Influencia de um acessorio no produto

Empregos, propagandas, promoções, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Influencia de um acessorio no produto

Mensagempor vtrx » 08 Dez 2021 11:58

Estou postando aqui para juntar opiniões.
Tenho um produto a entregar que não vai concorrer com similares pois não é inédito por completo,então pretendo que o preço final seja o mínimo possível para chamar clientes e o produto precisa ser ajustado e programado pelo usuário.
A primeira versão utiliza um aplicativo Windows e um app Android,a aplicação Windows faz todas as configurações possíveis e a aplicação no Celular apenas o essencial por questões de praticidade.
A versão 2,esta sendo planejado apenas o app Android com todas as funções que tem na versão Windows.
A versão com suporte ao Windows (USB)utiliza um microcontrolador que custa 45% mais caro.
Então vem a pergunta,se eu utilizar apenas a versão com aplicativo para celular,isso influenciaria no interesse geral,tipo,para menos ou para mais?
vtrx
Dword

Re: Influencia de um acessorio no produto

Mensagempor eletroinf » 08 Dez 2021 18:19

Entendo que isso é uma etapa do plano de negócio feita antes mesmo do produto, respondendo a seguinte pergunta: "Quem é a minha persona?" Quem vai usar o produto?
Aí com a definição da persona fica fácil responder a esta sua dúvida. Sem isso, é só achismo
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor vtrx » 08 Dez 2021 20:33

Os usuários finais serão comerciantes comum.
vtrx
Dword

Mensagempor marcelo campos » 09 Dez 2021 16:23

Aí depende do perfil do usuário desse dispositivo, exemplo: aqui na empresa e na área que trabalho, tudo é configurável via PC, o pessoal, nem fabricante nem usuários estão voltados a fazer as configs via App.

Ah repare isso também em produtos de uso muito profissional e talvez, meio de nicho como os roteadores Mikrotik, tem tem soft windows e configurador via web/acesso browser; mas não tem app
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Mensagempor vtrx » 09 Dez 2021 23:18

A configuração pelo PC é rápida,intuitiva e em 'uma tela',o cel fica para ajustes rápidos,sem ter que desconectar o produto.
Fico com receio do usuário pensar que é chato ter que usar o cel e ler as opções numa tela pequena e não se interessar muito.
Faltou eu citar que tratasse de um tipo de letreiro luminoso de pequeno porte e provavelmente vão alterar os textos e opções muitas vezes.
vtrx
Dword

Mensagempor marcelo campos » 10 Dez 2021 05:13

Cara, talvez já tenha até pensado nisso, ou sua interface não tem já disponível WiFi/Bluetooth, mas se tiver, poderia fazer um soft windows com conexão wireless e sem USB, aí ao de harware seria custo zero;
eu já fiz isso (por WiFi) num produto recentemente e ficou legal o uso.
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Mensagempor vtrx » 10 Dez 2021 07:04

marcelo campos escreveu:Cara, talvez já tenha até pensado nisso, ou sua interface não tem já disponível WiFi/Bluetooth, mas se tiver, poderia fazer um soft windows com conexão wireless e sem USB, aí ao de harware seria custo zero;
eu já fiz isso (por WiFi) num produto recentemente e ficou legal o uso.

Então,quando cito Celular é porque a interface usa Bluetooth.
Meu pensamento é que tenho que facilitar ao máximo as coisas para o cliente para que seja atrativo e ao mesmo tempo custo baixo para mim para poder concorrer com os produtos semelhantes.
A ideia de eliminar a comunicação USB/PC implica na obrigação de usar um celular mas hoje em dia todo mundo tem um,por outro lado tendo as duas opções abrange quem não gosta de usar celular ou tem dificuldade de utilizar pois o produto não é especifico para uma faixa de idade ou exige conhecimentos em tecnologia.
A minha dúvida é se depois de tudo pronto o interesse não seja grande por não ter tal opção em relação ao outro pois para fazer as alterações a versão com interface com PC exige uma conexão de no mínimo um notebook caso não use celular.
Se o dólar não estivesse tão instável não iria me preocupar com a diferença de preço mas não elimina a concorrência.
vtrx
Dword

Mensagempor eletroinf » 10 Dez 2021 08:11

Repito o que eu postei aí acima.
Está tudo errado o seu raciocínio. Motivo: Tu quer adivinhar o que o seu potencial cliente quer.
Isso não deve ser adivinhado. Deve ser pesquisado. Deve-se entender quais são as necessidades, quais são os problemas que o seu potencial cliente enfrenta com os produtos atuais e aí tu propõe a solução dos problemas reais com o seu produto.
Por exemplo, eu abomino qualquer coisa bluetooth, só uso se for muito necessário: Pq? Sempre da enrosco nos pareamento e geralmente é dispositivo com bateria, que precisa ficar recarregando. Então, se tem opção com fio, uso esta. Mas aí tu vai dizer que todo mundo usa coisas bluetooth. Sim, muitos usam, por isso precisa pesquisar o mercado e construir a tua Persona.

Então,quando cito Celular é porque a interface usa Bluetooth.
Meu pensamento é que tenho que facilitar ao máximo as coisas para o cliente para que seja atrativo e ao mesmo tempo custo baixo para mim para poder concorrer com os produtos semelhantes.
A ideia de eliminar a comunicação USB/PC implica na obrigação de usar um celular mas hoje em dia todo mundo tem um,por outro lado tendo as duas opções abrange quem não gosta de usar celular ou tem dificuldade de utilizar pois o produto não é especifico para uma faixa de idade ou exige conhecimentos em tecnologia.
A minha dúvida é se depois de tudo pronto o interesse não seja grande por não ter tal opção em relação ao outro pois para fazer as alterações a versão com interface com PC exige uma conexão de no mínimo um notebook caso não use celular.
Se o dólar não estivesse tão instável não iria me preocupar com a diferença de preço mas não elimina a concorrência.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor xultz » 10 Dez 2021 08:58

Vou dar minha opinião, que segundo meus cálculos estão com chance de 87.7% de estar errada.

Olhando de maneira muito superficial, entendi que a configuração é feita via PC e o controle via celular. A maior parte do tempo o uso será por celular, e uma pequena parte será pelo PC. Sob este ponto de vista, me parece um certo aborrecimento ter que fazer as configurações num tipo de dispositivo, e o controle em outro tipo. Se tudo pudesse ser feito a partir de um único tipo de dispositivo, penso que seria mais confortável ao cliente.
É óbvio que eu não sei que configurações são essas, e qual a dificuldade de se desenhar uma interface de configuração da tua aplicação num celular. Estou olhando de forma superficial.

Uma opção que eventualmente você poderia explorar é tornar esta etapa mais flexível. Por exemplo, se você mudar a comunicação de bluetooth para wi-fi (eu não sei em quanto isso impactaria o custo do teu projeto), a interface de configuração poderia ser feita por meio de uma página web, de um webserver rodando dentro do teu dispositivo, eventualmente colocando todas estas mesmas configurações a disposição no app.

O que eu faria primeiro? A primeira coisa que eu faria seria gastar muito lápis e papel tentando desenhar uma interface de configuração confortável e intuitiva que caiba numa tela de celular. Depois de desenhar muito e experimentar ao máximo, prototiparia esta interface num software como o Figma ou o Adobe XD e testaria este protótipo com o máximo de pessoas. Se esse protótipo fosse aprovado, faria um protótipo do software para rodar no dispositivo, e se fosse aprovado, esqueceria a interface de configuração com o PC.
Mas se for reprovado em qualquer etapa, teria que pensar num plano B, como por exemplo a interface de configuração via PC.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Divulgação