Usar a IDE Eclipse para programar em C

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Usar a IDE Eclipse para programar em C

Mensagempor Paulo » 11 Set 2007 14:47

Pessoal,

Alguém sabe como eu faço pra configurar o Eclipse para trabalhar com linguagem C nele? Quero usar os recursos que ele possui para programar em C e C++. O que eu preciso instalar?

Agradeço por qq dica.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor chipselect » 11 Set 2007 21:51

instala o plugin cdt, e obviamente as ferramentas que você vai querer ou precisar, tipo gcc/g++ e cygwin/mingw? sdcc?

Mesmo com SDCC ou outro compilador c "tipo simples", é importante usar um MAKE da vida, o cygwin ou mingw te fornece isso. Se não quiser usar o make, pode tentar usar o ANT, mas vai te dar trabalho e acho que não é produtivo pra C.

Depois disso é só criar um makefile simples como padrão e ser feliz. Se quiser debugar, isso vai depender do que vc tá usando pra compilar, tipo se for gcc/g++ você pode ligar o gdb com o eclipse e gerar código com informações de debug pra ter debug a nível de código fonte.

Caso queira programar em C++ e usar UML, você pode instalar plugins como o visual paradign (pago mas tem outros free) que, a partir da documentação o eclipse pode gerar o esqueleto do código (não sei se em c++ vai funcionar direito, em java funciona).

Em um primeiro instante, o Eclipse parece pouco amigável para quem tá começando, mas ele é muito produtivo. Exemplo de algumas coisas que ele faz:
-> Refactor que funciona direito, você renomeia uma variável e o Eclipse atualiza todas as referências à variável dentro da classe automaticamente (no NetBeans nunca foi 100%). Métodos e classes tb funciona.
-> Extração de variável local. Caso você tenha muitos casts para um mesmo objeto dentro de um método, seleciona o objeto e pede pro eclipse criar uma variável local que faz o cast uma vez só, ele já atualiza todos os casts dentro do método para usar a variável local criada.
-> Etcs...

Evite instalar muitos plugins, porque fica pesado. Não recomendo instalar o "pacotezinho" omondo (UML), só ele dá mais de 200MB, é pesado e lento. Eu tô aprendendo a usar o Amateurs, mas é mais simples
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 12 Set 2007 07:39

chipselect escreveu:instala o plugin cdt, e obviamente as ferramentas que você vai querer ou precisar, tipo gcc/g++ e cygwin/mingw? sdcc?

Mesmo com SDCC ou outro compilador c "tipo simples", é importante usar um MAKE da vida, o cygwin ou mingw te fornece isso. Se não quiser usar o make, pode tentar usar o ANT, mas vai te dar trabalho e acho que não é produtivo pra C.

Depois disso é só criar um makefile simples como padrão e ser feliz. Se quiser debugar, isso vai depender do que vc tá usando pra compilar, tipo se for gcc/g++ você pode ligar o gdb com o eclipse e gerar código com informações de debug pra ter debug a nível de código fonte.

Caso queira programar em C++ e usar UML, você pode instalar plugins como o visual paradign (pago mas tem outros free) que, a partir da documentação o eclipse pode gerar o esqueleto do código (não sei se em c++ vai funcionar direito, em java funciona).

Em um primeiro instante, o Eclipse parece pouco amigável para quem tá começando, mas ele é muito produtivo. Exemplo de algumas coisas que ele faz:
-> Refactor que funciona direito, você renomeia uma variável e o Eclipse atualiza todas as referências à variável dentro da classe automaticamente (no NetBeans nunca foi 100%). Métodos e classes tb funciona.
-> Extração de variável local. Caso você tenha muitos casts para um mesmo objeto dentro de um método, seleciona o objeto e pede pro eclipse criar uma variável local que faz o cast uma vez só, ele já atualiza todos os casts dentro do método para usar a variável local criada.
-> Etcs...

Evite instalar muitos plugins, porque fica pesado. Não recomendo instalar o "pacotezinho" omondo (UML), só ele dá mais de 200MB, é pesado e lento. Eu tô aprendendo a usar o Amateurs, mas é mais simples

Valeu pelas dicas chipselect, vou dar uma estudada nessas informações que vou passou e ver no que dá, qq coisa eu volto a postar aqui.

Até +....
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor andre_luis » 12 Set 2007 07:46

Um dos etc... que ele esqueceu de comentar, é que o eclipse permite minimizar funções, clicando no sinal de + ou - , ao lado de cada função.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor chipselect » 13 Set 2007 20:03

pois é andré... esqueci do code folding (presente no eclipse desde a versão 3), mas é porque isso já viro um recurso "comum" e que funciona direito em todas as IDEs como o BDS, Visual Studio, etc.. até no NetBeans e JBuilder funciona! :)... no eclipse, basta um Ctrl+Shift+ numpad / ou * para contrair/expandir os métodos.

Outros detalhes como o recurso de extrair constante (Alt + Shift + T, A) em cima de uma string ou número e definir um nome de constante que o Eclipse faz um refactor correto não é tão comum ainda. Recurso muito útil quando você pega um código cheio de valores hardcoded no meio, pra tentar organizar um pouco. Isso já é "nativo" do eclipse...

Mas o que deixa o Eclipse muito interessante é você poder expandir ele, por exemplo instalar plugins para suporte de Springs... daí o eclipse marca no código todos os métodos definidos numa classe que são automaticamente gerenciados pelo container (Spring) em forma de transações com o banco de dados... não é qualquer IDE que tem essas coisas...

Para quem quer aprender usar os atalhos de teclado do Eclipse: Ctrl + Shift + L abre uma janelinha com todos os atalhos pré-configurados.
chipselect
Word

Mensagempor Paulo » 14 Set 2007 07:23

Pessoal,

Valeu mesmo pelas dicas...
Estão sendo muito úteis.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Voltar para Visual C++/C/C++/C#