[img]
[img]http://img514.imageshack.us/img514/5927/carregadorbateriasod5.gif[/img][/img]
Este é o circuito que eu pretendo utilizar
NOTAS:
Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a voltagem da bateria ficar com carregada fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reactiva-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a caarga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.
R2 tem de ser ajustada de modo a fornecer uma voltagem de saída correcta. A maior parte das baterias tem uma tensão de 13,8 V as baterias AGM ou Gel podem ter uma tensão entre 14,5v e 14,9V. Para ajustar o Carregador, coloque o potenciometro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltimetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar. O carregador está ajustado após ests procedimentos. para carregar baterias com diferentes tensões pode substituir a R2 por resistências ajustáveis e um interruptor com várias posições.
Q1 necessita de dissipação. Se o circuito for montado numa caixa de dimensões reduzidas é preferivel colocar uma ventoinha de dissipação e pode ser ligada directamente na saída do D1
T1 é um transformador com uma voltagem no primário de 120V ou 220V depende da sua zona, e um secundário de 12V. Usar um transformador com um secundário maior (16V-18V) permite carregar baterias de 16V usadas algumas vezes em competições desportivas.
ATENÇÃO - Se o circuito está desligado, a bateria deve ser desligada do circuito, de outra forma a carga da bateria escoa-se lentamente pelo circuito do carregador.