Tecnicas de Desenvolvimento de PCI(Circuito Impresso)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Iran » 27 Fev 2007 21:59

Se não me engano, o Lucas Zamparini (não sei se é bem assim que se escreve o nome), aqui do fórum tem na sua página um tutorial bem explicado, procure nos membros do fórum.

Zé Iran
Iran
Word

Mensagempor Renato_mcl » 27 Fev 2007 22:52

Neste outro método é usado papel Epson, eu usei e gostei dos resultados.

http://py2rlm.sites.uol.com.br/PCI.HTM

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor Hermecildes » 25 Abr 2007 20:13

:? Esperem um pouco... Nao é mais simples mandar fazer uma tela de serigrafia para desenhar as trilhas, ou isso requer muita pratica. Porque esse proscesso de vc's parece mais trabalhoso.
Atitude em tempo real.
Hermecildes
Nibble

Mensagempor ernande_filho » 03 Mai 2007 01:22

Hermecildes, mandar fazer uma tela é simples, o problema nesse caso chama-se: custos.

Se for pra fazer entre 4 e +/- 20 placas, até vale a pena.

Se for menos que isso, o processo mais rápido e econômico é o do papel.

Se for mais que isso, eu recomendo contratar uma empresa, a não ser que vc esteja muito disposto a fazer todas essas placas.

O processo via serigrafia envolve muitas coisas: sala escura, sensibilizante, tela, tinta, mesa de revelação, .....

Ou se for só imprimir na tela: tinta, removedor, espátula, água, limpar a tela de vez em quando, .......

o processo via papel é bem mais barato e rápido. Só pede uma folha impressa a laser (toner em pó), ferro de passar, água e um pouco de paciência até dar certo.
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor Doglao » 15 Mai 2007 20:18

voces usam esta marca de placa ever-muse presensitized p.c.b. ?
null
Doglao
Byte

Mensagempor fabim » 16 Mai 2007 08:14

eu descobri que a maneira mais simples de fazer uma PCI.

é mandar pro fabricante e pagar os custos do prototipo....rs

agora se for quebra galho de macaco gordo.
uma impressora laser preta com cartucho original da conta.

fabim
fabim
Dword

Mensagempor sandrini » 23 Mai 2007 16:59

Caros amigos....

Tenho feito várias placas e utilizando o processo térmico com alguns papeis diferentes, glossy, couchê e um papel de transferência que comprei no mercado livre (aliás, se alguém souber onde posso encontrar tal papel sem depender do mercado livre, ficaria muito grato).
Os melhores resultados tem sido exatamente com o papel de transferência, mas eu percebo que quando vou soldar os componentes, principalmente algum CI, os pinos estão meio juntinhos, é como se o papel tivesse encolhido na hora da transferência.
Bem, eu sempre limpo a placa e coloco um pouco de álcool isopropílico na placa antes de colocar o papel e, após colocar o papel também coloco um pouco de álcool... não sei se isso tem a ver com o "encolhimento".
Pra mim, este método com esse papel tem sido muito bom, mas atualmente tenho trabalhado com circuitos um pouco maiores e com espaços menores, então tenho tentado utilizar o método em dupla face, até consegui alguma coisa satisfatória, mas sempre esbarro no "encolhimento" da transferência.
Aqui, faço circuitos meio variados e não compensa mandar fazer as placas em empresas especializadas, pois acaba ficando muito caro e além do mais, a maioria dos projetos faço somente uma placa. Por isso tento "aperfeiçoar" o método térmico para confecção de placas.
Outra coisa que percebi foi que, em se utilizando o papel glossy, gramatura 150, fica uma gelatina grudada na placa e é muito difícil de sair... sei que isso é devido à temperatura do ferro. Quanto ao papel couchê, infelizmente não obtive nenhum sucesso.
Gostaria de saber quanto tempo e em qual temperatura vocês deixam o ferro de passar sobre o papel (qual papel) e a placa e se vocês mantém o ferro sem "passá-lo" ou vão passando pela extensão da placa. Outra coisa, vocês usam algum outro produto, como o álcool por exemplo?
Grato....
sandrini
Nibble

Mensagempor rocknroll » 24 Mai 2007 08:04

Faz um certo tempo já que não faço PCI por processo térmico, mas sempre obtive ótimos resultados usando papeis de etiquetas (tipo pimaco).

Basta imprimir seu layout na parte "amantegada" do papel de etiqueta (quando vc usa as etiquetas, onde elas estava grudadas é meio lisa tipo amantegada). Neste lado do papel o toner não se fixa (se vc passar o dedo sai facilmente) então basta vc fazer o processo convencional com ferro de passar roupas ou prensa térmica.

Sobre o aspecto escorrido que as vezes ocorre, é simplesmente pelo fato do cobre ter absorvido parte do calor e com isso o toner tem agora duas fontes de calor para "fugir" e acaba esparramando ou espalhando.

Vou procurar algumas fotos que tenho de uma placa que fiz por este processo, não prometo nada pois tenho muita facilidade em sumir com minhas fotos... rs

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Método Fotográfico

Mensagempor austrax » 27 Mai 2007 16:38

Utilize o método fotográfico.
Editado pela última vez por austrax em 18 Mar 2008 19:07, em um total de 1 vez.
austrax
Byte

Mensagempor sandrini » 31 Mai 2007 10:19

Alguém já usou o papel da ferragini com ferro de passar e obteve êxito?
sandrini
Nibble

Mensagempor Doglao » 01 Jun 2007 13:21

e a ever-muse presensitized p.c.b. ?
null
Doglao
Byte

Mensagempor RAWeigel » 01 Jun 2007 14:05

Certa ocasião comprei algumas folhas da FERRAGINE. lembro que gastei quase R$50, entre as folhas e envio.
O problema é que minha impressora (LEXMARK) não puxa o papel.
Conclusão:
Até hoje Não sei se presta ou não.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor Doglao » 01 Jun 2007 14:41

eu uso a ever-muse e nao tenho problemas sai perfeita as plaquinhas, e uso pra fazer circuitos em smd sem problemas.
null
Doglao
Byte

Mensagempor sandrini » 01 Jun 2007 20:37

Doglao

Onde é possível encontrar essa placa?
sandrini
Nibble

Mensagempor Doglao » 02 Jun 2007 14:58

Entao! postei porque eh uma placa muito boa, faco todos meus trabalhos com ela, pergunto porque deve de ser facil encontrala nas lojas especializadas, eh um produto chines, aqui onde vivo tem em qualquer loja de eletronica, nao sei como esta o mercado no Brasil
null
Doglao
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos