Me ajudem a fazer um simples carregador de baterias??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor phophollety » 26 Mai 2007 14:34

Ueh, se ele está dando 17+17VCA está certo!

Estranho é esse regulador, estar tão arriado assim, nada aquece, zumbe e tal?

O carregador esta simplesmente morto?!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Mai 2007 15:09

phophollety, mas ele utiliza dois SCRS, como se fosse dois diodos, de formas que utilizando o center taps, só dará no final 17 VCC(retificado), sacou?

Tô vendo como é que insiro imagens aqui.

[/img][/url]
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Mai 2007 15:35

A imagem do carregador

http://img176.imageshack.us/img176/8297/carregadordebateriasmeltm6.jpg

Outro link: http://img522.imageshack.us/img522/8494 ... meljm0.jpg

PÔ, era para aparecer a imagem aqui, mas só apareceu o LINK. O que fazer??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 26 Mai 2007 18:23

Haroldo Coelho escreveu:A imagem do carregador

http://img176.imageshack.us/img176/8297/carregadordebateriasmeltm6.jpg

Outro link: http://img522.imageshack.us/img522/8494 ... meljm0.jpg

P�, era para aparecer a imagem aqui, mas s� apareceu o LINK. O que fazer??

Tem que fazer assim : [img]LINK%20DA%20IMAGEM%20AQUIIIII%20!!!![/img]
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 26 Mai 2007 18:47

Bom, pelo que vi na foto e pelo que o nosso colega comentou está configurado desta maneira:

Imagem

Ou seja, este carregador não é de 24V é de 12V!!!!!

O que é bem diferente, isto explica o fato de termo 17VAC na saída e como eu havia comentado ele carrega com DC pulsante em 120Hz, o que é bem mais saudável para chumbo ácido, mas nossa, que parafernalha hein!

Eu primeiramente faria sair 12V deste regulador, ou se não alimente com a sua fonte de bancada, 12V no circuito, mas tome cuidados, veja as coisas antes, então primeiro descubra por que não sai 12V, Ponha uma carga na saida, 2 lâmpadas de farol de 50W em SÉRIE, se colocar uma só e o circuito mandar 17V a sua lâmpada além de queimar, pode até explodir, assim vai drenar uns 2A, já dá para testar.
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Mai 2007 22:35

Já sei o que vou fazer:

Já que o cliente quer um carregador para BAT de 24 V, vou utilizar este baita TRAFO e a caixa (Secundário de 34 VCA) e fazer um carregador dele.

Neste sábado, Já achei alguns esquemas na Internet e já lí bastante assunto sobre carregadores e baterias. e tambem com as dicas de voces, vou fazer um carregador.

Vou usar 4 diodos, retificação completa. O circuito que achei e que vou usar utiliza TRIAC e SCR, com carga flutuante e tudo, e o que é melhor, é simples, não utiliza nem CI. Só vou adapta-lo para bateria de 24 VCC.

Não sei como inserir o esquema, o desenho aqui, senão colocaria pra voces verem

Não sou de jogar a toalha não...

Obrigado a todos
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 27 Mai 2007 08:51

4 Diodos e um SCR resolvem o problema, se tem o cirtcuito de carga fluante está tudo certro..

Para postar imagens, coloque no ImageShack e depois cole os links que ele passa (ou o "direct link to foruns" ou o "direct image" só que entre os tags [img]e[/img])

Só..

Boa sorte
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 27 Mai 2007 12:38

[img][img]http://img514.imageshack.us/img514/5927/carregadorbateriasod5.gif[/img][/img]

Este é o circuito que eu pretendo utilizar

NOTAS:

Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a voltagem da bateria ficar com carregada fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reactiva-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a caarga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.
R2 tem de ser ajustada de modo a fornecer uma voltagem de saída correcta. A maior parte das baterias tem uma tensão de 13,8 V as baterias AGM ou Gel podem ter uma tensão entre 14,5v e 14,9V. Para ajustar o Carregador, coloque o potenciometro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltimetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar. O carregador está ajustado após ests procedimentos. para carregar baterias com diferentes tensões pode substituir a R2 por resistências ajustáveis e um interruptor com várias posições.
Q1 necessita de dissipação. Se o circuito for montado numa caixa de dimensões reduzidas é preferivel colocar uma ventoinha de dissipação e pode ser ligada directamente na saída do D1
T1 é um transformador com uma voltagem no primário de 120V ou 220V depende da sua zona, e um secundário de 12V. Usar um transformador com um secundário maior (16V-18V) permite carregar baterias de 16V usadas algumas vezes em competições desportivas.
ATENÇÃO - Se o circuito está desligado, a bateria deve ser desligada do circuito, de outra forma a carga da bateria escoa-se lentamente pelo circuito do carregador.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 27 Mai 2007 13:27

Quase, se usar um diodo simples vai continuar tendo 17V (24V de pico), tem que usar uma ponte reitificadora completa! Ai depois não precisa usar um TRIAC, um SCR só dá conta do recado! Pq vai ter CC pulsante @ 120 Hz

Assim tem o dobro da tensão e o dobro da corrente, pq não estpa jogando 50% do transformador fora!

É igual quando temos na rede 127VAC, se retificarmos com uma ponte completa (4 diodos) e ligarmos um cap teremos 179VCC, se não ligarmos o cap, teremos 127VCC @ 120Hz, se ligarmos um diodo simples, retificaremos meia onde e teremos 63.5 @ 60Hz ou 89,8VCC.

Procure mais sobre sistemas retificadores de meia onda e onda completa, assim como sistemas de tiristores!
phophollety
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos