por xultz » 10 Dez 2021 08:58
Vou dar minha opinião, que segundo meus cálculos estão com chance de 87.7% de estar errada.
Olhando de maneira muito superficial, entendi que a configuração é feita via PC e o controle via celular. A maior parte do tempo o uso será por celular, e uma pequena parte será pelo PC. Sob este ponto de vista, me parece um certo aborrecimento ter que fazer as configurações num tipo de dispositivo, e o controle em outro tipo. Se tudo pudesse ser feito a partir de um único tipo de dispositivo, penso que seria mais confortável ao cliente.
É óbvio que eu não sei que configurações são essas, e qual a dificuldade de se desenhar uma interface de configuração da tua aplicação num celular. Estou olhando de forma superficial.
Uma opção que eventualmente você poderia explorar é tornar esta etapa mais flexível. Por exemplo, se você mudar a comunicação de bluetooth para wi-fi (eu não sei em quanto isso impactaria o custo do teu projeto), a interface de configuração poderia ser feita por meio de uma página web, de um webserver rodando dentro do teu dispositivo, eventualmente colocando todas estas mesmas configurações a disposição no app.
O que eu faria primeiro? A primeira coisa que eu faria seria gastar muito lápis e papel tentando desenhar uma interface de configuração confortável e intuitiva que caiba numa tela de celular. Depois de desenhar muito e experimentar ao máximo, prototiparia esta interface num software como o Figma ou o Adobe XD e testaria este protótipo com o máximo de pessoas. Se esse protótipo fosse aprovado, faria um protótipo do software para rodar no dispositivo, e se fosse aprovado, esqueceria a interface de configuração com o PC.
Mas se for reprovado em qualquer etapa, teria que pensar num plano B, como por exemplo a interface de configuração via PC.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.