preciso de um circuito de um multimetro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

preciso de um circuito de um multimetro

Mensagempor mosca de padoca » 25 Jul 2007 13:17

eae galera blz sou novo no fórum mais já estou cheio de dúvidas estou montando um equipamento e preciso visualizar uma saída de um sinal analógico de 0 a 3 volts mais preciso de uma precisão de 10 mv pode ser em display de lcd ou de led de 7 segmentos se algué puder me ajudar de alguma forma desde já agradeço...

Lucas
94154107
mosca de padoca
Bit

Mensagempor fabim » 25 Jul 2007 14:13

receita de bolo.
acesse
www.google.com.br
na barra de procura
"voltimetro com pic
ou
circuito voltimetro analogico/digital
etc etc etc.
"
Aí na pior das hipoteses, na hora da montagem, se tiver alguma duvida ou algo do tipo.

POSTE UMA DUVIDA.

Não leve pelo lado ofensivo, é apenas uma dica.

Abração
Fabim
fabim
Dword

Re: preciso de um circuito de um multimetro

Mensagempor andre_luis » 25 Jul 2007 14:14

Lucas,

Já usei um CI da INTERSIL que fazia isso, o 7106. No próprio datasheet tem um circuito de aplicacao.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Jul 2007 18:39

Só dando mais uma palhinha no que o André disse, o 7106 equipa 99% desses multímetros baratos que se compra na china, até mesmo ótimos multímetros como os Fluke 8020, 8024 e outros utilizaram versões modificadas deste conversor AD (mais rápidos e que utilizavam redes resistivas da Cadock, muito precisas!) , se olhar bem na escala de 20V DC de um multímetro, vai ver que mede de 0,01V até 19,99V exatamente o que quer, espaço amostral de 20V (maior que os 3V que precisa) com precisão de 0,01V ou 10mV...

Mas tem que tomar muito cuidado com a sua rede resistiva (o divisor de tensão) se utilizar resistores com tolerância alta (1% já é muito quando se quer essa precisão) vai passar raiva, então lembre-se, a precisão está na rede resistiva!!

Boa sorte!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Jul 2007 19:04

Eu estava andando por aqui em casa.. e lembrei deste anúncio.. não sei se vai salvar a sua vida ou vai tirar o prazer de você mesmo montar, mas CI + peças + enchimento de saco de fazer placa + display + máscara e tal.. certamente não vão custar menos que R$15,00 (na época..., mas agora com o dólar em baixa, bom, deve estar na mesma +-)

Imagem

Já usei esse DPM uma vez, bem simplesinho, vinha com um manuelzinho que parece bula de remédio, mas tá valendo..

Sò não se esqueça de um detalhe, seja para o 7106 ou para esse DPM (que certamente usa um 7106) além dos resistores de precisão você não pode usar a mesma fonte, por que ele precisa de referências de terra diferentes para medir, ou seja, tem que fazer uma fonte DC-DC isoladora ou fazer outra fonte para ele..

É o mesmo que tentar medir a tensão da bateria do multímetro com um multímetro simples, não funciona...

Também para quem quiser comprar um megômetro... tá barato (e não tem manivela hehe)

Bom, boa sorte!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor mosca de padoca » 26 Jul 2007 07:44

valeu mesmo galera muito obrigado phopholetty e fabim num esquenta cara eu to aqui para aprender sou iniciante ainda e toda informação é bem vinda valeu vou tentar me virar com isso
mosca de padoca
Bit

Mensagempor andre_luis » 26 Jul 2007 08:29

Fofolete,

Também já vi esse anúncio numa revista NEI da vida e pensei cá com meus botões. Onde é que vamos parar ? Assim não tem mais graça. Eu estava desenvolvendo um conversor A/D com PIC, assembly, LCD, placa e o escambáu quando vi isso. Tomara que eles tenham fechado as portas por boicote de desenvoledores. :)

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 26 Jul 2007 10:04

Pois, fiquei a pensar a mesma coisa, as coisas já estão bem acessíveis, mas chega uma hora que perde a graça!

A menos que você seja muito idealista, não compensa fazer essas coisas!

Outro dia fiquei meio que pasmo, esses multímetros simples custam R$20,00 em qualquer muambeiro, como pode?!

Realmente, se não houver um certo "protecionismo" ao nosso mercado nacional, imagine quantas mais empresas vão falir?!

Por exemplo, a coel, que só faz essas coisas?!

Lamentável :cry:
phophollety
Dword

Mensagempor andre_luis » 26 Jul 2007 11:13

Já vi por menos de R$ 20,00.
Bom, vamos sugerir pro Lucas comprar um multimetro e pronto.
:?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 26 Jul 2007 11:19

Pois é.. eu realmente me preocupo com essas coisas descartáveis..., qual é a graça de consertar uma coisa daquelas?!

Pior que algumas pessoas que compram esses equipos e tem potencial as vezes nunca conheceram bons instrumentos como HP, Fluke, Tektronix... e outros..
phophollety
Dword

Mensagempor gordomlm » 26 Jul 2007 13:03

Consertar multimetro?????

Dependendo do multimetro, se precisar de um certificado de aferição periodicamente, vale mais a pena comprar um novo, na data da aferição, com o certificado original do fabricante!!!!!

Abraços
gordomlm
Bit

Mensagempor phophollety » 26 Jul 2007 15:17

Bom, depende do multímetro. se for um fluke.. ou um xing...

Mas quando está atualmente uma calibração para um 3 e 1/2 .05%?

(sem rastreamento)
phophollety
Dword

Mensagempor gordomlm » 26 Jul 2007 16:00

Não tenho valores atuais, mas à algum tempo atrás, se não me falha a memória, estava na faixa de 105 a 115 % do preço de um novo, no caso da instituição estar ligada a rede metrológica. Isto no caso de marcas de referência.

Abraços.

P.S.: Se o panorama mudou, favor me corrigir.
gordomlm
Bit

Mensagempor phophollety » 26 Jul 2007 16:48

Ahhmmm?

Mas pera.. qual era o multímetro em questão?
phophollety
Dword

Mensagempor mosca de padoca » 27 Jul 2007 11:03

eae galera valeu pela ajuda aquele anuncio do fofolety estava meio antigo mais consegui um telefone com ele eo cara vende o produto ainda
se alguém precisar o telefone do cara é 11-39319847
ele está localizado na região da freguesia do ó em são paulo SP
valeu
mosca de padoca
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos