição ao projeto do SDCC, compilador esse que já colocou pão na mesa!

@Aquino
Ao meu entender, a editora Erica foi uma das poucas a dar oportunidade de edição técnica aos autores nacionais. Obviamente, sabemos que no país o pessoal não é muito de ler (lembrem-se do nosso querido Presidente Lula que se gabava de nunca ter lido um livro na vida?), imagina então livros técnicos! Mas mesmo assim, houve de forma tímida vários autores que escreveram sobre diversos assuntos técnicos, sendo que na maioria dos casos tratando de forma superficial ou introdutória o tema proposto. Especificamente sobre os livros de microcontroladores, não tem muito o que discorrer além do que está nos datasheets e manuais de referência. Os livros que foram lançados eram um resumo disso com introdução à Linguagem C, uso de IDE's e alguns projetos exemplos. No geral, não foge muito dos livros introdutórios estadunidenses ou europeus: basta comparar os sumários e observará semelhanças.
chrdcv
Dword

Mensagempor vtrx » 15 Jun 2020 06:41

Ao meu entender, a editora Erica foi uma das poucas a dar oportunidade de edição técnica aos autores nacionais

Concordo plenamente,sem ela só os 'elitizados' teriam chance,pois hoje em dia é fácil ter acesso a tudo diretamente,mas nunca foi assim.
vtrx
Dword

Mensagempor eletroinf » 15 Jun 2020 07:15

Bom dia
Recebi o teu e-mail, o livro já está empacotado aqui, pretendo postar hoje!
ERa pra ter ido sexta, mas eu cheguei na agência dos correios e tinha um bilhete que naquele dia o horário era até as 15 h, sem nenhuma explicação... :shock: :?
eletroinf
Word

Mensagempor chrdcv » 15 Jun 2020 12:28

eletroinf escreveu:Bom dia
Recebi o teu e-mail, o livro já está empacotado aqui, pretendo postar hoje!
ERa pra ter ido sexta, mas eu cheguei na agência dos correios e tinha um bilhete que naquele dia o horário era até as 15 h, sem nenhuma explicação... :shock: :?

Bom dia eletroinf!
Obrigado pela resposta! Mande por favor tua conta bancária para que possa ao menos pagar pela remessa e te pagar umas cervas também!

Mais uma vez, muito obrigado!
chrdcv
Dword

Próximo

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas