Diletos...
Embora esteja ausente há muito daqui, pois tenho vivido no mundo analógico atualmente, estou precisando de uma ajuda. Estou há alguns dias batendo cabeça para conseguir condicionar um sinal AC para medi-lo com um microcontrolador. O problema é que este sinal varia de 0 a 1000mVpp @1kHz. Preciso fazer a retificação do mesmo e, pelo fato do sinal ser de intensidade muito baixa, isso não pode ser feita pelas vias convencionais, apenas com diodos, pois não superaria a tensão de junção do mesmo.
Encontrei diversos circuitos na internet alegando fazer está retificação (retificadores de precisão) e, de fato, alguns até funcionaram, mas sempre depois dos 100/150mV quando eu preciso que a medição seja feita a partir de 20mV, no mínimo. Outro problema é que, muitos destes circuitos que eu testei possuem resposta não linear, apresentando um déficit no valor quando o sinal é baixo e estabilizando lá pelos 500mV.
Existem alguns circuitos integrados dedicados para estas funções (conversores RMS to DC) mas eles, além de custarem bem caro (algo em torno de R$200,00 a peça), normalmente são limitados ao range de 0 a 200mVRMS (preciso que vá até 354mVRMS, que seria 1000mVpp).
Algum de vós teria algum circuito ou sugestão certificadamente funcional para esta função?
Como parâmetros, a tensão de alimentação disponível para um possível condicionador de sinais e de +-5V simétricos, então amplificar o sinal para depois condicioná-lo aparentemente está fora de questão, sem mencionar que, ao se amplificar o sinal se perderá a precisão do ADC nos sinais de baixa amplitude.
Lembrando que tudo que está no Google eu já testei... Nada me atendeu adequadamente...
Obrigado a todos...
Daniel.