Estabilizador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Estabilizador

Mensagempor Pask » 19 Mai 2007 21:52

:?: Caros amigos, gostaria que vocês comentassem o texto a seguir, por favor:
"Tenho observado que os estabilizadores de tensão de hoje em dia, apesar de serem especificados para potências de 300 VA, 500 VA, na sua grande maioria, têm dentro de seus gabinetes um transformador com tamanho (volume físico) incompatível com essas potências de saída! O que estou tentando dizer é que ao abrir um estabilizador de 500 VA, por exemplo, encontramos lá dentro um trafo com dimensões A x L x P, incoerentes com tal potência. Fazendo o cálculo no papel, vamos descobrir que, para um trafo ter 500VA de potência realmente, suas dimensões precisariam ser bem maiores, pois as leis do eletromagnetismo e dos materiais magnéticos não mudaram desde o início do século XX! Só um exemplo: antigamente, mais precisamente nas décadas de 70 e 80, quando nossos pais e avós compravam um estabilizador para os seus pesados televisores e rádios à válvula, os mesmos vinham com o tamanho correto e compatível com suas potências de saída!
Agora, uma perguntinha básica: será que um estabilizador atual anunciado pelo fabricante como tendo 500VA/500W de potência, suporta realmente uma carga com tal potência?" :?:
Aguardo seus comentário e um abraço.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor Ledistor » 19 Mai 2007 22:48

Uma observação sobre a evolução dos materias eletromagnéticos e, consequentemente, dos motores elétricos.
Imagem
Ledistor
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 20 Mai 2007 00:18

Imagem
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor proex » 20 Mai 2007 08:40

Pask, nesta area de estabilizadores existe sim muita mentira e enganaçao.
Esse estabilizador que vc tem com certeza deve ser de algum fabricante picareta.
proex
Dword

Mensagempor Pask » 20 Mai 2007 10:52

Eu sei também que existem diversos tipos diferentes de núcleos magnéticos com diferentes proporções de ferro e silício em sua composição química. Existem os núcleos do tipo saturado, por exemplo, etc. Mas, mesmo assim, é muito estranho um trafo de reduzidas dimensões ser anunciado como sendo de 500VA/500W!
Pask
Word

Mensagempor Ledistor » 20 Mai 2007 15:21

Equipamentos fora de especificação não é exclusividade dos estabilizadores, existem muitos por aí. Aqui um ensaio do inmetro: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.asp
Ledistor
Bit

Mensagempor MOR_AL » 21 Mai 2007 19:33

Olá Pask.

Vou acrescentar algumas informações sobre estabilizadores:

1 - Até a década de 80, os estabilizadores normalmente encontrados no mercado mantinham a tensão RMS estabilizada. Eram conhecidos como sendo estabilizadores do tipo "Ferrorressonante". Estes estabilizadores eram compostos por um capacitor de alguns micro Faradays e cerca de 550VCA, um indutor e um transformador. Estes dois últimos vinham montados em um único núcleo. Eram excelentes em manter uma saída com 5% de variação para entradas compreendidas entre 70VCA e 140VCA. Eram usados para estabilizar a tensão em motores e resistências. Apesar de manter a tensão RMS praticamente constante, sua forma de onda deformava. A tensão no pico da senóide diminuia e apareciam dois picos em seu lugar. Com isso este aparelho não deveria ser utilizado em equipamento eletrônico, que obtém a tensão contínua retificando a senóide. Os picos produziam maiores variações na saída que em sua entrada. Já testei um deles com uma lâmpada como carga e um medidor de valor RMS verdadeiro e o resultado foi ótimo. Porém, quando coloquei o estabilizador na minha TV, medi variação da tensão CC na sua fonte (após os diodos) maior que a variação da rede.
Há projetos que consideram equipamentos eletrônicos como carga. Alguns computadores da década de 80 usavam. Nestes projetos os dois picos de tensão na senóide eram mais controlados e realmente regulavam bem.
Na ocasião, as perdas (calor) eram grandes, porque a regulagem era obtida com a tensão trabalhando no "joelho" da curva de magnetização do transformador. Além deste fato a qualidade do ferro era inferior que a obtida atualmente e a espessura da lâmina era maior, aumentando as perdas causadas por correntes induzidas no ferro. Os ferros então, realmente tinham que ser maiores, resultando em um volume maior.
2 - Mais recentemente apareceu um estabilizador que na realidade é um auto-transformador com vários "tapes" no secundário. Dependendo do valor da tensão da rede (tipo entre 117VCA + ou - 15%), um circuito eletrônico aciona uns relés que liga a saída ao "tape" mais apropriado. Eu tenho um conectado ao meu sistema de som e TV e funciona bem. O cálculo que envolve um auto-transformador, mostra que é necessário menos ferro no núcleo e as lâminas, além de possuir qualidade superior que as antigas (curva BxH), são mais estreitas, reduzindo ainda mais as perdas.
3 - Outro tipo de estabilizador, mais recente, retifica a tensão da rede e regula de alguma forma esta tensão. Esta tensão é então comutada, de modo a substituir a senóide por um pulso positivo, entre 30 graus e 150 graus, e outro negativo, entre 210 graus e 330 graus. Isso é conseguido com um circuito em push-pull. Se este ciclo ocorre em 60Hz, o transformador é quase do mesmo "tamanho" que o normal. Se o ciclo é comutado em uma frequência mais alta (tipo 400Hz) ocorre uma substancial redução no tamanho do transformador.
4 - Outro tipo de estabilizador é semelhante ao anterior, só que a tensão retificada não é regulada. No transformador do tipo push-pull a onda não é mais idêntica à anterior. A regulagem é obtida por meio de uma onda PWM. O número de comutações por ciclo é fixo mas o período que a onda permanece em "ON" é variável. Apesar de ser uma boa opção, deve-se tomar cuidado com a geração de calor e ruídos eletromagnéticos, causados por comutações com largura de pulso mais estreitas.
5 - Não devemos esquecer, que infelizmente a nossa grana é pouca e "suada". Estes dois fatores nos levam a procurar por BBB (Bom, Bonito e Barato). Aí é que a coisa pega. Se não tivermos o discernimento e a suspeita mensionada por você, a gente acaba comprando "gato por lebre".

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 22 Mai 2007 06:57

Trabalhei para uma empresa que fabricava estabilizadores e participei da norma brasileira do mesmos.
A norma brasileira é muito boa prevendo ate testes aleatorios na linha de produção e retirada de amostras em lojas.
Eu pessoalmente sou contra o uso de estabilizadores de baixo custo devido a grande maioria ser com reles que chaveam em qualquer ponto da rede gerando picos no momento de chaveamento eas fontes chaveadas se perderem durantes os picos gerando tensões erradas na saida.
Quanto ao transformador projetamos varios com a potencia correta para efeito de homologação o resto voce ja sabe.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 22 Mai 2007 10:05

Pessoal,

Apenas a título de curiosidade...

Além da tradicional topologia com múltiplos tap's em paralelo - na qual devemos ter um núcleo com 100% da capacidade (em V.A), Existe uma configuração que poucos conheçem, que é em paralelo. Nessa, é usado um núcleo com 8% da capacidade, outro com 4%, outro com 2% e outro com 1%. Tem fabricante, que consegue fazer tudo isso num único núcleo - nao sei como. A ídeia, é trabalhar com uma escala de 1% variando de -15% até +15%.

EU, só vi isso em estabilizadores de acima de 10KVA. Mas se responde à pergunta...
Sim, tecnicamente, é possível estabilizar uma tensao com um equipamento de pouco volume.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 23 Mai 2007 07:51

Não sei se é exatamente isso que vc esta se referindo Andre_teprom, mas para potencia maiores usa-se uma tecnica de soma de fluxo dentro do transformador.
Vc calcula o trafo para a ordem de uns 90% do fluxo necessario e deixa alimentado direto e os outros voce soma fluxo atraves de enrolamentos separados do principal, assim o chaveamento passa a ser em baixa corrente, por exemplo ja vi estabilizadores acima de 10KVA com TIC226.
Todos esses enrolamentos ficam em um unico nucleo de um transformador trifasico.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Pask » 23 Mai 2007 08:49

Andei pesquisando esses dias sobre os estabilizadores atuais e constatei, diretamente com os fabricantes, o seguinte: os estabilizadores de hoje, são fabricados com autotransformadores (80% deles) e por isto eles ficam menores no tamanho. Por quê? Porque o autotrafo tem um único enrolamento que transfere a energia para a saída de forma conduzida e de forma induzida. A parte induzida, se deve à relação de espiras entre cada tap do autotrafo e a parte conduzida é aquela que passa diretamente a energia da entrada para a saída através do enrolamento. O autotrafo fica menor por dois motivos principais:

1 - Ele só tem um enrolamento. Portanto a quantidade de fio enrolado no carretel é menor.

2 - Ele usa parte da energia para a saída diretamente da entrada (sem isolação) e isto faz com que o núcleo possa ter um volume menor. Comprimento, largura e profundidade.

Foi esta informação que eu consegui com alguns fabricantes.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor EDSONCAN » 23 Mai 2007 08:59

Autotransformadores sao usados a muito tempo, mas mesmo assim se vc usar o B do NGO e a Area do carretel para calcular a potencia vera que é impossivel se atingir o que o fabricante declara.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 23 Mai 2007 09:26

Na nossa área - equipamentos científicos - os estabilizadores de baixo custo, baseados em auto-trafo, e que custam na faixa de 30-50 reais não servem.

Geralmente indicamos estabilizadores como os tops da SMS com 7 níveis de regulação e com custo de 300 reais.

Os estabilizadores mais simples surgiram mais para resolver o problema dos PCs que vinham com fonte 110V e não 127V.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 23 Mai 2007 09:50

estabilizador danado de bom de 1000VA e caro pra cassete é um que eu dei manutenção pro meu patronildo.

retificador, fonte chaveada, bateria de 45A GEL.
> inversor > retificador > 3 CAPS de 8mF X 400V > saida senoidal 127 / 220V. via software.
Funcionamento .. 85CA ..... 245CA.

Custo do menino.

U$$640,00.

aFF.

Sou mais um de 500VA por R$320,00 marca xing ling fung.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor LUCK » 23 Mai 2007 10:45

fabim escreveu:estabilizador danado de bom de 1000VA e caro pra cassete é um que eu dei manutenção pro meu patronildo.

retificador, fonte chaveada, bateria de 45A GEL.
> inversor > retificador > 3 CAPS de 8mF X 400V > saida senoidal 127 / 220V. via software.
Funcionamento .. 85CA ..... 245CA.

Custo do menino.

U$$640,00.

aFF.

Sou mais um de 500VA por R$320,00 marca xing ling fung.

Fabim

Isso é um no-break...
Estabilizador não tem bateria... e logicamente o no-break é mais caro.
LUCK
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos