Calcular Schmitt trigger

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor srspinho » 08 Jul 2007 23:46

Olá MOR_AL !

Eu montei o circuito da figura, mas as leituras no "osciloscópio" continuaram idênticas :(
Não sei dizer o que pode ter aontecido....

Eu imagino que o ambiente do carro seja um tanto ruidoso mesmo. Eu li um artigo na Circuit Cellar, onde o autor descrevia um medidor de consumo baseado em OBDII e nesse artigo, ele falava bastante sobre a necessidade de filtrar a alimentação adequadamente. Inclusive ele dava uma sugestão muito bacana de fonte para o circuito, que eu estou pensando em usar, inclusive.

Com relação às unidade de medida, você tem razão. As medidas estão meio estranhas, pois a máxima velocidade que eu atingi na garagem, imagino, deve ter sido por volta do 20 km/h

Vou ver se consigo um software com escalas mais precisas. Eu cheguei a refazer o processo de calibragem do Visual analyzer, mas não deu certo, as medidas ficaram mais estranhas ainda.... eu acho que esse osciloscópio para PC é bom sópara visualizar a forma deonda.. Estou procurando um outro software para ver se tenho uma leitura mais adequada...

Mas, agradeço muito a sua ajuda, e pode deixar, os progressos que eu fizer nesse assunto eu vou postar aqui !

Abraço.

Sérgio
srspinho
Bit

Mensagempor MOR_AL » 10 Jul 2007 10:02

Ola Sergio. (estou em um outro computador sem acentuacao. Nao repare).

Se as formas de onda permaneceram as mesmas, so posso concluir que a escala vertical tambem nao esta correta. Deveria clipar em -0.6V e 5.1V (ou 4.7V).

ET. Agora vocë esta medindo no ponto do pino do PIC?

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor srspinho » 10 Jul 2007 10:50

Olá MOR_AL !

Você está certo !

Realmente, as escalas do Visual Analyzer estão muito estranhas, para não dizer erradas.

Eu executei a mesma medição com outro software e sem o seu circuito, ligando a ponta de prova diretamente nos terminais do sensor Hall.
Dei a mesma volta pela garagem do prédio a, no máximo, 20 Km/h.
Os tempos estão bem mais coerentes. A essa velocidade, cerca 100 Hz. Porém, o problema de medição da amplitude do sinal (Tensão) continua um mistério.
Na figura abaixo, eu usei um outro software (alemão, chamado Oszcilloscope...) e obtive os resultados :

Imagem

O problema é que eu ainda não sei qual é o nível de atenuação da "Ponta de prova" que é conectada na placa de som. No anúncio dizia que a redução era de 1 / 1000 e por isso, a tensão máxima de entrada seria de 600 Volts para não danificar a placa de som.

Pela figura, eu teria um sinal com, no máximo, 700 mv (se a leitura fosse direta), mas, certamente isso não é verdadeiro, pois, se eu conectar no sensor um led com um resistor de 1K em série, eu posso ve-lo piscar enquanto o carro anda.
Por outro lado, se eu aplicar o fator de redução anunciado, o resultado também não seria verdadeiro, com uma tensão medida Muito alta.

Eu mandei um e-mail para o fabricante da ponta-de-prova para ver o nível de atenuação.

Vou esperar o retorno dele para saber o que, realmente, eu estou medindo.
Eu trabalho em uma empresda que possui um setor de assistência técnica, mas os osciloscópios desse setor são todos de bancada e não podem sair do laboratório. Não temos aqui um osciloscópio USB.

Vamos aguardar a resposta e aí, eu posto aqui !

Muito obrigado colega !

Abraço.

Sérgio
srspinho
Bit

Mensagempor fabim » 10 Jul 2007 11:51

http://www.proenergysafety.com.br/arqui ... rigger.jpg

ja testei.. só montar.

OBS: C1 = 100pF e não 1nF..

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor srspinho » 10 Jul 2007 13:11

Olá Fabim !

Obrigado !

Vou testar Hoje mesmo !

Abraço ! ! ! !
srspinho
Bit

Mensagempor fabim » 11 Jul 2007 09:14

testou a bagaceira ?

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor srspinho » 11 Jul 2007 09:57

Olá Fabim !

cheguei ontem à noite em casa e já tive que levar meu filho à festa de férias ( ? ? ?) da escola... programão ! ! !

Cheguei tarde em casa de volta, pois tive que participar da festa também... correr dentro do saco entre outros super-micos....tudo fotografado !

Mas vou testar hoje, sem falta e posto os resultados aqui !

Só mais uma dúvida : C1 é 100pf mesmo ?

Abraço e obrigado, masi uma vez ! ! ! !
srspinho
Bit

Mensagempor fabim » 11 Jul 2007 12:01

sim 100pf
fabim
Dword

Mensagempor srspinho » 12 Jul 2007 10:10

Olá Fabim !

montei o circuito ontem à noite !

Parece que está funcionando ok. Eu liguei a entrada do circuito, no terminal de sinal de um cooler de PC com sensor hall.

Na saída colçoque um led apenas para ver se estava funcionando, pois já era quase meia-noite e não ia dar para testar no carro.

Com a ventuinha desligada, o led permaneceu aceso. Ligando a ventuinha o led passou a ascilar.

Mas, quando eu conectei no meu "osciloscópio de brinquedo", as formas de onda ficaram muito estranhas.

Sinal Medido ANTES do Xerife :
Imagem

Sinal Medido DEPOIS do Xerife :

Imagem

Como esses sinais estão muito estranhos, eu tenho quase certeza de que fiz besteira, por mais que o circuito seja simples.

Detalhe : Esqueci de fazer o pull-up do sinal do cooler antes de medir... :(

Você testou na bancada ou no proteus ?

Vou verificar tudo hoje à noite e amanhã eu posto aqui as novidades !

Abraço.

Sérgio
srspinho
Bit

Mensagempor fabim » 12 Jul 2007 10:15

eu montei na proto e usei um trafo de 600ohms.
Apliquei sinal pwm em 60 120 240 360 720 1000 hz.

Na saida do 555, sai um sinal quadrado com largura igual a isterese do sinal de entrada. Ficou lindio.

Agora se vocÊ quiser tirar a duvida mesmo..

No lugar daquele capacitor de 100pF. coloque um resistor de 100K.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor srspinho » 13 Jul 2007 11:15

Olá Fabim !

olha, eu montei o circuito do Schmitt trigger em uma protoboard e funcionou muito bem !

Eu liguei um trafo de 12-0-12 na entrada do meu "osciloscópio-de-mentira" e obtive o seguinte resultado (apesar dos rpbolemas desse osciloscópio, a forma de onda está muito boa) :

Imagem

Depois, eu conectei um dos "tap´s" do trafo na entrada do trigger e o 0V no terra do circuito e medi com o mesmo software :
Veja o resultado :

Imagem

Um detalhe : o nível de tensão ficou um tanto baixo. Eu medi a tensão em alguns outros pontos :

Imagem

Aí, eu tenho algumas dúvidas :

Medindo diretamente no Pino 3(Q) eu deveria ter +% Volts ?

Se não der, vou ter que fazer um shifter com um transístor, certo ?

Outra coisa : Como você calculou a Histerese ? existe alguma fórmula para eu calcular ?

Olha, Muito obrigado, mais uma Vez !

Abraço.

Sérgio
srspinho
Bit

Mensagempor fabim » 13 Jul 2007 11:46

bom na saida pino 3. ou é zero volts ou é VDD... = 5V +/-...

aquele capacitor de 100pF em série com os dois resistores informa a máxima frequencia -3db.

Se funcionou bem é o que importa :)

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos