Medicao de sinal AC de baixa amplitude (mV)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Medicao de sinal AC de baixa amplitude (mV)

Mensagempor daniellp » 11 Jun 2022 08:58

Diletos...

Embora esteja ausente há muito daqui, pois tenho vivido no mundo analógico atualmente, estou precisando de uma ajuda. Estou há alguns dias batendo cabeça para conseguir condicionar um sinal AC para medi-lo com um microcontrolador. O problema é que este sinal varia de 0 a 1000mVpp @1kHz. Preciso fazer a retificação do mesmo e, pelo fato do sinal ser de intensidade muito baixa, isso não pode ser feita pelas vias convencionais, apenas com diodos, pois não superaria a tensão de junção do mesmo.

Encontrei diversos circuitos na internet alegando fazer está retificação (retificadores de precisão) e, de fato, alguns até funcionaram, mas sempre depois dos 100/150mV quando eu preciso que a medição seja feita a partir de 20mV, no mínimo. Outro problema é que, muitos destes circuitos que eu testei possuem resposta não linear, apresentando um déficit no valor quando o sinal é baixo e estabilizando lá pelos 500mV.

Existem alguns circuitos integrados dedicados para estas funções (conversores RMS to DC) mas eles, além de custarem bem caro (algo em torno de R$200,00 a peça), normalmente são limitados ao range de 0 a 200mVRMS (preciso que vá até 354mVRMS, que seria 1000mVpp).

Algum de vós teria algum circuito ou sugestão certificadamente funcional para esta função?

Como parâmetros, a tensão de alimentação disponível para um possível condicionador de sinais e de +-5V simétricos, então amplificar o sinal para depois condicioná-lo aparentemente está fora de questão, sem mencionar que, ao se amplificar o sinal se perderá a precisão do ADC nos sinais de baixa amplitude.

Lembrando que tudo que está no Google eu já testei... Nada me atendeu adequadamente...

Obrigado a todos...

Daniel.
Sat-freak....

Visite meu blog e deixe um comentário:
http://antenasesatelites.blogspot.com
daniellp
Byte

Re: Medicao de sinal AC de baixa amplitude (mV)

Mensagempor xultz » 13 Jun 2022 08:29

O que eu iria te sugerir é um retificador ideal feito com diodo e amplificador operacional, mas se você já testou tudo o que está no Google, quem sou eu prá sugerir qualquer coisa...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor daniellp » 13 Jun 2022 14:30

xultz escreveu:O que eu iria te sugerir é um retificador ideal feito com diodo e amplificador operacional, mas se você já testou tudo o que está no Google, quem sou eu prá sugerir qualquer coisa...

Pois então... Estes retificadores ideais só são ideais na teoria... a prática não é bem assim... entre 0 e 50mV acontece alguma coisa inexplicável que eu não consigo explicar... inicialmente imaginei poder ser a carga do circuito de medição (embora a entrada do ADC seja da ordem de mega ohms). Coloquei um buffer com AmpOp JFet (impedância de entrada na ordem de um putilhão de ohms e não mudou nada...

Pelo tempo (e paciência) que eu já perdi nisso o RMS-to-DC está começando a ficar barato...

Abraço

Daniel.
Sat-freak....

daniellp
Byte

Mensagempor andre_luis » 13 Jun 2022 15:14

Outro problema é que, muitos destes circuitos que eu testei possuem resposta não linear, apresentando um déficit no valor quando o sinal é baixo e estabilizando lá pelos 500mV.l

Poderia ser a corrente de polarização do diodo muito baixa? Dependendo do valor, pode estar na região não-linear (joelho), então experimenta diminuir o resistor em série até o limite de quanto a saida operacional suporta, ou procurar no Google por alguma solução pra isso..rs.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 14 Jun 2022 08:47

Você usou um ampop com funcionamento rail-to-rail, ou então usou alimentação simétrica? É importante se atentar que nenhum ampop funciona bem quando as entradas estão com tensões muito próximas da alimentação.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jun 2022 09:06

Olha.
Acho que o seu problema tem solução... e até mais simples do problema que eu enfrentei ao projetar o meu medidor de resistência série equivalente (ESR, ou RSE).
No vídeo a seguir, eu descrevo o tal medidor. Independente de sua dúvida, sugiro assisti-lo todo.
Uma solução para o seu problema se encontra em t = 18 minutos. MAS....

https://www.youtube.com/watch?v=8teawhRuQTQ

Se o seu sinal for senoidal, até poderia substituir o estágio de ganho transistorizado por um operacional.
Outro detalhe é que provavelmente, você terá que abordar o seu problema em duas etapas, ou duas faixas de operação da tensão a ser medida E estas duas faixas terão que possuir uma parte em comum e precisaria atuar na programação com alguma histerese.
Antes de projetar o meu circuito, eu pesquisei no tio "Google" e encontrei muitas ideias interessantes. Dificilmente uma solução apresentada no Google é a mais adequada para o seu problema. Tem que aproveitar a ideia mais que a solução.
Eu fiz isso em outro projeto (medidor de deslocamento com o núcleo de bobinas (LVDT). Cheguei a diversos circuitos muito interessantes, porém só simulei no PC. Não cheguei a montar e testar.
Bons projetos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 14 Jun 2022 18:28

Eu tive um problema de não linearidade com sinal da ordem de 8 uV com alta impedância. Tentei vários Amp Ops e só consegui resolver com o OPA2333. Nos catálogos temos muitas opções mas é difícil encontrar para comprar mesmo importando (o que foi o caso do OPA2333).
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor daniellp » 23 Jun 2022 17:06

xultz escreveu:Você usou um ampop com funcionamento rail-to-rail, ou então usou alimentação simétrica? É importante se atentar que nenhum ampop funciona bem quando as entradas estão com tensões muito próximas da alimentação.

Eu usei um OP07C, mas alimentei ele com +8V-0-8V (simétricos), bem longe do nível de sinal que estou trabalhando... não acredito que seja por não ser IORtR.

MOR_AL escreveu:Olha.
Acho que o seu problema tem solução... e até mais simples do problema que eu enfrentei ao projetar o meu medidor de resistência série equivalente (ESR, ou RSE).
No vídeo a seguir, eu descrevo o tal medidor. Independente de sua dúvida, sugiro assisti-lo todo.
Uma solução para o seu problema se encontra em t = 18 minutos. MAS....

https://www.youtube.com/watch?v=8teawhRuQTQ

Se o seu sinal for senoidal, até poderia substituir o estágio de ganho transistorizado por um operacional.
Outro detalhe é que provavelmente, você terá que abordar o seu problema em duas etapas, ou duas faixas de operação da tensão a ser medida E estas duas faixas terão que possuir uma parte em comum e precisaria atuar na programação com alguma histerese.
Antes de projetar o meu circuito, eu pesquisei no tio "Google" e encontrei muitas ideias interessantes. Dificilmente uma solução apresentada no Google é a mais adequada para o seu problema. Tem que aproveitar a ideia mais que a solução.
Eu fiz isso em outro projeto (medidor de deslocamento com o núcleo de bobinas (LVDT). Cheguei a diversos circuitos muito interessantes, porém só simulei no PC. Não cheguei a montar e testar.
Bons projetos.
MOR_AL

Cara, valeu mesmo... Ainda não consegui assistir (shame on me)... até porque esse meu projeto é hobby e vai indo ao sabor do vento... Mas assim que der uma aliviada eu assisto na íntegra.

edsont escreveu:Eu tive um problema de não linearidade com sinal da ordem de 8 uV com alta impedância. Tentei vários Amp Ops e só consegui resolver com o OPA2333. Nos catálogos temos muitas opções mas é difícil encontrar para comprar mesmo importando (o que foi o caso do OPA2333).

Terrível mesmo... Tenho dó de quem vive (ou tenta viver) de desenvolvimento aqui no Brasil.

Um dos problemas que eu percebi foi justamente a tensão de OffSet dos OpAmp´s que eu tenho aqui disponíveis (nada muito elaborado, pois só trabalho com áudio). O melhor deles tá na casa dos mV. Já providenciei alguns OpAmp´s melhores, de precisão (OPA2277 e OP284E), com tensão de OffSet da ordem de uV, alimentação simétrica e IORtR. Devem chegar no meio do mês que vem. Além disso estou testando alguns outros circuitos, que peguei de multímetros True RMS da década de 70. Estes circuitos se mostraram mais estáveis que os retificadores de precisão não tão precisos assim. Ele tem alguns filtros e outros paranauês que deixam ele mais estável.

Mesmo assim comprei os famigerados RMS-to-DC (AD8436A) e vou fazer uma versão com eles. São mais caros, mas acredito que sejam infinitamente melhores em questão de precisão.

Agora eu estou com outra onça... mas esta eu vou expor no lugar certo, lá nos tópicos de STM32...
Sat-freak....

daniellp
Byte

Voltar para Circuitos Diversos